Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Juliana Cândido
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nunes, Márcia Jovani de Oliveira, Silva, Andressa Lima da, Barros, Josemir Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3721
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar perspectivas metodológicas no que tange à pesquisa qualitativa, seu movimento histórico diante das políticas econômicas e sociais, assim como sua importância para a conjuntura da investigação dos processos escolares, enfatizado aqui por meio do programa de formação docente: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se para a análise, dados estatísticos apresentados pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica (2018), bem como aportes teóricos como Bogdan e Biklen (1984), Freitas e Kramer (2007), Luna (2011), Ludke e André (2017) e Zanetti (2017). Foi possível considerar a relevância da pesquisa qualitativa em educação para a compreensão de seu processo político, social e dos interesses econômicos que abarcam esta conjuntura historicamente construída, que modificam os objetos de estudo, seus espaços e sujeitos, o que requer do pesquisador ligações com áreas outras, que não apenas a que se propõe a investigar, para que se possa compreender o tema e levar a uma resposta/alternativa para os problemas e demandas sociais, que são a gênese da pesquisa qualitativa.
id UNIR-3_e8cac47fb3dd496aa4b597e79b6bccd3
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3721
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educaçãoPerspectivas metodológicas y los bordados en la investigación cualitativa en educaciónMetodologic perspectives and embroideries in qualitative research in educationPesquisa. Educação. Aspectos MetodológicosPesquisa em EducaçãoInvestigación. Educación. Aspectos Metodológicos.Research. Education. Methodological Aspects.Esta pesquisa objetivou analisar perspectivas metodológicas no que tange à pesquisa qualitativa, seu movimento histórico diante das políticas econômicas e sociais, assim como sua importância para a conjuntura da investigação dos processos escolares, enfatizado aqui por meio do programa de formação docente: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se para a análise, dados estatísticos apresentados pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica (2018), bem como aportes teóricos como Bogdan e Biklen (1984), Freitas e Kramer (2007), Luna (2011), Ludke e André (2017) e Zanetti (2017). Foi possível considerar a relevância da pesquisa qualitativa em educação para a compreensão de seu processo político, social e dos interesses econômicos que abarcam esta conjuntura historicamente construída, que modificam os objetos de estudo, seus espaços e sujeitos, o que requer do pesquisador ligações com áreas outras, que não apenas a que se propõe a investigar, para que se possa compreender o tema e levar a uma resposta/alternativa para os problemas e demandas sociais, que são a gênese da pesquisa qualitativa.This research aimed to analyze methodological perspectives regarding qualitative research, its historical movement in the face of economic and social policies, as well as its importance for the conjuncture of the investigation of school processes, emphasized here through the teacher training program, PNAIC. Statistical data presented by the Brazilian Yearbook of Basic Education (2018), as well as theoretical contributions such as Bogdan and Biklen (1984), Freitas and Kramer (2007), Luna (2011), Ludke and André (2017) and  Zanetti (2017). It was possible to consider the relevance of qualitative research in education for the understanding of its political, social and economic interests that encompass this historically constructed environment, which modify the objects of study, their spaces and subjects, which requires the researcher to connect with areas other than the one that is proposed to investigate, so that one can understand the theme and lead to a response / alternative to the social problems and demands that are the genesis of qualitative research.Esta investigación objetivó analizar perspectivas metodológicas en lo que se refiere a la investigación cualitativa, su movimiento histórico ante las políticas económicas y sociales, así como su importancia para la coyuntura de la investigación de los procesos escolares, enfatizado aquí por medio del programa de formación docente, PNAIC. Se utilizó para el análisis, datos estadísticos presentados por el Anuario Brasileño de la Educación Básica (2018), así como aportes teóricos como Bogdan y Biklen (1984), Freitas y Kramer (2007), Luna (2011), Ludke y André (2017) y Zanetti (2017). Es posible considerar la relevancia de la investigación cualitativa en educación para la comprensión de su proceso político, social y de los intereses económicos que abarcan esta coyuntura históricamente construida, que modifican los objetos de estudio, sus espacios y sujetos, lo que requiere del investigador vínculos con áreas otras, que no sólo la que se propone investigar, para que se pueda comprender el tema y llevar a una respuesta / alternativa a los problemas y demandas sociales, que son la génesis de la investigación cualitativa. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/372110.26568/2359-2087.2019.3721EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 128-1452359-20872359-208710.26568/educa.v6i13reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3721/2722Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatias, Juliana CândidoNunes, Márcia Jovani de OliveiraSilva, Andressa Lima daBarros, Josemir Almeida2019-03-30T22:05:06Zoai:periodicos.unir.br:article/3721Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-03-30T22:05:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação
Perspectivas metodológicas y los bordados en la investigación cualitativa en educación
Metodologic perspectives and embroideries in qualitative research in education
title Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação
spellingShingle Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação
Matias, Juliana Cândido
Pesquisa. Educação. Aspectos Metodológicos
Pesquisa em Educação
Investigación. Educación. Aspectos Metodológicos.
Research. Education. Methodological Aspects.
title_short Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação
title_full Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação
title_fullStr Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação
title_full_unstemmed Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação
title_sort Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação
author Matias, Juliana Cândido
author_facet Matias, Juliana Cândido
Nunes, Márcia Jovani de Oliveira
Silva, Andressa Lima da
Barros, Josemir Almeida
author_role author
author2 Nunes, Márcia Jovani de Oliveira
Silva, Andressa Lima da
Barros, Josemir Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Juliana Cândido
Nunes, Márcia Jovani de Oliveira
Silva, Andressa Lima da
Barros, Josemir Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa. Educação. Aspectos Metodológicos
Pesquisa em Educação
Investigación. Educación. Aspectos Metodológicos.
Research. Education. Methodological Aspects.
topic Pesquisa. Educação. Aspectos Metodológicos
Pesquisa em Educação
Investigación. Educación. Aspectos Metodológicos.
Research. Education. Methodological Aspects.
description Esta pesquisa objetivou analisar perspectivas metodológicas no que tange à pesquisa qualitativa, seu movimento histórico diante das políticas econômicas e sociais, assim como sua importância para a conjuntura da investigação dos processos escolares, enfatizado aqui por meio do programa de formação docente: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se para a análise, dados estatísticos apresentados pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica (2018), bem como aportes teóricos como Bogdan e Biklen (1984), Freitas e Kramer (2007), Luna (2011), Ludke e André (2017) e Zanetti (2017). Foi possível considerar a relevância da pesquisa qualitativa em educação para a compreensão de seu processo político, social e dos interesses econômicos que abarcam esta conjuntura historicamente construída, que modificam os objetos de estudo, seus espaços e sujeitos, o que requer do pesquisador ligações com áreas outras, que não apenas a que se propõe a investigar, para que se possa compreender o tema e levar a uma resposta/alternativa para os problemas e demandas sociais, que são a gênese da pesquisa qualitativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3721
10.26568/2359-2087.2019.3721
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3721
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.3721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3721/2722
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 128-145
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i13
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542695661568