Contemporaneidad y identidad: un camino para la educación artística en la enseñanza básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carla Sofia Prata Ramos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4156
Resumo: Acreditando que a relação com a arte constitui um precioso auxílio para o processo educativo, na medida em que proporciona experiências promotoras de criatividade, flexibilidade e iniciativa, reflexão crítica e perceção, este estudo desenvolve-se no sentido de encontrar alguns caminhos para que a disciplina de Educação Visual se torne um melhor veículo da educação artística, para as artes plásticas, no ensino básico. Trata-se de um estudo empírico, uma Investigação-Ação que tem como finalidade melhorar uma situação educativa concreta, inovando e estimulando o processo de ensino-aprendizagem, no sentido de aproximar os alunos da arte, e da arte contemporânea em particular, proporcionando-lhes todos os benefícios colaterais desse contacto. Os dados apurados permitiram-nos concluir que as estratégias de contacto direto com a arte, a realização de exercícios de agilização do pensamento criativo e a abordagem de conteúdos relacionados com as artes plásticas e arte contemporânea, a par da realização de experiências de produção plástica, proporcionaram o aumento dos níveis de literacia em artes plásticas, promovendo os conhecimentos sobre arte contemporânea e o desenvolvimento do potencial criativo. A apreciação estética estimulou a capacidade de observação, interpretação e sentido crítico, destes alunos, contribuindo para um melhor entendimento das manifestações artísticas.
id UNIR-3_df54db7597e796fcf71df84621c8429a
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4156
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Contemporaneidad y identidad: un camino para la educación artística en la enseñanza básicaContemporaneity and identity: a way to artistic education in the basic educationContemporaneidade e identidade: um caminho para a educação artística no ensino básicoContemporary art. Identity. Artistic educationArte Contemporaneo. Identidad. Educación artística.Arte Contemporânea. Identidade. Educação Artística.370700730750Acreditando que a relação com a arte constitui um precioso auxílio para o processo educativo, na medida em que proporciona experiências promotoras de criatividade, flexibilidade e iniciativa, reflexão crítica e perceção, este estudo desenvolve-se no sentido de encontrar alguns caminhos para que a disciplina de Educação Visual se torne um melhor veículo da educação artística, para as artes plásticas, no ensino básico. Trata-se de um estudo empírico, uma Investigação-Ação que tem como finalidade melhorar uma situação educativa concreta, inovando e estimulando o processo de ensino-aprendizagem, no sentido de aproximar os alunos da arte, e da arte contemporânea em particular, proporcionando-lhes todos os benefícios colaterais desse contacto. Os dados apurados permitiram-nos concluir que as estratégias de contacto direto com a arte, a realização de exercícios de agilização do pensamento criativo e a abordagem de conteúdos relacionados com as artes plásticas e arte contemporânea, a par da realização de experiências de produção plástica, proporcionaram o aumento dos níveis de literacia em artes plásticas, promovendo os conhecimentos sobre arte contemporânea e o desenvolvimento do potencial criativo. A apreciação estética estimulou a capacidade de observação, interpretação e sentido crítico, destes alunos, contribuindo para um melhor entendimento das manifestações artísticas.Believing that the relationship with art is a valuable aid to the educational process, insofar as it provides experiences that promote creativity, flexibility and initiative, critical reflection and perception, this study develops in the sense of finding some ways for the discipline Of Visual Education to become a better vehicle for artistic education, for the visual arts, in basic education. This is an empirical study, a Research-Action that aims to improve a concrete educational situation, innovating and stimulating the teaching-learning process, in order to bring the students closer Art, and contemporary art in particular, providing them with all the collateral benefits of such contact. The verified data allowed us to conclude that the strategies of direct contact with art, the accomplishment of exercises of agilization of the creative thought and the approach of contents related to the plastic arts and contemporary art, along with the accomplishment of experiences of plastic production, have brought about an increase in literacy levels in the plastic arts, promoting knowledge on contemporary art and the development of creative potential. The aesthetic appreciation stimulated the ability of observation, interpretation and critical thinking of these students, contributing to a better understanding of the artistic manifestations.Creyendo que la relación con el arte constituye una ayuda valiosa para el proceso educativo, en la medida en que proporciona experiencias que promueven la creatividad, la flexibilidad y la iniciativa, reflexión crítica y percepción, este estudio se desarrollaen el sentido de encontrar algunos caminos para que la disciplina de Educación Visual se