Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, José Carlos da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Sibelle da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4803
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar os fatores motivacionais a partir da oferta de qualificação profissional para jovens e adultos na Escola Estadual Prof. Agenor Ferreira Lima, onde) funciona como Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, em Manaus, Amazonas.  Para isto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, sob amostra não-probabilística intencional, aplicando-se questionários estruturados para a coleta de dados com questões fechadas.  Os resultados indicaram que os cursos de Introdução a Administração, Introdução ao Atendimento aos Clientes e de Introdução ao Empreendedorismo foram os de maior interesse dos alunos.  Após a participação no projeto de qualificação profissional, os fatores motivacionais estariam relacionados à oportunidade de maior capacitação, crescimento profissional e a  satisfação com o conhecimento obtido nos cursos ministrados.
id UNIR-3_9cc42dafea0a4f4936fb7497fd684192
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4803
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualificationAnálisis de factores motivacionales de la calificación profesional juvenil y adultaAnálise dos fatores motivacionais a partir da qualificação profissional de jovens e adultosMotivational factors. Professional qualification. Young and old.Factores motivacionales. Calificación profesional. Jóvenes y viejos.Fatores motivacionais. Qualificação profissional. Jovens e adultos.EducaçãoEsta pesquisa teve por objetivo analisar os fatores motivacionais a partir da oferta de qualificação profissional para jovens e adultos na Escola Estadual Prof. Agenor Ferreira Lima, onde) funciona como Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, em Manaus, Amazonas.  Para isto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, sob amostra não-probabilística intencional, aplicando-se questionários estruturados para a coleta de dados com questões fechadas.  Os resultados indicaram que os cursos de Introdução a Administração, Introdução ao Atendimento aos Clientes e de Introdução ao Empreendedorismo foram os de maior interesse dos alunos.  Após a participação no projeto de qualificação profissional, os fatores motivacionais estariam relacionados à oportunidade de maior capacitação, crescimento profissional e a  satisfação com o conhecimento obtido nos cursos ministrados.Esta investigación tuvo como objetivo analizar los factores motivacionales de la oferta de calificación profesional para jóvenes y adultos en la Escola Estadual Prof. Agenor Ferreira Lima, donde trabaja como Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, en Manaus, Amazonas. Para esto, la investigación se caracterizó como un estudio de caso, bajo una muestra intencional no probabilística, aplicando cuestionarios estructurados para recopilar datos con preguntas cerradas. Los resultados indicaron que los cursos de Introducción a la Administración, Introducción al Servicio al Cliente e Introducción al Emprendimiento fueron los más importantes y los más importantes para los estudiantes. Los factores de motivación, después de participar en el proyecto de calificación profesional, están relacionados con la oportunidad de calificar, el crecimiento profesional y la plena satisfacción con el contenido de los cursos impartidos.This research aimed to analyze the motivational factors from the offer of professional qualification for youth and adults at Escola Estadual Prof. Agenor Ferreira Lima, where he works as a Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, in Manaus, Amazonas. For this, the research was characterized as a case study, under intentional non-probabilistic sample, applying structured questionnaires to collect data with closed questions. The results indicated that the Introduction to Administration, Introduction to Customer Service and Introduction to Entrepreneurship courses were the most important and of the students' most important. The motivational factors, after participating in the professional qualification, project are related to the opportunity to qualify, professional growth and full satisfaction with the content of the courses taught.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/480310.26568/2359-2087.2020.4803EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 749-7672359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4803/3546Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, José Carlos da SilvaOliveira, Sibelle da Silva2021-01-07T02:10:10Zoai:periodicos.unir.br:article/4803Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification
Análisis de factores motivacionales de la calificación profesional juvenil y adulta
Análise dos fatores motivacionais a partir da qualificação profissional de jovens e adultos
title Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification
spellingShingle Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification
Lima, José Carlos da Silva
Motivational factors. Professional qualification. Young and old.
Factores motivacionales. Calificación profesional. Jóvenes y viejos.
Fatores motivacionais. Qualificação profissional. Jovens e adultos.
Educação
title_short Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification
title_full Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification
title_fullStr Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification
title_full_unstemmed Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification
title_sort Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification
author Lima, José Carlos da Silva
author_facet Lima, José Carlos da Silva
Oliveira, Sibelle da Silva
author_role author
author2 Oliveira, Sibelle da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, José Carlos da Silva
Oliveira, Sibelle da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Motivational factors. Professional qualification. Young and old.
Factores motivacionales. Calificación profesional. Jóvenes y viejos.
Fatores motivacionais. Qualificação profissional. Jovens e adultos.
Educação
topic Motivational factors. Professional qualification. Young and old.
Factores motivacionales. Calificación profesional. Jóvenes y viejos.
Fatores motivacionais. Qualificação profissional. Jovens e adultos.
Educação
description Esta pesquisa teve por objetivo analisar os fatores motivacionais a partir da oferta de qualificação profissional para jovens e adultos na Escola Estadual Prof. Agenor Ferreira Lima, onde) funciona como Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, em Manaus, Amazonas.  Para isto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, sob amostra não-probabilística intencional, aplicando-se questionários estruturados para a coleta de dados com questões fechadas.  Os resultados indicaram que os cursos de Introdução a Administração, Introdução ao Atendimento aos Clientes e de Introdução ao Empreendedorismo foram os de maior interesse dos alunos.  Após a participação no projeto de qualificação profissional, os fatores motivacionais estariam relacionados à oportunidade de maior capacitação, crescimento profissional e a  satisfação com o conhecimento obtido nos cursos ministrados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4803
10.26568/2359-2087.2020.4803
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4803
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2020.4803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4803/3546
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 749-767
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v7i17
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543287058432