MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
DOI: | 10.26568/2359-2087.2023.6593 |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6593 |
Resumo: | O governo de Jair Bolsonaro optou por implementar o modelo cívico-militar em escolas brasileiras, dividindo opiniões da população. Buscando compreender fatores que interferem na posição das pessoas frente a essa proposta, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a influência dos fundamentos morais e das crenças em um mundo perigoso na favorabilidade em relação à militarização das escolas públicas. Participaram da pesquisa 256 pessoas que responderam ao questionário de fundamentos morais, à escala de crenças em um mundo perigoso e à medida de favorabilidade à militarização. Verificou-se que uma moral conservadora (tendência coesiva) contribuiu com o apoio à militarização, sendo esse efeito parcialmente mediado pela percepção de perigo social. Em conjunto, os resultados evidenciam a importância da compreensão da moralidade e da percepção de perigo social para o entendimento do posicionamento frente à militarização. |
id |
UNIR-3_fcf5178727aac0f6419657b580bf44d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/6593 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
spelling |
MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL?MILITARIZATION IN SCHOOLS: A MORAL AND SOCIAL DANGER ISSUE?MILITARIZACIÓN EN LAS ESCUELAS: ¿UN PELIGRO MORAL Y SOCIAL?MoralidadeConservadorismoEducaçãoEducaçãoMoralityConservatismEducationMoralidadConservatismEducaciónO governo de Jair Bolsonaro optou por implementar o modelo cívico-militar em escolas brasileiras, dividindo opiniões da população. Buscando compreender fatores que interferem na posição das pessoas frente a essa proposta, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a influência dos fundamentos morais e das crenças em um mundo perigoso na favorabilidade em relação à militarização das escolas públicas. Participaram da pesquisa 256 pessoas que responderam ao questionário de fundamentos morais, à escala de crenças em um mundo perigoso e à medida de favorabilidade à militarização. Verificou-se que uma moral conservadora (tendência coesiva) contribuiu com o apoio à militarização, sendo esse efeito parcialmente mediado pela percepção de perigo social. Em conjunto, os resultados evidenciam a importância da compreensão da moralidade e da percepção de perigo social para o entendimento do posicionamento frente à militarização.El gobierno de Jair Bolsonaro optó por implementar el modelo cívico-militar en las escuelas brasileñas, dividiendo las opiniones de la población. Buscando comprender los factores que interfieren en la posición de las personas ante esta propuesta, la presente investigación tuvo como objetivo investigar la influencia de los fundamentos y creencias morales en un mundo peligroso en la favorabilidad hacia la militarización de las escuelas públicas. En la encuesta participaron un total de 256 personas, quienes respondieron el cuestionario sobre fundamentos morales, escala de creencias en el mundo peligroso y una medida de favorabilidad a la militarización. Se encontró que una moral conservadora (tendencia cohesiva) contribuyó a apoyar la militarización, siendo este efecto parcialmente mediado por la percepción de peligro social. En conjunto, los resultados muestran la importancia de comprender la moralidad y la percepción del peligro social para comprender la posición frente a la militarización.The government of Jair Bolsonaro opted to implement the civic-military model in Brazilian schools, dividing the opinions of the population. Seeking to understand factors that interfere in people's position to this proposal, the present research aimed to investigate the influence of moral foundations and beliefs in a dangerous world in favorability towards the militarization of public schools. The participants were 256 people who responded to the moral foundation's questionnaire, beliefs in the dangerous world scale and a favorability measure to militarization. The results reveal that a conservative morality (binding foundations) contributed to the endorsement of militarization, this effect is partially mediated by the perception of social dangers. Together, the results show the importance of understanding morality and the perception of social danger for understanding the positioning towards militarization.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa quantitativaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/659310.26568/2359-2087.2023.6593EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-232359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6593/1010Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZacarias, Daniel OliveiraGalli, Luccas MoraesModesto, João Gabriel2024-02-28T00:30:04Zoai:periodicos.unir.br:article/6593Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-02-28T00:30:04Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL? MILITARIZATION IN SCHOOLS: A MORAL AND SOCIAL DANGER ISSUE? MILITARIZACIÓN EN LAS ESCUELAS: ¿UN PELIGRO MORAL Y SOCIAL? |
title |
MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL? |
spellingShingle |
MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL? MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL? Zacarias, Daniel Oliveira Moralidade Conservadorismo Educação Educação Morality Conservatism Education Moralidad Conservatism Educación Zacarias, Daniel Oliveira Moralidade Conservadorismo Educação Educação Morality Conservatism Education Moralidad Conservatism Educación |
title_short |
MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL? |
title_full |
MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL? |
title_fullStr |
MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL? MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL? |
title_full_unstemmed |
MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL? MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL? |
title_sort |
MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL? |
author |
Zacarias, Daniel Oliveira |
author_facet |
Zacarias, Daniel Oliveira Zacarias, Daniel Oliveira Galli, Luccas Moraes Modesto, João Gabriel Galli, Luccas Moraes Modesto, João Gabriel |
author_role |
author |
author2 |
Galli, Luccas Moraes Modesto, João Gabriel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zacarias, Daniel Oliveira Galli, Luccas Moraes Modesto, João Gabriel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moralidade Conservadorismo Educação Educação Morality Conservatism Education Moralidad Conservatism Educación |
topic |
Moralidade Conservadorismo Educação Educação Morality Conservatism Education Moralidad Conservatism Educación |
description |
O governo de Jair Bolsonaro optou por implementar o modelo cívico-militar em escolas brasileiras, dividindo opiniões da população. Buscando compreender fatores que interferem na posição das pessoas frente a essa proposta, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a influência dos fundamentos morais e das crenças em um mundo perigoso na favorabilidade em relação à militarização das escolas públicas. Participaram da pesquisa 256 pessoas que responderam ao questionário de fundamentos morais, à escala de crenças em um mundo perigoso e à medida de favorabilidade à militarização. Verificou-se que uma moral conservadora (tendência coesiva) contribuiu com o apoio à militarização, sendo esse efeito parcialmente mediado pela percepção de perigo social. Em conjunto, os resultados evidenciam a importância da compreensão da moralidade e da percepção de perigo social para o entendimento do posicionamento frente à militarização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6593 10.26568/2359-2087.2023.6593 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6593 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2023.6593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6593/1010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-23 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v10i reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1822180335571435520 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26568/2359-2087.2023.6593 |