HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE NITERÓI, RJ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcez, Jacqueline de Souza
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Garcez, Bruna de Souza, Paixão, Marcelle Rodrigues Pessanha, Fernandes, Ana Claudia Vianna, Cardoso, Glauco Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1137
Resumo: INTRODUÇÃO: Ler é muito mais do que interpretar as letras para compreender a mensagem, visto que inclui o sentimento e a atribuição de significado ao texto, além do relacionamento do conteúdo com outros conhecimentos já adquiridos. A leitura é considerada um meio de proporcionar reflexões e questionamentos, haja vista que está presente no dia-a-dia do ser humano, representando um grande passo para a aquisição do conhecimento. No âmbito da formação no ensino superior, a leitura se expressa como instrumento de aprendizagem e ocupa um papel de extrema relevância na vida do indivíduo.  Enquanto estudante universitário considera-se o ato de ler como um instrumento utilizado para o desenvolvimento de uma prática profissional eficiente, bem como, visão crítica que norteia seu modo de agir e se expressar. Com base nos aspectos destacados, é possível afirmar que a leitura é imprescindível aos universitários, posto que é principalmente por meio dela que se dá o acesso ao conteúdo de diversas disciplinas e à produção científica. OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo geral verificar e descrever os hábitos de leitura de estudantes do curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do município de Niterói, RJ. E como objetivo específico prover subsídios para aperfeiçoamentos futuros dos métodos de ensino.METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, com abordagem quantitativa desenvolvida em uma instituição de ensino privado da região metropolitana do Rio de Janeiro. Realizou-se com 30 estudantes universitários do sétimo período do curso de enfermagem, matriculados no ano de 2010, presentes em sala de aula no dia determinado para a coleta de dados. A técnica utilizada para a realização da coleta dos dados foi um questionário auto-aplicável, contendo quinze questões fechadas. Os dados coletados foram registrados em planilha elaborada no programa de computação Excel e a compilação foi auxiliada por recursos do mesmo programa.RESULTADOS: Dos entrevistados, 83% são do sexo feminino e 17% do sexo masculino. Os resultados evidenciaram que a maioria dos estudantes possui mãe (10) e pai (9) com ensino médio completo. Quando questionados acerca do prazer pela leitura, 87% relataram gostar de ler. Com relação à freqüência de ida à Biblioteca 40% afirmaram ir raramente. Quanto o motivo de não freqüentar a Biblioteca, a maioria dos estudantes (47%) considera a falta de tempo, seguido por (27%) falta de hábito. Com relação ao horário de ler, 80% relataram não possuir um horário reservado para leitura. Acerca da quantidade de leitura de livros, a  maioria dos estudantes (16) afirmou não ter lido nenhum livro de janeiro à junho de 2010, contudo, 53% considera ter um bom desempenho como leitor, e 33% regular. Sobre o tipo de leitura feita mais freqüentemente, contatamos que 30% lêem mais jornais e 57% considera que a Universidade exerce papel regular em relação ao hábito de leitura. Todos os entrevistados (100%) afirmam ter que melhorar seu desempenho com relação à leitura.CONCLUSÕES: Diante do exposto, é possível concluir que a leitura é considerada na universidade como uma das habilidades essenciais para o processo ensino-aprendizagem, posto que é principalmente por meio dela que se dá o acesso ao conteúdo das diversas disciplinas. Assumindo este pressuposto, considera-se que o domínio de habilidades de leitura é imprescindível para o desempenho do estudante nas diversas situações acadêmicas. Cabe mencionar ainda que a falta de hábito de leitura por parte dos estudantes de enfermagem, pode acarretar dificuldade na aprendizagem e na formação de visão crítica em relação aos acontecimentos.REFERÊNCIAS: CUNHA, Neide de Brito; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários. Rev. Psicologia: Reflexão e crítica. 2006, vol.19, n.2, pp. 237-245. OLIVEIRA, Katya Luciane; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; PRIMI, Ricardo. Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidade Interação em Psicologia. 2003, vol. 7, n.1, PP.19-25 SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; SUEHIRO, Adriana; OLIVEIRA, Katya Luciane. Habilidades em compreensão da leitura: um estudo com alunos de psicologia. Ver. Estudos de Psicologia. 2004, vol.21, n.2, pp. 29-41.
