A escola rural mineira em meio ao analfabetismo, ao êxodo rural e à expansão demográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, José Carlos Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5484
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5484
Resumo: O objeto deste é investigar sobre a escola rural mineira em seu movimento de institucionalização, no decorrer do período entre os anos de 1930 e 1961, em torno do qual também se movimentava a paulatina constituição do tecido urbano ou, como quer Henri Lefebvre (2004), o processo de corrosão dos resíduos de vida agrária. A referida periodização se explicita, por um lado, pelos marcos designados por Revolução de 1930, entre os quais se encontra a denominada Era Vargas (1930-1945) – que foi responsável pela criação do Ministério da Educação e Saúde Pública em 14/11/1930, poucos dias após a posse em 03/11/1930, além de outras realizações na área educacional - e pela Lei n° 4.024, de 20 de dezembro de 1961, que fixou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (a primeira LDB). Trata-se de uma pesquisa documental, fundada nas mensagens dos governadores do Estado de Minas Gerais e em algumas mensagens dos Presidentes da República, mas associada às estatísticas educacionais presentes não somente nas mensagens mineiras. Em termos de problematização histórico-educacional, a qual é correlata à hipótese, o enfrentamento de tal objeto implica três aspectos correlatos: analfabetismo, êxodo rural e crescimento demográfico nas décadas demarcadas pela periodização.
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spelling A escola rural mineira em meio ao analfabetismo, ao êxodo rural e à expansão demográficaLa escuela rural mineira entre el analfabetismo, el éxodo rural y la expansión demográficaThe rural school mineira between the illiteracy, the rural exodus and the demographic expansionMinas Gerais. Rural School. Illiteracy. Rural Exodus. Demogreaphic Expansion.Minas Gerais. Escuela Rural. Analfabetismo. Éxodo rural. Expansión demográfica.Minas Gerais. Escola rural. Analfabetismo. Êxodo rural. Expansão demográfica.370 - EducaçãoO objeto deste é investigar sobre a escola rural mineira em seu movimento de institucionalização, no decorrer do período entre os anos de 1930 e 1961, em torno do qual também se movimentava a paulatina constituição do tecido urbano ou, como quer Henri Lefebvre (2004), o processo de corrosão dos resíduos de vida agrária. A referida periodização se explicita, por um lado, pelos marcos designados por Revolução de 1930, entre os quais se encontra a denominada Era Vargas (1930-1945) – que foi responsável pela criação do Ministério da Educação e Saúde Pública em 14/11/1930, poucos dias após a posse em 03/11/1930, além de outras realizações na área educacional - e pela Lei n° 4.024, de 20 de dezembro de 1961, que fixou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (a primeira LDB). Trata-se de uma pesquisa documental, fundada nas mensagens dos governadores do Estado de Minas Gerais e em algumas mensagens dos Presidentes da República, mas associada às estatísticas educacionais presentes não somente nas mensagens mineiras. Em termos de problematização histórico-educacional, a qual é correlata à hipótese, o enfrentamento de tal objeto implica três aspectos correlatos: analfabetismo, êxodo rural e crescimento demográfico nas décadas demarcadas pela periodização.El objetivo de esto es investigar la escuela rural en Minas Gerais en su movimiento de institucionalización, durante el período entendido entre los años 1930 y 1961, durante el cual la constitución gradual del tejido urbano también se movió o, como quiere Henri Lefebvre (2004), el proceso de corrosión de los residuos de la vida agraria. Esta periodización se hace explícita, por un lado, por los hitos designados por la Revolución de 1930, entre los que se encuentra la llamada Era Vargas (1930-1945), que fue responsable de la creación del Ministerio de Educación y Salud Pública el 14/11/1930, pocos días después de asumir el cargo el 03/11/1930, y por la Ley N ° 4.024, de 20 de diciembre de 1961, que establece las Pautas y Bases Nacionales de Educación (la primera LDB). Es una investigación documental, basada en mensajes de los gobernadores del Estado de Minas Gerais y en algunos mensajes de los Presidentes de la República, pero asociada a estadísticas educativas presentes no solo en mensajes de Minas Gerais. En términos de problematización histórico-educativa, que se correlaciona con la hipótesis, enfrentar tal objeto implica tres aspectos relacionados: analfabetismo, éxodo rural y crecimiento demográfico en las décadas delimitadas por la periodización.The aim of this article is to investigate about the rural school at Minas Gerais State in its movement of institutionalization, during the years of 1930 until 1961, which also has been related with the urban growth or, as Henri Lefebvre (2004) has mentioned, the process of residual corrosion of pleasant life. The referred period explicits by itself, by the Revolution of 1930, contextualized as a part of Vargas Age (1930-1945) - which was responsible for the creation of both Education and Public Health Ministries in 14/11/1930, a few days after his tenure (03/11/1930), in addition to other achievements in the educational field - and by the law number 4.024, at 20th of December, 1961 - establishing the guidelines and core basis of The National Education (the first LDB). It is a documentary research, founded about messages of Minas Gerais State Governors and in a few messages of the Republican Presidents, but associated to presented educational statistics, not only at the messages from Minas Gerais State. In terms of historical-educational issues, which is a correlated hypothesis, the coping of such object applies on three aspects: illiteracy, rural exodus and demographic growth related with the decades of this period.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/548410.26568/2359-2087.2020.5484EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1215-12352359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5484/3731Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, José Carlos Souza2021-01-07T02:10:23Zoai:periodicos.unir.br:article/5484Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:23Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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