Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4175 |
Resumo: | Esta investigação teve por principal objetivo analisar, a partir de uma revisão sistemática de literatura, pesquisas com foco no uso de laboratórios de ensino de Física mediados por interfaces digitais. Baseou-se num inventário de estudos publicados entre 2005 e 2015 que considerou: teses e dissertações defendidas, oriundas dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Ensino, reconhecidos pela Capes; artigos publicados nos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; e artigos publicados em revistas qualis com foco no ensino de Ciências/Física avaliadas nas áreas de Educação e Ensino. Constatou-se que tais laboratórios podem favorecer experiências de ensino e pesquisa que transcendem as impossibilidades do espaço-tempo dos laboratórios tradicionais. |
id |
UNIR-3_f5e25f6f788635ec4f4d19790157887e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4175 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitaisLaboratorios de enseñanza de física mediados por interfaces digitalesLaboratories of physics education mediated by digital interfacesLaboratorios Virtuales. Laboratorios Remotos. Enseñanza de Física.Virtual Laboratories. Remote Laboratories. Physics Teaching.Laboratórios Virtuais. Laboratórios Remotos. Ensino de Física.EducaçãoEsta investigação teve por principal objetivo analisar, a partir de uma revisão sistemática de literatura, pesquisas com foco no uso de laboratórios de ensino de Física mediados por interfaces digitais. Baseou-se num inventário de estudos publicados entre 2005 e 2015 que considerou: teses e dissertações defendidas, oriundas dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Ensino, reconhecidos pela Capes; artigos publicados nos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; e artigos publicados em revistas qualis com foco no ensino de Ciências/Física avaliadas nas áreas de Educação e Ensino. Constatou-se que tais laboratórios podem favorecer experiências de ensino e pesquisa que transcendem as impossibilidades do espaço-tempo dos laboratórios tradicionais.This research analyzed, from a systematic review of literature, researches focusing on the use of laboratories of Physics teaching mediated by digital interfaces. It was based on an inventory of studies published between 2005 and 2015 that considered: theses and dissertations defended, coming from the Graduate Programs in Education and Teaching, recognized by Capes; articles published in the annals of the National Symposium of Physics Teaching, Research Meeting in Physics Teaching and National Meeting of Research in Science Education; and articles published in journals qualis with focus in the teaching of Sciences / Physics evaluated in the areas of Education and Teaching. It was found that such laboratories can favor teaching and research experiences that transcend the impossibilities of space-time in traditional laboratories.Esta investigación analizó, a partir de una revisión sistemática de literatura, investigaciones con foco en el uso de laboratorios de enseñanza de Física mediados por interfaces digitales. Se basó en un inventario de estudios publicados entre 2005 y 2015 que consideró: tesis y disertaciones defendidas, oriundas de los Programas de Postgrado en Educación y en Enseñanza, reconocidos por la Capes; los artículos publicados en los anales del Simposio Nacional de Enseñanza de Física, Encuentro de Investigación en Enseñanza de Física y Encuentro Nacional de Investigación en Educación en Ciencias; y artículos publicados en revistas cuales con foco en la enseñanza de Ciencias / Física evaluadas en las áreas de Educación y Enseñanza. Se constató que tales laboratorios pueden favorecer experiencias de enseñanza e investigación que trascienden las imposibilidades del espacio-tiempo de los laboratorios tradicionales.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão sistemática de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/417510.26568/2359-2087.2020.4175EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 3-222359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4175/3214Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ivanderson Pereira daMercado, Luis Paulo Leopoldo2021-01-07T02:09:58Zoai:periodicos.unir.br:article/4175Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:09:58Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais Laboratorios de enseñanza de física mediados por interfaces digitales Laboratories of physics education mediated by digital interfaces |
title |
Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais |
spellingShingle |
Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais Silva, Ivanderson Pereira da Laboratorios Virtuales. Laboratorios Remotos. Enseñanza de Física. Virtual Laboratories. Remote Laboratories. Physics Teaching. Laboratórios Virtuais. Laboratórios Remotos. Ensino de Física. Educação |
title_short |
Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais |
title_full |
Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais |
title_fullStr |
Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais |
title_full_unstemmed |
Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais |
title_sort |
Laboratórios de ensino de física mediados por interfaces digitais |
author |
Silva, Ivanderson Pereira da |
author_facet |
Silva, Ivanderson Pereira da Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
author_role |
author |
author2 |
Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ivanderson Pereira da Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratorios Virtuales. Laboratorios Remotos. Enseñanza de Física. Virtual Laboratories. Remote Laboratories. Physics Teaching. Laboratórios Virtuais. Laboratórios Remotos. Ensino de Física. Educação |
topic |
Laboratorios Virtuales. Laboratorios Remotos. Enseñanza de Física. Virtual Laboratories. Remote Laboratories. Physics Teaching. Laboratórios Virtuais. Laboratórios Remotos. Ensino de Física. Educação |
description |
Esta investigação teve por principal objetivo analisar, a partir de uma revisão sistemática de literatura, pesquisas com foco no uso de laboratórios de ensino de Física mediados por interfaces digitais. Baseou-se num inventário de estudos publicados entre 2005 e 2015 que considerou: teses e dissertações defendidas, oriundas dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Ensino, reconhecidos pela Capes; artigos publicados nos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; e artigos publicados em revistas qualis com foco no ensino de Ciências/Física avaliadas nas áreas de Educação e Ensino. Constatou-se que tais laboratórios podem favorecer experiências de ensino e pesquisa que transcendem as impossibilidades do espaço-tempo dos laboratórios tradicionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Revisão sistemática de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4175 10.26568/2359-2087.2020.4175 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4175 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2020.4175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4175/3214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 3-22 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v7i17 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542779547648 |