Invisibility of afro-brazilian culture: a look at the Médio Vale do Itajaí – SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller Junior, Geraldo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Probst, Melissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
DOI: 10.26568/2359-2087.2017.2669
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2669
Resumo: A invisibilidade da cultura afro-brasileira é um fenômeno cultural muito presente no Médio Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. Essa invisibilidade pode ser exemplificada pelo calendário de datas comemorativas nos municípios do Médio Vale do Itajaí, que não possui feriados que comemorem o dia da Consciência Negra (20 de novembro). Além disso, não se percebem monumentos com referências à escravidão e temas similares que ornamentem os municípios da região. É também imperceptível a presença de uma historiografia que aponte a presença de negros na história local. Diante desses fatos realizou-se uma revisão bibliográfica da escrita da história do Médio Vale do Itajaí (historiografia) para tentar lançar um olhar sobre quais motivos tornam a discussão da cultura afro-brasileira restrita nas escolas.   
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spelling Invisibility of afro-brazilian culture: a look at the Médio Vale do Itajaí – SCInvisibilidade da cultura afro-brasileira: um olhar para o Médio Vale do Itajaí – SCInvisibilidad de la cultura afro-brasileña: una mirada para el Médio Vale do Itajaí – SCCultura afro-brasileña. Historiografía. Valle de Itajaí. Invisibilidad.Afro-Brazilian culture. Historiography. Vale do Itajaí. InvisibilityCultura afro-brasileira. Historiografia. Vale do Itajaí. Invisibilidade.A invisibilidade da cultura afro-brasileira é um fenômeno cultural muito presente no Médio Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. Essa invisibilidade pode ser exemplificada pelo calendário de datas comemorativas nos municípios do Médio Vale do Itajaí, que não possui feriados que comemorem o dia da Consciência Negra (20 de novembro). Além disso, não se percebem monumentos com referências à escravidão e temas similares que ornamentem os municípios da região. É também imperceptível a presença de uma historiografia que aponte a presença de negros na história local. Diante desses fatos realizou-se uma revisão bibliográfica da escrita da história do Médio Vale do Itajaí (historiografia) para tentar lançar um olhar sobre quais motivos tornam a discussão da cultura afro-brasileira restrita nas escolas.   La invisibilidad de la cultura afro-brasileña es un fenómeno cultural muy presente en el Medio Valle de Itajaí, en el estado de Santa Catarina. Esta invisibilidad puede ser ejemplificada por el calendario de fechas conmemorativas en los municipios del Medio Valle de Itajaí, que no posee fiestas que conmemoren el día de la Conciencia Negra (20 de noviembre). Además, no se perciben monumentos con referencias a la esclavitud y temas similares que adornen los municipios de la región. Es también imperceptible la presencia de una historiografía que apunte la presencia de negros en la historia local. Ante estos hechos se realizó una revisión bibliográfica de la escritura de la historia del Medio Valle dr Itajaí (historiografía) para intentar echar una mirada sobre qué motivos hacen la discusión de la cultura afro-brasileña restringida en las escuelas. The invisibility of Afro-Brazilian culture is present cultural phenomenon in the Médio Vale do Itajaí, in the state of Santa Catarina. This invisibility can be exemplified by the calendar of commemorative dates in the municipalities of the Médio Vale do Itajaí, which does not have holidays celebrating Black Consciousness Day (November 20). In addition, monuments with references to slavery and similar themes that embody the municipalities of the region. It is also imperceptible the presence of a historiography that points the presence of blacks in the local history. Faced with these facts, a bibliographical review of the writing of the history of the Médio Vale do Itajaí  (historiography) was carried out to try to cast a glance at what motives make the discussion of Afro-Brazilian culture restricted in schools. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/266910.26568/2359-2087.2017.2669EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 8 (2017); 160-1742359-20872359-208710.26568/educa.v4i8reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2669/1964Copyright (c) 2017 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuller Junior, GeraldoProbst, Melissa2017-10-22T00:19:54Zoai:periodicos.unir.br:article/2669Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-10-22T00:19:54Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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