Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Valdeci
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lino, Fernanda Silva, Sartori, Ademilde Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2858
Resumo: Este artigo utiliza algumas metáforas representadas na série britânica ‘Black Mirror’ como pano de fundo para problematizar os desafios que a sociedade hiperconectada está demandando para a educação. Recorrendo a estudos recentes que se debruçaram a analisar as contradições da cultura digital: vigilância na web, comunicação ubíqua, discursos de ódio amplificados nas redes; apostamos que a sala de aula é um espaço privilegiado para instigar os jovens nascidos na era digital a refletirem a dimensão ética e estética da internet. Nosso pressuposto é que a educação, independentemente do nível, precisa problematizar com os seus educandos o complexo labirinto que se tornou as redes digitais. 
id UNIR-3_c9357398f251078ac5461e9d2392bd42
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/2858
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadaníaAmbivalences of digital culture and the challenges of education for citizenshipAs ambivalências da cultura digital e os desafios da educação para a cidadaniaCultura digital. Redes. Ética.Digital culture. Networks. Ethics.Cultura digital. Redes. Ética.Redes sociaisEste artigo utiliza algumas metáforas representadas na série britânica ‘Black Mirror’ como pano de fundo para problematizar os desafios que a sociedade hiperconectada está demandando para a educação. Recorrendo a estudos recentes que se debruçaram a analisar as contradições da cultura digital: vigilância na web, comunicação ubíqua, discursos de ódio amplificados nas redes; apostamos que a sala de aula é um espaço privilegiado para instigar os jovens nascidos na era digital a refletirem a dimensão ética e estética da internet. Nosso pressuposto é que a educação, independentemente do nível, precisa problematizar com os seus educandos o complexo labirinto que se tornou as redes digitais. This article uses some metaphors represented in the British series 'Black Mirror' as a background to problematize the challenges that the hyper connected society is demanding for education. Drawing on recent studies that have examined the contradictions of digital culture, as well as surveillance on the web, ubiquitous communication, and hate speech amplified in networks, we bet that the classroom is a privileged space to instigate young people born in the digital age to reflect the ethical and aesthetic dimension of the internet. Our assumption is that education, regardless of level, need to discuss with their students the complex maze that has become digital networks.Este artículo utiliza algunas metáforas representadas en la serie británica ‘Black Mirror’ como paño de fondo para problematizar los desafíos que la sociedad hiperconectada está demandando para la educación. Recurriendo a estudios recientes que se debruzaran a analizar las contradicciones de la cultura digital: vigilancia en la web, comunicación ubiqua, discursos de odio amplificados en las redes; apostamos que la sala de clase es un espacio privilegiado para instigar los jóvenes nacidos en la era digital a reflejar la dimensión ética y estética de la internet. Nuestro presupuesto es que la educación, independientemente del nivel, necesita problematizar con sus educandos el complejo labirinto que se hizo las redes digitales.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/285810.26568/2359-2087.2018.2858EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 11 (2018); 180-1962359-20872359-208710.26568/educa.v5i11reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2858/2369Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, ValdeciLino, Fernanda SilvaSartori, Ademilde Silveira2018-09-04T04:18:10Zoai:periodicos.unir.br:article/2858Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-09-04T04:18:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía
Ambivalences of digital culture and the challenges of education for citizenship
As ambivalências da cultura digital e os desafios da educação para a cidadania
title Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía
spellingShingle Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía
Reis, Valdeci
Cultura digital. Redes. Ética.
Digital culture. Networks. Ethics.
Cultura digital. Redes. Ética.
Redes sociais
title_short Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía
title_full Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía
title_fullStr Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía
title_full_unstemmed Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía
title_sort Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía
author Reis, Valdeci
author_facet Reis, Valdeci
Lino, Fernanda Silva
Sartori, Ademilde Silveira
author_role author
author2 Lino, Fernanda Silva
Sartori, Ademilde Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Valdeci
Lino, Fernanda Silva
Sartori, Ademilde Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura digital. Redes. Ética.
Digital culture. Networks. Ethics.
Cultura digital. Redes. Ética.
Redes sociais
topic Cultura digital. Redes. Ética.
Digital culture. Networks. Ethics.
Cultura digital. Redes. Ética.
Redes sociais
description Este artigo utiliza algumas metáforas representadas na série britânica ‘Black Mirror’ como pano de fundo para problematizar os desafios que a sociedade hiperconectada está demandando para a educação. Recorrendo a estudos recentes que se debruçaram a analisar as contradições da cultura digital: vigilância na web, comunicação ubíqua, discursos de ódio amplificados nas redes; apostamos que a sala de aula é um espaço privilegiado para instigar os jovens nascidos na era digital a refletirem a dimensão ética e estética da internet. Nosso pressuposto é que a educação, independentemente do nível, precisa problematizar com os seus educandos o complexo labirinto que se tornou as redes digitais. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2858
10.26568/2359-2087.2018.2858
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2858
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2018.2858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2858/2369
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 11 (2018); 180-196
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v5i11
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542131527680