Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2858 |
Resumo: | Este artigo utiliza algumas metáforas representadas na série britânica ‘Black Mirror’ como pano de fundo para problematizar os desafios que a sociedade hiperconectada está demandando para a educação. Recorrendo a estudos recentes que se debruçaram a analisar as contradições da cultura digital: vigilância na web, comunicação ubíqua, discursos de ódio amplificados nas redes; apostamos que a sala de aula é um espaço privilegiado para instigar os jovens nascidos na era digital a refletirem a dimensão ética e estética da internet. Nosso pressuposto é que a educação, independentemente do nível, precisa problematizar com os seus educandos o complexo labirinto que se tornou as redes digitais. |
id |
UNIR-3_c9357398f251078ac5461e9d2392bd42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/2858 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadaníaAmbivalences of digital culture and the challenges of education for citizenshipAs ambivalências da cultura digital e os desafios da educação para a cidadaniaCultura digital. Redes. Ética.Digital culture. Networks. Ethics.Cultura digital. Redes. Ética.Redes sociaisEste artigo utiliza algumas metáforas representadas na série britânica ‘Black Mirror’ como pano de fundo para problematizar os desafios que a sociedade hiperconectada está demandando para a educação. Recorrendo a estudos recentes que se debruçaram a analisar as contradições da cultura digital: vigilância na web, comunicação ubíqua, discursos de ódio amplificados nas redes; apostamos que a sala de aula é um espaço privilegiado para instigar os jovens nascidos na era digital a refletirem a dimensão ética e estética da internet. Nosso pressuposto é que a educação, independentemente do nível, precisa problematizar com os seus educandos o complexo labirinto que se tornou as redes digitais. This article uses some metaphors represented in the British series 'Black Mirror' as a background to problematize the challenges that the hyper connected society is demanding for education. Drawing on recent studies that have examined the contradictions of digital culture, as well as surveillance on the web, ubiquitous communication, and hate speech amplified in networks, we bet that the classroom is a privileged space to instigate young people born in the digital age to reflect the ethical and aesthetic dimension of the internet. Our assumption is that education, regardless of level, need to discuss with their students the complex maze that has become digital networks.Este artículo utiliza algunas metáforas representadas en la serie británica ‘Black Mirror’ como paño de fondo para problematizar los desafíos que la sociedad hiperconectada está demandando para la educación. Recurriendo a estudios recientes que se debruzaran a analizar las contradicciones de la cultura digital: vigilancia en la web, comunicación ubiqua, discursos de odio amplificados en las redes; apostamos que la sala de clase es un espacio privilegiado para instigar los jóvenes nacidos en la era digital a reflejar la dimensión ética y estética de la internet. Nuestro presupuesto es que la educación, independientemente del nivel, necesita problematizar con sus educandos el complejo labirinto que se hizo las redes digitales.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/285810.26568/2359-2087.2018.2858EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 11 (2018); 180-1962359-20872359-208710.26568/educa.v5i11reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2858/2369Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, ValdeciLino, Fernanda SilvaSartori, Ademilde Silveira2018-09-04T04:18:10Zoai:periodicos.unir.br:article/2858Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-09-04T04:18:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía Ambivalences of digital culture and the challenges of education for citizenship As ambivalências da cultura digital e os desafios da educação para a cidadania |
title |
Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía |
spellingShingle |
Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía Reis, Valdeci Cultura digital. Redes. Ética. Digital culture. Networks. Ethics. Cultura digital. Redes. Ética. Redes sociais |
title_short |
Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía |
title_full |
Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía |
title_fullStr |
Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía |
title_full_unstemmed |
Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía |
title_sort |
Las ambivalencias de la cultura digital y los desafíos de la educación para la ciudadanía |
author |
Reis, Valdeci |
author_facet |
Reis, Valdeci Lino, Fernanda Silva Sartori, Ademilde Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Lino, Fernanda Silva Sartori, Ademilde Silveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Valdeci Lino, Fernanda Silva Sartori, Ademilde Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura digital. Redes. Ética. Digital culture. Networks. Ethics. Cultura digital. Redes. Ética. Redes sociais |
topic |
Cultura digital. Redes. Ética. Digital culture. Networks. Ethics. Cultura digital. Redes. Ética. Redes sociais |
description |
Este artigo utiliza algumas metáforas representadas na série britânica ‘Black Mirror’ como pano de fundo para problematizar os desafios que a sociedade hiperconectada está demandando para a educação. Recorrendo a estudos recentes que se debruçaram a analisar as contradições da cultura digital: vigilância na web, comunicação ubíqua, discursos de ódio amplificados nas redes; apostamos que a sala de aula é um espaço privilegiado para instigar os jovens nascidos na era digital a refletirem a dimensão ética e estética da internet. Nosso pressuposto é que a educação, independentemente do nível, precisa problematizar com os seus educandos o complexo labirinto que se tornou as redes digitais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2858 10.26568/2359-2087.2018.2858 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2858 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2018.2858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2858/2369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 11 (2018); 180-196 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v5i11 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542131527680 |