As desigualdades da escola pública no continum urbano centro-periferia: uma análise histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frutuoso, Claudinei
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maciel, Antônio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6543
Resumo: O presente estudo, pelas lentes da pedagogia histórico-crítica, busca explicar as desigualdades existentes da organização escolar pública no continum urbano centro-periferia.  Parte-se do entendimento de que a divisão entre público e privado é insuficiente para representar a organização escolar como expressão da sociedade dividida em classes sociais. Com dados estatísticos Maciel (2013) demonstra que, também, no interior da organização escolar pública há divisões sociais, cujas desigualdades se expressam no continum urbano centro-periferia. Para tanto, utiliza-se a análise histórico-crítica (SAVIANI, 2003; MACIEL E BRAGA, 2008), metodologicamente fundamentada no materialismo histórico dialético (MARX, 1996, 2008; NETTO, 2011) para interpretar as desigualdades da organização escolar pública no continum urbano centro-periferia. Chega-se à conclusão de que as desigualdades educacionais entre escolas públicas é reflexo direto de uma política do Estado burguês que marginaliza os filhos dos trabalhadores subalternos retirando destes, dentre tantos direitos, inclusive, ao de uma escola pública de qualidade. Os fundamentos da pedagogia histórico-crítica possibilitam demonstrar que a organização escolar do Estado burguês é a expressão da divisão de classes da sociedade capitalista, não só pela organização do sistema em público e privado, mas também pelas desigualdades existentes no interior da organização escolar pública, expressas pelo continum urbano centro-periferia.
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spelling As desigualdades da escola pública no continum urbano centro-periferia: uma análise histórico-críticaDesigualdades en las escuelas públicas del centro-periferia urbano: un análisis histórico críticoPublic school inequalities in the urban center-periphery continum: a historical-critical analysisPedagogia Histórico-Crítica. Educação Escolar Pública. Desigualdades Educacionais. Continum Urbano Centro-Periferia.370Pedagogía histórico-crítica. Educación en escuelas públicas. Desigualdades educativas. Continuo Urbano Centro-Periferia.Historical-Critical Pedagogy. Public School Education. Educational Inequalities. Center-Periphery Urban Continum.O presente estudo, pelas lentes da pedagogia histórico-crítica, busca explicar as desigualdades existentes da organização escolar pública no continum urbano centro-periferia.  Parte-se do entendimento de que a divisão entre público e privado é insuficiente para representar a organização escolar como expressão da sociedade dividida em classes sociais. Com dados estatísticos Maciel (2013) demonstra que, também, no interior da organização escolar pública há divisões sociais, cujas desigualdades se expressam no continum urbano centro-periferia. Para tanto, utiliza-se a análise histórico-crítica (SAVIANI, 2003; MACIEL E BRAGA, 2008), metodologicamente fundamentada no materialismo histórico dialético (MARX, 1996, 2008; NETTO, 2011) para interpretar as desigualdades da organização escolar pública no continum urbano centro-periferia. Chega-se à conclusão de que as desigualdades educacionais entre escolas públicas é reflexo direto de uma política do Estado burguês que marginaliza os filhos dos trabalhadores subalternos retirando destes, dentre tantos direitos, inclusive, ao de uma escola pública de qualidade. Os fundamentos da pedagogia histórico-crítica possibilitam demonstrar que a organização escolar do Estado burguês é a expressão da divisão de classes da sociedade capitalista, não só pela organização do sistema em público e privado, mas também pelas desigualdades existentes no interior da organização escolar pública, expressas pelo continum urbano centro-periferia.This study, through the lenses of critical-historical pedagogy, seeks to explain the existing inequalities of the public school organization in the urban center-periphery continum.  It starts from the understanding that the division between public and private is insufficient to represent the school organization as an expression of the society divided into social classes. Using statistical data, Maciel (2013) demonstrates that, also, within the public school organization there are social divisions, whose inequalities are expressed in the urban center-periphery continum. To this end, the critical-historical analysis (SAVIANI, 2003; MACIEL E BRAGA, 2008) is used, methodologically grounded in dialectical historical materialism (MARX, 1996, 2008; NETTO, 2011) to interpret the inequalities of the public school organization in the urban center-periphery continum. We reach the conclusion that educational inequalities among public schools are a direct reflection of a bourgeois state policy that marginalizes the children of subordinate workers, removing from them, among many rights, the right to a quality public school. The foundations of critical historical pedagogy make it possible to demonstrate that the school organization of the bourgeois state is the expression of the class division of capitalist society, not only by the organization of the system into public and private, but also by the inequalities existing inside the public school organization, expressed by the urban center-periphery continum.Este estudio, a través de las lentes de la pedagogía crítico-histórica, busca explicar las desigualdades existentes en la organización de la escuela pública en el continuo centro-periferia urbana.  Parte de la comprensión de que la división entre lo público y lo privado es insuficiente para representar la organización escolar como expresión de la sociedad dividida en clases sociales. Utilizando datos estadísticos Maciel (2013) demuestra que, también, dentro de la organización escolar pública existen divisiones sociales, cuyas desigualdades se expresan en el continuo centro-periferia urbana. Para ello, se utiliza el análisis crítico-histórico (SAVIANI, 2003; MACIEL E BRAGA, 2008), basado metodológicamente en el materialismo histórico dialéctico (MARX, 1996, 2008; NETTO, 2011) para interpretar las desigualdades de la organización escolar pública en el continuo centro-periferia urbana. Se llega a la conclusión de que las desigualdades educativas entre las escuelas públicas son un reflejo directo de una política estatal burguesa que margina a los hijos de los trabajadores subalternos, quitándoles, entre otros muchos derechos, el de una escuela pública de calidad. Los fundamentos de la pedagogía histórica crítica permiten demostrar que la organización escolar del Estado burgués es la expresión de la división de clases de la sociedad capitalista, no sólo por la organización del sistema en público y privado, sino también por las desigualdades existentes en el interior de la organización escolar pública, expresadas por el continuo centro-periferia urbana.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura;application/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/654310.26568/2359-2087.2022.6543EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-162359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6543/4350Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrutuoso, ClaudineiMaciel, Antônio Carlos2022-01-28T01:29:10Zoai:periodicos.unir.br:article/6543Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-28T01:29:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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