The perceptions of vascular dysfunction bearing patients with regards to health education as an autonomy instrument / Percepção do usuário com alteração vascular sobre a educação em saúde como instrumento de autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintela, Sofia Hardman Côrtes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Siqueira, Pâmela Guimarães, Höffling, Fabianne Banderó, Imbriani, Bruna Hirano, Romero, Marta de Vargas, da Silva, Rosângela Marion
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6443
Resumo: Objetivo: analisar como o usuário com alteração vascular percebe a Educação em saúde no processo de autonomia do cuidado. Métodos: pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa realizada com 12 usuários com alteração vascular que estavam em atendimento em um ambulatório multiprofissional vascular de um hospital universitário do interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre agosto e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. Os mesmos foram transcritos e analisados por intermédio da Análise Temática proposta por Minayo. Resultados: surgiram duas categorias: Atendimento que transmite confiança e (Co) Responsabilização dos usuários e familiares no processo de cuidar. Conclusão: o usuário com alteração vascular percebe que as ações educativas em saúde auxiliam no processo de autonomia do cuidado. A horizontalidade e as práticas dialógicas são importantes para o empoderamento e corresponsabilização.
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