Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4803 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo analisar os fatores motivacionais a partir da oferta de qualificação profissional para jovens e adultos na Escola Estadual Prof. Agenor Ferreira Lima, onde) funciona como Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, em Manaus, Amazonas. Para isto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, sob amostra não-probabilística intencional, aplicando-se questionários estruturados para a coleta de dados com questões fechadas. Os resultados indicaram que os cursos de Introdução a Administração, Introdução ao Atendimento aos Clientes e de Introdução ao Empreendedorismo foram os de maior interesse dos alunos. Após a participação no projeto de qualificação profissional, os fatores motivacionais estariam relacionados à oportunidade de maior capacitação, crescimento profissional e a satisfação com o conhecimento obtido nos cursos ministrados. |
id |
UNIR-3_9cc42dafea0a4f4936fb7497fd684192 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4803 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualificationAnálisis de factores motivacionales de la calificación profesional juvenil y adultaAnálise dos fatores motivacionais a partir da qualificação profissional de jovens e adultosMotivational factors. Professional qualification. Young and old.Factores motivacionales. Calificación profesional. Jóvenes y viejos.Fatores motivacionais. Qualificação profissional. Jovens e adultos.EducaçãoEsta pesquisa teve por objetivo analisar os fatores motivacionais a partir da oferta de qualificação profissional para jovens e adultos na Escola Estadual Prof. Agenor Ferreira Lima, onde) funciona como Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, em Manaus, Amazonas. Para isto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, sob amostra não-probabilística intencional, aplicando-se questionários estruturados para a coleta de dados com questões fechadas. Os resultados indicaram que os cursos de Introdução a Administração, Introdução ao Atendimento aos Clientes e de Introdução ao Empreendedorismo foram os de maior interesse dos alunos. Após a participação no projeto de qualificação profissional, os fatores motivacionais estariam relacionados à oportunidade de maior capacitação, crescimento profissional e a satisfação com o conhecimento obtido nos cursos ministrados.Esta investigación tuvo como objetivo analizar los factores motivacionales de la oferta de calificación profesional para jóvenes y adultos en la Escola Estadual Prof. Agenor Ferreira Lima, donde trabaja como Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, en Manaus, Amazonas. Para esto, la investigación se caracterizó como un estudio de caso, bajo una muestra intencional no probabilística, aplicando cuestionarios estructurados para recopilar datos con preguntas cerradas. Los resultados indicaron que los cursos de Introducción a la Administración, Introducción al Servicio al Cliente e Introducción al Emprendimiento fueron los más importantes y los más importantes para los estudiantes. Los factores de motivación, después de participar en el proyecto de calificación profesional, están relacionados con la oportunidad de calificar, el crecimiento profesional y la plena satisfacción con el contenido de los cursos impartidos.This research aimed to analyze the motivational factors from the offer of professional qualification for youth and adults at Escola Estadual Prof. Agenor Ferreira Lima, where he works as a Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, in Manaus, Amazonas. For this, the research was characterized as a case study, under intentional non-probabilistic sample, applying structured questionnaires to collect data with closed questions. The results indicated that the Introduction to Administration, Introduction to Customer Service and Introduction to Entrepreneurship courses were the most important and of the students' most important. The motivational factors, after participating in the professional qualification, project are related to the opportunity to qualify, professional growth and full satisfaction with the content of the courses taught.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/480310.26568/2359-2087.2020.4803EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 749-7672359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4803/3546Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, José Carlos da SilvaOliveira, Sibelle da Silva2021-01-07T02:10:10Zoai:periodicos.unir.br:article/4803Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification Análisis de factores motivacionales de la calificación profesional juvenil y adulta Análise dos fatores motivacionais a partir da qualificação profissional de jovens e adultos |
title |
Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification |
spellingShingle |
Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification Lima, José Carlos da Silva Motivational factors. Professional qualification. Young and old. Factores motivacionales. Calificación profesional. Jóvenes y viejos. Fatores motivacionais. Qualificação profissional. Jovens e adultos. Educação |
title_short |
Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification |
title_full |
Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification |
title_fullStr |
Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification |
title_full_unstemmed |
Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification |
title_sort |
Analysis of motivational factors from youth and adult professional qualification |
author |
Lima, José Carlos da Silva |
author_facet |
Lima, José Carlos da Silva Oliveira, Sibelle da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Sibelle da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, José Carlos da Silva Oliveira, Sibelle da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivational factors. Professional qualification. Young and old. Factores motivacionales. Calificación profesional. Jóvenes y viejos. Fatores motivacionais. Qualificação profissional. Jovens e adultos. Educação |
topic |
Motivational factors. Professional qualification. Young and old. Factores motivacionales. Calificación profesional. Jóvenes y viejos. Fatores motivacionais. Qualificação profissional. Jovens e adultos. Educação |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo analisar os fatores motivacionais a partir da oferta de qualificação profissional para jovens e adultos na Escola Estadual Prof. Agenor Ferreira Lima, onde) funciona como Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, em Manaus, Amazonas. Para isto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, sob amostra não-probabilística intencional, aplicando-se questionários estruturados para a coleta de dados com questões fechadas. Os resultados indicaram que os cursos de Introdução a Administração, Introdução ao Atendimento aos Clientes e de Introdução ao Empreendedorismo foram os de maior interesse dos alunos. Após a participação no projeto de qualificação profissional, os fatores motivacionais estariam relacionados à oportunidade de maior capacitação, crescimento profissional e a satisfação com o conhecimento obtido nos cursos ministrados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4803 10.26568/2359-2087.2020.4803 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4803 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2020.4803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4803/3546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 749-767 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v7i17 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174543287058432 |