The perceptions of vascular dysfunction bearing patients with regards to health education as an autonomy instrument / Percepção do usuário com alteração vascular sobre a educação em saúde como instrumento de autonomia
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6443 |
Resumo: | Objetivo: analisar como o usuário com alteração vascular percebe a Educação em saúde no processo de autonomia do cuidado. Métodos: pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa realizada com 12 usuários com alteração vascular que estavam em atendimento em um ambulatório multiprofissional vascular de um hospital universitário do interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre agosto e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. Os mesmos foram transcritos e analisados por intermédio da Análise Temática proposta por Minayo. Resultados: surgiram duas categorias: Atendimento que transmite confiança e (Co) Responsabilização dos usuários e familiares no processo de cuidar. Conclusão: o usuário com alteração vascular percebe que as ações educativas em saúde auxiliam no processo de autonomia do cuidado. A horizontalidade e as práticas dialógicas são importantes para o empoderamento e corresponsabilização. |
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The perceptions of vascular dysfunction bearing patients with regards to health education as an autonomy instrument / Percepção do usuário com alteração vascular sobre a educação em saúde como instrumento de autonomiaEducação em SaúdeAutonomia PessoalDoenças VascularesEquipe de Assistência ao PacienteAssistência AmbulatorialEducação em SaúdeObjetivo: analisar como o usuário com alteração vascular percebe a Educação em saúde no processo de autonomia do cuidado. Métodos: pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa realizada com 12 usuários com alteração vascular que estavam em atendimento em um ambulatório multiprofissional vascular de um hospital universitário do interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre agosto e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. Os mesmos foram transcritos e analisados por intermédio da Análise Temática proposta por Minayo. Resultados: surgiram duas categorias: Atendimento que transmite confiança e (Co) Responsabilização dos usuários e familiares no processo de cuidar. Conclusão: o usuário com alteração vascular percebe que as ações educativas em saúde auxiliam no processo de autonomia do cuidado. A horizontalidade e as práticas dialógicas são importantes para o empoderamento e corresponsabilização.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/644310.9789/2175-5361.2019.v11i1.25-30Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 1 (2019); 25-30Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 1 (2019); 25-30Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 1 (2019); 25-302175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6443/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6443/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuintela, Sofia Hardman CôrtesSiqueira, Pâmela GuimarãesHöffling, Fabianne BanderóImbriani, Bruna HiranoRomero, Marta de Vargasda Silva, Rosângela Marion2019-01-04T11:05:43Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6443Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-01-04T11:05:43Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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