Contribuições de Michel Foucault para a educação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1590 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é expor o pensamento de Michel Foucault sobre a educação e tentar mostrar como o pensador entendia o papel da escola na sociedade. Para Foucault, o sujeito não é algo dado e acabado, o sujeito é construído conforme um discurso estabelecido em determinado contexto histórico. As verdades desse discurso, com o passar do tempo, tomarão outros caminhos. Para compreender as verdades dos discursos é fundamental fazer um trabalho arqueológico, procurando evidenciar o porquê de tais verdades. É nesse sentido que Foucault analisou a educação. Procura-se responder ao seguinte questionamento: como o pensamento de Foucault pode nos ajudar a solucionar problemas contemporâneos na educação? Procuraremos desenvolver essa resposta nesse artigo, analisando como um grande crítico da educação pode nos ajudar a solucionar problemas educacionais escolares atuais. |
id |
UNIR-3_c2d3ca769e224287d0549775ea1c8da9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1590 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições de Michel Foucault para a educação escolarPensamento. Educação. Foucault.370O objetivo desse artigo é expor o pensamento de Michel Foucault sobre a educação e tentar mostrar como o pensador entendia o papel da escola na sociedade. Para Foucault, o sujeito não é algo dado e acabado, o sujeito é construído conforme um discurso estabelecido em determinado contexto histórico. As verdades desse discurso, com o passar do tempo, tomarão outros caminhos. Para compreender as verdades dos discursos é fundamental fazer um trabalho arqueológico, procurando evidenciar o porquê de tais verdades. É nesse sentido que Foucault analisou a educação. Procura-se responder ao seguinte questionamento: como o pensamento de Foucault pode nos ajudar a solucionar problemas contemporâneos na educação? Procuraremos desenvolver essa resposta nesse artigo, analisando como um grande crítico da educação pode nos ajudar a solucionar problemas educacionais escolares atuais. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/159010.26568/2359-2087.2016.1590EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 5 (2016); 101-1122359-20872359-208710.26568/educa.v3i5reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1590/1579Santos, Cesar Feitosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-06T20:56:45Zoai:periodicos.unir.br:article/1590Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2016-07-06T20:56:45Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições de Michel Foucault para a educação escolar |
title |
Contribuições de Michel Foucault para a educação escolar |
spellingShingle |
Contribuições de Michel Foucault para a educação escolar Santos, Cesar Feitosa Pensamento. Educação. Foucault. 370 |
title_short |
Contribuições de Michel Foucault para a educação escolar |
title_full |
Contribuições de Michel Foucault para a educação escolar |
title_fullStr |
Contribuições de Michel Foucault para a educação escolar |
title_full_unstemmed |
Contribuições de Michel Foucault para a educação escolar |
title_sort |
Contribuições de Michel Foucault para a educação escolar |
author |
Santos, Cesar Feitosa |
author_facet |
Santos, Cesar Feitosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cesar Feitosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento. Educação. Foucault. 370 |
topic |
Pensamento. Educação. Foucault. 370 |
description |
O objetivo desse artigo é expor o pensamento de Michel Foucault sobre a educação e tentar mostrar como o pensador entendia o papel da escola na sociedade. Para Foucault, o sujeito não é algo dado e acabado, o sujeito é construído conforme um discurso estabelecido em determinado contexto histórico. As verdades desse discurso, com o passar do tempo, tomarão outros caminhos. Para compreender as verdades dos discursos é fundamental fazer um trabalho arqueológico, procurando evidenciar o porquê de tais verdades. É nesse sentido que Foucault analisou a educação. Procura-se responder ao seguinte questionamento: como o pensamento de Foucault pode nos ajudar a solucionar problemas contemporâneos na educação? Procuraremos desenvolver essa resposta nesse artigo, analisando como um grande crítico da educação pode nos ajudar a solucionar problemas educacionais escolares atuais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1590 10.26568/2359-2087.2016.1590 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1590 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2016.1590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1590/1579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 5 (2016); 101-112 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v3i5 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541571588096 |