Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivanderson Pereira da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4175
Resumo: Esta investigação teve por principal objetivo analisar, a partir de uma revisão sistemática de literatura, pesquisas com foco no uso de laboratórios de ensino de Física mediados por interfaces digitais. Baseou-se num inventário de estudos publicados entre 2005 e 2015 que considerou: teses e dissertações defendidas, oriundas dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Ensino, reconhecidos pela Capes; artigos publicados nos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; e artigos publicados em revistas qualis com foco no ensino de Ciências/Física avaliadas nas áreas de Educação e Ensino. Constatou-se que tais laboratórios podem favorecer experiências de ensino e pesquisa que transcendem as impossibilidades do espaço-tempo dos laboratórios tradicionais.
id UNIR-3_f5e25f6f788635ec4f4d19790157887e
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4175
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitaisLaboratorios de enseñanza de física mediados por interfaces digitalesLaboratories of physics education mediated by digital interfacesLaboratorios Virtuales. Laboratorios Remotos. Enseñanza de Física.Virtual Laboratories. Remote Laboratories. Physics Teaching.Laboratórios Virtuais. Laboratórios Remotos. Ensino de Física.EducaçãoEsta investigação teve por principal objetivo analisar, a partir de uma revisão sistemática de literatura, pesquisas com foco no uso de laboratórios de ensino de Física mediados por interfaces digitais. Baseou-se num inventário de estudos publicados entre 2005 e 2015 que considerou: teses e dissertações defendidas, oriundas dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Ensino, reconhecidos pela Capes; artigos publicados nos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; e artigos publicados em revistas qualis com foco no ensino de Ciências/Física avaliadas nas áreas de Educação e Ensino. Constatou-se que tais laboratórios podem favorecer experiências de ensino e pesquisa que transcendem as impossibilidades do espaço-tempo dos laboratórios tradicionais.This research analyzed, from a systematic review of literature, researches focusing on the use of laboratories of Physics teaching mediated by digital interfaces. It was based on an inventory of studies published between 2005 and 2015 that considered: theses and dissertations defended, coming from the Graduate Programs in Education and Teaching, recognized by Capes; articles published in the annals of the National Symposium of Physics Teaching, Research Meeting in Physics Teaching and National Meeting of Research in Science Education; and articles published in journals qualis with focus in the teaching of Sciences / Physics evaluated in the areas of Education and Teaching. It was found that such laboratories can favor teaching and research experiences that transcend the impossibilities of space-time in traditional laboratories.Esta investigación analizó, a partir de una revisión sistemática de literatura, investigaciones con foco en el uso de laboratorios de enseñanza de Física mediados por interfaces digitales. Se basó en un inventario de estudios publicados entre 2005 y 2015 que consideró: tesis y disertaciones defendidas, oriundas de los Programas de Postgrado en Educación y en Enseñanza, reconocidos por la Capes; los artículos publicados en los anales del Simposio Nacional de Enseñanza de Física, Encuentro de Investigación en Enseñanza de Física y Encuentro Nacional de Investigación en Educación en Ciencias; y artículos publicados en revistas cuales con foco en la enseñanza de Ciencias / Física evaluadas en las áreas de Educación y Enseñanza. Se constató que tales laboratorios pueden favorecer experiencias de enseñanza e investigación que trascienden las imposibilidades del espacio-tiempo de los laboratorios tradicionales.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão sistemática de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/417510.26568/2359-2087.2020.4175EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 3-222359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4175/3214Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ivanderson Pereira daMercado, Luis Paulo Leopoldo2021-01-07T02:09:58Zoai:periodicos.unir.br:article/4175Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:09:58Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais
Laboratorios de enseñanza de física mediados por interfaces digitales
Laboratories of physics education mediated by digital interfaces
title Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais
spellingShingle Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais
Silva, Ivanderson Pereira da
Laboratorios Virtuales. Laboratorios Remotos. Enseñanza de Física.
Virtual Laboratories. Remote Laboratories. Physics Teaching.
Laboratórios Virtuais. Laboratórios Remotos. Ensino de Física.
Educação
title_short Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais
title_full Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais
title_fullStr Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais
title_full_unstemmed Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais
title_sort Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais
author Silva, Ivanderson Pereira da
author_facet Silva, Ivanderson Pereira da
Mercado, Luis Paulo Leopoldo
author_role author
author2 Mercado, Luis Paulo Leopoldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ivanderson Pereira da
Mercado, Luis Paulo Leopoldo
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratorios Virtuales. Laboratorios Remotos. Enseñanza de Física.
Virtual Laboratories. Remote Laboratories. Physics Teaching.
Laboratórios Virtuais. Laboratórios Remotos. Ensino de Física.
Educação
topic Laboratorios Virtuales. Laboratorios Remotos. Enseñanza de Física.
Virtual Laboratories. Remote Laboratories. Physics Teaching.
Laboratórios Virtuais. Laboratórios Remotos. Ensino de Física.
Educação
description Esta investigação teve por principal objetivo analisar, a partir de uma revisão sistemática de literatura, pesquisas com foco no uso de laboratórios de ensino de Física mediados por interfaces digitais. Baseou-se num inventário de estudos publicados entre 2005 e 2015 que considerou: teses e dissertações defendidas, oriundas dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Ensino, reconhecidos pela Capes; artigos publicados nos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; e artigos publicados em revistas qualis com foco no ensino de Ciências/Física avaliadas nas áreas de Educação e Ensino. Constatou-se que tais laboratórios podem favorecer experiências de ensino e pesquisa que transcendem as impossibilidades do espaço-tempo dos laboratórios tradicionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Revisão sistemática de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4175
10.26568/2359-2087.2020.4175
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4175
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2020.4175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4175/3214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 3-22
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v7i17
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542779547648