Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3721 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou analisar perspectivas metodológicas no que tange à pesquisa qualitativa, seu movimento histórico diante das políticas econômicas e sociais, assim como sua importância para a conjuntura da investigação dos processos escolares, enfatizado aqui por meio do programa de formação docente: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se para a análise, dados estatísticos apresentados pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica (2018), bem como aportes teóricos como Bogdan e Biklen (1984), Freitas e Kramer (2007), Luna (2011), Ludke e André (2017) e Zanetti (2017). Foi possível considerar a relevância da pesquisa qualitativa em educação para a compreensão de seu processo político, social e dos interesses econômicos que abarcam esta conjuntura historicamente construída, que modificam os objetos de estudo, seus espaços e sujeitos, o que requer do pesquisador ligações com áreas outras, que não apenas a que se propõe a investigar, para que se possa compreender o tema e levar a uma resposta/alternativa para os problemas e demandas sociais, que são a gênese da pesquisa qualitativa. |
id |
UNIR-3_e8cac47fb3dd496aa4b597e79b6bccd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3721 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educaçãoPerspectivas metodológicas y los bordados en la investigación cualitativa en educaciónMetodologic perspectives and embroideries in qualitative research in educationPesquisa. Educação. Aspectos MetodológicosPesquisa em EducaçãoInvestigación. Educación. Aspectos Metodológicos.Research. Education. Methodological Aspects.Esta pesquisa objetivou analisar perspectivas metodológicas no que tange à pesquisa qualitativa, seu movimento histórico diante das políticas econômicas e sociais, assim como sua importância para a conjuntura da investigação dos processos escolares, enfatizado aqui por meio do programa de formação docente: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se para a análise, dados estatísticos apresentados pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica (2018), bem como aportes teóricos como Bogdan e Biklen (1984), Freitas e Kramer (2007), Luna (2011), Ludke e André (2017) e Zanetti (2017). Foi possível considerar a relevância da pesquisa qualitativa em educação para a compreensão de seu processo político, social e dos interesses econômicos que abarcam esta conjuntura historicamente construída, que modificam os objetos de estudo, seus espaços e sujeitos, o que requer do pesquisador ligações com áreas outras, que não apenas a que se propõe a investigar, para que se possa compreender o tema e levar a uma resposta/alternativa para os problemas e demandas sociais, que são a gênese da pesquisa qualitativa.This research aimed to analyze methodological perspectives regarding qualitative research, its historical movement in the face of economic and social policies, as well as its importance for the conjuncture of the investigation of school processes, emphasized here through the teacher training program, PNAIC. Statistical data presented by the Brazilian Yearbook of Basic Education (2018), as well as theoretical contributions such as Bogdan and Biklen (1984), Freitas and Kramer (2007), Luna (2011), Ludke and André (2017) and Zanetti (2017). It was possible to consider the relevance of qualitative research in education for the understanding of its political, social and economic interests that encompass this historically constructed environment, which modify the objects of study, their spaces and subjects, which requires the researcher to connect with areas other than the one that is proposed to investigate, so that one can understand the theme and lead to a response / alternative to the social problems and demands that are the genesis of qualitative research.Esta investigación objetivó analizar perspectivas metodológicas en lo que se refiere a la investigación cualitativa, su movimiento histórico ante las políticas económicas y sociales, así como su importancia para la coyuntura de la investigación de los procesos escolares, enfatizado aquí por medio del programa de formación docente, PNAIC. Se utilizó para el análisis, datos estadísticos presentados por el Anuario Brasileño de la Educación Básica (2018), así como aportes teóricos como Bogdan y Biklen (1984), Freitas y Kramer (2007), Luna (2011), Ludke y André (2017) y Zanetti (2017). Es posible considerar la relevancia de la investigación cualitativa en educación para la comprensión de su proceso político, social y de los intereses económicos que abarcan esta coyuntura históricamente construida, que modifican los objetos de estudio, sus espacios y sujetos, lo que requiere del investigador vínculos con áreas otras, que no sólo la que se propone investigar, para que se pueda comprender el tema y llevar a una respuesta / alternativa a los problemas y demandas sociales, que son la génesis de la investigación cualitativa. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/372110.26568/2359-2087.2019.3721EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 128-1452359-20872359-208710.26568/educa.v6i13reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3721/2722Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatias, Juliana CândidoNunes, Márcia Jovani de OliveiraSilva, Andressa Lima daBarros, Josemir Almeida2019-03-30T22:05:06Zoai:periodicos.unir.br:article/3721Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-03-30T22:05:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação Perspectivas metodológicas y los bordados en la investigación cualitativa en educación Metodologic perspectives and embroideries in qualitative research in education |
title |
Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação |
spellingShingle |
Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação Matias, Juliana Cândido Pesquisa. Educação. Aspectos Metodológicos Pesquisa em Educação Investigación. Educación. Aspectos Metodológicos. Research. Education. Methodological Aspects. |
title_short |
Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação |
title_full |
Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação |
title_fullStr |
Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação |
title_full_unstemmed |
Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação |
title_sort |
Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação |
author |
Matias, Juliana Cândido |
author_facet |
Matias, Juliana Cândido Nunes, Márcia Jovani de Oliveira Silva, Andressa Lima da Barros, Josemir Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Márcia Jovani de Oliveira Silva, Andressa Lima da Barros, Josemir Almeida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Juliana Cândido Nunes, Márcia Jovani de Oliveira Silva, Andressa Lima da Barros, Josemir Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa. Educação. Aspectos Metodológicos Pesquisa em Educação Investigación. Educación. Aspectos Metodológicos. Research. Education. Methodological Aspects. |
topic |
Pesquisa. Educação. Aspectos Metodológicos Pesquisa em Educação Investigación. Educación. Aspectos Metodológicos. Research. Education. Methodological Aspects. |
description |
Esta pesquisa objetivou analisar perspectivas metodológicas no que tange à pesquisa qualitativa, seu movimento histórico diante das políticas econômicas e sociais, assim como sua importância para a conjuntura da investigação dos processos escolares, enfatizado aqui por meio do programa de formação docente: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se para a análise, dados estatísticos apresentados pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica (2018), bem como aportes teóricos como Bogdan e Biklen (1984), Freitas e Kramer (2007), Luna (2011), Ludke e André (2017) e Zanetti (2017). Foi possível considerar a relevância da pesquisa qualitativa em educação para a compreensão de seu processo político, social e dos interesses econômicos que abarcam esta conjuntura historicamente construída, que modificam os objetos de estudo, seus espaços e sujeitos, o que requer do pesquisador ligações com áreas outras, que não apenas a que se propõe a investigar, para que se possa compreender o tema e levar a uma resposta/alternativa para os problemas e demandas sociais, que são a gênese da pesquisa qualitativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3721 10.26568/2359-2087.2019.3721 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3721 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.3721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3721/2722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 128-145 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i13 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542695661568 |