convierta en el mejor vehículo de la educación artística, para las artes plásticas, en la educación básica. Se trata de un estudio empírico, una Investigación-Acción que tiene como finalidad mejorar una situación educativa concreta,  innovando y estimulando el proceso de educación-aprendizaje, en sentido de aproximar los alunos de arte, y de arte contemporânea en particular, proporcionandoles todos los benefícios colaterales de ese contacto. Los datos seleccionados nos permitiran concluir que las estrategias de contacto directo con el arte, la realización de ejercicios de agilización del pensamiento creativo y el enfoque de los contenidos relacionados con las artes plásticas y arte contemporáea, junto con la realización de experiencias de producción plástica, proporcionaron el aumento de los niveles de cognición en artes plásticas, promoviendo los conocimientos sobre arte contemporánea y  el desarrollo del potencial creativo. La apreciación estética estimuló la capacidad de observación, interpretación y sentido crítico, de estos alumnos, contribuyendo para un mejor entendimento de las manifestaciones artísticas.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/415610.26568/2359-2087.2019.4156EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 14 (2019); 3-222359-20872359-208710.26568/educa.v6i14reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4156/2769Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Carla Sofia Prata Ramos2019-08-13T16:44:40Zoai:periodicos.unir.br:article/4156Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-08-13T16:44:40Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Contemporaneidad y identidad: un camino para la educación artística en la enseñanza básica
Contemporaneity and identity: a way to artistic education in the basic education
Contemporaneidade e identidade: um caminho para a educação artística no ensino básico
title Contemporaneidad y identidad: un camino para la educación artística en la enseñanza básica
spellingShingle Contemporaneidad y identidad: un camino para la educación artística en la enseñanza básica
Pereira, Carla Sofia Prata Ramos
Contemporary art. Identity. Artistic education
Arte Contemporaneo. Identidad. Educación artística.
Arte Contemporânea. Identidade. Educação Artística.
370
700
730
750
title_short Contemporaneidad y identidad: un camino para la educación artística en la enseñanza básica
title_full Contemporaneidad y identidad: un camino para la educación artística en la enseñanza básica
title_fullStr Contemporaneidad y identidad: un camino para la educación artística en la enseñanza básica
title_full_unstemmed Contemporaneidad y identidad: un camino para la educación artística en la enseñanza básica
title_sort Contemporaneidad y identidad: un camino para la educación artística en la enseñanza básica
author Pereira, Carla Sofia Prata Ramos
author_facet Pereira, Carla Sofia Prata Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Carla Sofia Prata Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Contemporary art. Identity. Artistic education
Arte Contemporaneo. Identidad. Educación artística.
Arte Contemporânea. Identidade. Educação Artística.
370
700
730
750
topic Contemporary art. Identity. Artistic education
Arte Contemporaneo. Identidad. Educación artística.
Arte Contemporânea. Identidade. Educação Artística.
370
700
730
750
description Acreditando que a relação com a arte constitui um precioso auxílio para o processo educativo, na medida em que proporciona experiências promotoras de criatividade, flexibilidade e iniciativa, reflexão crítica e perceção, este estudo desenvolve-se no sentido de encontrar alguns caminhos para que a disciplina de Educação Visual se torne um melhor veículo da educação artística, para as artes plásticas, no ensino básico. Trata-se de um estudo empírico, uma Investigação-Ação que tem como finalidade melhorar uma situação educativa concreta, inovando e estimulando o processo de ensino-aprendizagem, no sentido de aproximar os alunos da arte, e da arte contemporânea em particular, proporcionando-lhes todos os benefícios colaterais desse contacto. Os dados apurados permitiram-nos concluir que as estratégias de contacto direto com a arte, a realização de exercícios de agilização do pensamento criativo e a abordagem de conteúdos relacionados com as artes plásticas e arte contemporânea, a par da realização de experiências de produção plástica, proporcionaram o aumento dos níveis de literacia em artes plásticas, promovendo os conhecimentos sobre arte contemporânea e o desenvolvimento do potencial criativo. A apreciação estética estimulou a capacidade de observação, interpretação e sentido crítico, destes alunos, contribuindo para um melhor entendimento das manifestações artísticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa-ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4156
10.26568/2359-2087.2019.4156
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4156
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.4156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4156/2769
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 14 (2019); 3-22
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i14
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542777450496