Documentos oficiales: un análisis de las directrices para la enseñanza de ciencias del 9º año de la escuela primaria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4327 |
Resumo: | A partir do desenvolvimento de um trabalho de mestrado, cujo objeto de pesquisa são as práticas curriculares desenvolvidas no ensino de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental, em algumas escolas de uma cidade ao sul do Rio Grande do Sul, apresentamos neste texto, uma análise documental sobre Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano de Estudos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Base Nacional Comum Curricular. Acreditamos que estes documentos embasam os currículos escolares e pensando a partir da perspectiva de uma educação e ciência pós-moderna, objetivamos apresentar as características gerais dos documentos em questão, discutir sobre as competências, habilidades e objetivos, debater sobre as estruturas curriculares e as distribuições dos conteúdos da disciplina de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental. O Plano do município estrutura o ensino de Ciências do 9º ano da mesma forma que foi historicamente construído, sendo dividido nos fundamentos de Química e de Física. Em contrapartida, os Parâmetros Curriculares Nacionais não determinam a configuração dos conteúdos. Já a BNCC aponta para uma tentativa de integração dos conhecimentos. Compreendemos que os três documentos oficiais apresentam fragilidades e potencialidades que fazem parte do cenário atual do ensino de Ciências. |
id |
UNIR-3_a24f7ecc990349e225b4b08fa7718851 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4327 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Documentos oficiales: un análisis de las directrices para la enseñanza de ciencias del 9º año de la escuela primariaOfficial documents: an analysis of the guidelines for the science teaching of the 9th year of elementary schoolDocumentos oficiais: uma análise das diretrizes para o ensino de ciências do 9º ano do ensino fundamentalScience teaching. Official documents. Curriculum. Modernity. Postmodernity.Ensino de Ciências. Documentos oficiais. Currículo. Modernidade. Pós-modernidade.EducaçãoEnsino de CiênciasEnseñanza de las Ciencias. Documentos oficiales. Plan de estúdios. Modernidad. Posmodernidade.A partir do desenvolvimento de um trabalho de mestrado, cujo objeto de pesquisa são as práticas curriculares desenvolvidas no ensino de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental, em algumas escolas de uma cidade ao sul do Rio Grande do Sul, apresentamos neste texto, uma análise documental sobre Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano de Estudos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Base Nacional Comum Curricular. Acreditamos que estes documentos embasam os currículos escolares e pensando a partir da perspectiva de uma educação e ciência pós-moderna, objetivamos apresentar as características gerais dos documentos em questão, discutir sobre as competências, habilidades e objetivos, debater sobre as estruturas curriculares e as distribuições dos conteúdos da disciplina de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental. O Plano do município estrutura o ensino de Ciências do 9º ano da mesma forma que foi historicamente construído, sendo dividido nos fundamentos de Química e de Física. Em contrapartida, os Parâmetros Curriculares Nacionais não determinam a configuração dos conteúdos. Já a BNCC aponta para uma tentativa de integração dos conhecimentos. Compreendemos que os três documentos oficiais apresentam fragilidades e potencialidades que fazem parte do cenário atual do ensino de Ciências.The present research is part of a master's thesis, whose object of research is the curricular practices developed in Science Teaching of the 9th grade of Elementary School, in some schools of a city in south of Rio Grande do Sul, we present in this text, a documentary analysis on National Curricular Parameters, Study Plan of Elementary School - Final Years and National Curricular Common Base. We believe that these documents are the basis of the school curricula and talking from the perspective of a postmodern education and science, we aim to present the general characteristics of the documents in question, discuss skills, abilities and objectives, discuss curricular structures and distributions of the contents of the discipline of Science of the 9th year of Elementary School. The Plan of the municipality structures the teaching of Sciences of the 9th year in the same way that was historically constructed, being divided in the fundamentals of chemistry and physics. In contrast, the National Curricular Parameters does not determine the configuration of the contents. The BNCC points to an attempt to integrate knowledge. We understand that the three official documents present weaknesses and potentialities that are part of the current scenario of Science Teaching.A partir del desarrollo de uma tesis de maestria, cuyo objeto de investigación son las prácticas curriculares desarrolladas em la enseñanza de Ciencias del noveno grado de la Escuela Primaria, em algunas escuelas de uma ciudad al sur de Rio Grande do Sul, presentamos em este texto una análisis documental sobre Parámetros Curriculares Nacionales, Plan de Estudios de la escuela primaria – Años Finales y Base Común Nacional Curricular. Creemos que estos documentos se basan em los currículos escolares y em el pensamiento desde la perspectiva de uma educación y ciência posmodernas, nuestro objetivo es presentar las características generales de los documentos em cuestión, discutir habilidades y objetivos, discutir estructuras curriculares y distribuciones de los contenidos de la disciplina de Ciencia del noveno año. El Plan de Estudios estrutura el enseñanza de Ciencias del noveno año de la misma manera que se constryó historicamente dividiéndo em los fundamentos de la Química y la Física. Por el contrario, el Parámetros Curriculares Nacionales no determina la configuración de los contenidos. El BNCC apunta a um intento de integrar el conocimiento. Entendemos que los tres documentos oficiales presentan debilidades e potencialidades que forman parte del escenario actual de la enseñanza de la Ciencia.