PETI: DEVELOPMENT OF ACTIONS AGAINST THE EXPLOITATION OF CHILD WORK
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1438 |
Resumo: | Objetivos: Objetivou-se discorrer acerca das estratégias adotadas no PETI e a representatividade do enfermeiro face ao programa. Métodos: Estudo qualitativo efetuado com 12 indivíduos de 10 a 13 anos assistidos pelas unidades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da cidade de Iguatu-CE no decorrer do ano de 2008. Obtiveram-se os dados via entrevista semi-estruturada mediante assinatura do TCLE pelos responsáveis dos participantes, pós parecer favorável do COMEPE da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte-FMJ. Resultados: Empregam-se ações socioeducativas destinadas ao aperfeiçoamento artístico-cultural e cognitivo dos usuários, além da compensação financeira mensal aos demais componentes familiares. Os discursos divergem sobre o envolvimento do enfermeiro nas atividades implementadas. Conclusão: Portanto, o PETI atua de modo impactante no contexto social vivenciado pelo público infanto-juvenil, viabilizando seu egresso das atividades econômicas e inserindo-o ativamente em atividades político-pedagógicas. Descritores: promoção da saúde, trabalho de menores, desenvolvimento infantil. |
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PETI: DEVELOPMENT OF ACTIONS AGAINST THE EXPLOITATION OF CHILD WORKpromoção da saúdetrabalho de menoresdesenvolvimento infantil.RelevanteObjetivos: Objetivou-se discorrer acerca das estratégias adotadas no PETI e a representatividade do enfermeiro face ao programa. Métodos: Estudo qualitativo efetuado com 12 indivíduos de 10 a 13 anos assistidos pelas unidades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da cidade de Iguatu-CE no decorrer do ano de 2008. Obtiveram-se os dados via entrevista semi-estruturada mediante assinatura do TCLE pelos responsáveis dos participantes, pós parecer favorável do COMEPE da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte-FMJ. Resultados: Empregam-se ações socioeducativas destinadas ao aperfeiçoamento artístico-cultural e cognitivo dos usuários, além da compensação financeira mensal aos demais componentes familiares. Os discursos divergem sobre o envolvimento do enfermeiro nas atividades implementadas. Conclusão: Portanto, o PETI atua de modo impactante no contexto social vivenciado pelo público infanto-juvenil, viabilizando seu egresso das atividades econômicas e inserindo-o ativamente em atividades político-pedagógicas. Descritores: promoção da saúde, trabalho de menores, desenvolvimento infantil.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2011-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/143810.9789/2175-5361.2011.v3i3.2181-2190Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 3 (2011); 2181-2190Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 3 (2011); 2181-2190Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 3 (2011); 2181-21902175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1438/pdf_423Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Milena SilvaMacêdo, Antonio Douglas RibeiroPereira, Jamelson dos SantosEloi, Aryanderson de CarvalhoLima, Yasmine Soraya Marinho de2024-01-12T14:08:20Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1438Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:20Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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