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/432710.26568/2359-2087.2020.4327EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 839-8602359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4327/3559Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Keila ReisSchwantes, Lavínia2021-01-07T02:10:11Zoai:periodicos.unir.br:article/4327Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:11Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Documentos oficiales: un análisis de las directrices para la enseñanza de ciencias del 9º año de la escuela primaria Official documents: an analysis of the guidelines for the science teaching of the 9th year of elementary school Documentos oficiais: uma análise das diretrizes para o ensino de ciências do 9º ano do ensino fundamental |
title |
Documentos oficiales: un análisis de las directrices para la enseñanza de ciencias del 9º año de la escuela primaria |
spellingShingle |
Documentos oficiales: un análisis de las directrices para la enseñanza de ciencias del 9º año de la escuela primaria Pereira, Keila Reis Science teaching. Official documents. Curriculum. Modernity. Postmodernity. Ensino de Ciências. Documentos oficiais. Currículo. Modernidade. Pós-modernidade. Educação Ensino de Ciências Enseñanza de las Ciencias. Documentos oficiales. Plan de estúdios. Modernidad. Posmodernidade. |
title_short |
Documentos oficiales: un análisis de las directrices para la enseñanza de ciencias del 9º año de la escuela primaria |
title_full |
Documentos oficiales: un análisis de las directrices para la enseñanza de ciencias del 9º año de la escuela primaria |
title_fullStr |
Documentos oficiales: un análisis de las directrices para la enseñanza de ciencias del 9º año de la escuela primaria |
title_full_unstemmed |
Documentos oficiales: un análisis de las directrices para la enseñanza de ciencias del 9º año de la escuela primaria |
title_sort |
Documentos oficiales: un análisis de las directrices para la enseñanza de ciencias del 9º año de la escuela primaria |
author |
Pereira, Keila Reis |
author_facet |
Pereira, Keila Reis Schwantes, Lavínia |
author_role |
author |
author2 |
Schwantes, Lavínia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Keila Reis Schwantes, Lavínia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Science teaching. Official documents. Curriculum. Modernity. Postmodernity. Ensino de Ciências. Documentos oficiais. Currículo. Modernidade. Pós-modernidade. Educação Ensino de Ciências Enseñanza de las Ciencias. Documentos oficiales. Plan de estúdios. Modernidad. Posmodernidade. |
topic |
Science teaching. Official documents. Curriculum. Modernity. Postmodernity. Ensino de Ciências. Documentos oficiais. Currículo. Modernidade. Pós-modernidade. Educação Ensino de Ciências Enseñanza de las Ciencias. Documentos oficiales. Plan de estúdios. Modernidad. Posmodernidade. |
description |
A partir do desenvolvimento de um trabalho de mestrado, cujo objeto de pesquisa são as práticas curriculares desenvolvidas no ensino de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental, em algumas escolas de uma cidade ao sul do Rio Grande do Sul, apresentamos neste texto, uma análise documental sobre Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano de Estudos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Base Nacional Comum Curricular. Acreditamos que estes documentos embasam os currículos escolares e pensando a partir da perspectiva de uma educação e ciência pós-moderna, objetivamos apresentar as características gerais dos documentos em questão, discutir sobre as competências, habilidades e objetivos, debater sobre as estruturas curriculares e as distribuições dos conteúdos da disciplina de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental. O Plano do município estrutura o ensino de Ciências do 9º ano da mesma forma que foi historicamente construído, sendo dividido nos fundamentos de Química e de Física. Em contrapartida, os Parâmetros Curriculares Nacionais não determinam a configuração dos conteúdos. Já a BNCC aponta para uma tentativa de integração dos conhecimentos. Compreendemos que os três documentos oficiais apresentam fragilidades e potencialidades que fazem parte do cenário atual do ensino de Ciências. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa Documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4327 10.26568/2359-2087.2020.4327 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4327 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2020.4327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4327/3559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 839-860 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v7i17 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542817296384 |