id UNIRIO-2_29d33792e53295ff3cca78cd82c967d9
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/1137
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE NITERÓI, RJ.estudanteenfermagemleituraINTRODUÇÃO: Ler é muito mais do que interpretar as letras para compreender a mensagem, visto que inclui o sentimento e a atribuição de significado ao texto, além do relacionamento do conteúdo com outros conhecimentos já adquiridos. A leitura é considerada um meio de proporcionar reflexões e questionamentos, haja vista que está presente no dia-a-dia do ser humano, representando um grande passo para a aquisição do conhecimento. No âmbito da formação no ensino superior, a leitura se expressa como instrumento de aprendizagem e ocupa um papel de extrema relevância na vida do indivíduo.  Enquanto estudante universitário considera-se o ato de ler como um instrumento utilizado para o desenvolvimento de uma prática profissional eficiente, bem como, visão crítica que norteia seu modo de agir e se expressar. Com base nos aspectos destacados, é possível afirmar que a leitura é imprescindível aos universitários, posto que é principalmente por meio dela que se dá o acesso ao conteúdo de diversas disciplinas e à produção científica. OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo geral verificar e descrever os hábitos de leitura de estudantes do curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do município de Niterói, RJ. E como objetivo específico prover subsídios para aperfeiçoamentos futuros dos métodos de ensino.METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, com abordagem quantitativa desenvolvida em uma instituição de ensino privado da região metropolitana do Rio de Janeiro. Realizou-se com 30 estudantes universitários do sétimo período do curso de enfermagem, matriculados no ano de 2010, presentes em sala de aula no dia determinado para a coleta de dados. A técnica utilizada para a realização da coleta dos dados foi um questionário auto-aplicável, contendo quinze questões fechadas. Os dados coletados foram registrados em planilha elaborada no programa de computação Excel e a compilação foi auxiliada por recursos do mesmo programa.RESULTADOS: Dos entrevistados, 83% são do sexo feminino e 17% do sexo masculino. Os resultados evidenciaram que a maioria dos estudantes possui mãe (10) e pai (9) com ensino médio completo. Quando questionados acerca do prazer pela leitura, 87% relataram gostar de ler. Com relação à freqüência de ida à Biblioteca 40% afirmaram ir raramente. Quanto o motivo de não freqüentar a Biblioteca, a maioria dos estudantes (47%) considera a falta de tempo, seguido por (27%) falta de hábito. Com relação ao horário de ler, 80% relataram não possuir um horário reservado para leitura. Acerca da quantidade de leitura de livros, a  maioria dos estudantes (16) afirmou não ter lido nenhum livro de janeiro à junho de 2010, contudo, 53% considera ter um bom desempenho como leitor, e 33% regular. Sobre o tipo de leitura feita mais freqüentemente, contatamos que 30% lêem mais jornais e 57% considera que a Universidade exerce papel regular em relação ao hábito de leitura. Todos os entrevistados (100%) afirmam ter que melhorar seu desempenho com relação à leitura.CONCLUSÕES: Diante do exposto, é possível concluir que a leitura é considerada na universidade como uma das habilidades essenciais para o processo ensino-aprendizagem, posto que é principalmente por meio dela que se dá o acesso ao conteúdo das diversas disciplinas. Assumindo este pressuposto, considera-se que o domínio de habilidades de leitura é imprescindível para o desempenho do estudante nas diversas situações acadêmicas. Cabe mencionar ainda que a falta de hábito de leitura por parte dos estudantes de enfermagem, pode acarretar dificuldade na aprendizagem e na formação de visão crítica em relação aos acontecimentos.REFERÊNCIAS: CUNHA, Neide de Brito; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários. Rev. Psicologia: Reflexão e crítica. 2006, vol.19, n.2, pp. 237-245. OLIVEIRA, Katya Luciane; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; PRIMI, Ricardo. Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidade Interação em Psicologia. 2003, vol. 7, n.1, PP.19-25 SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; SUEHIRO, Adriana; OLIVEIRA, Katya Luciane. Habilidades em compreensão da leitura: um estudo com alunos de psicologia. Ver. Estudos de Psicologia. 2004, vol.21, n.2, pp. 29-41.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2010-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de campoapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/113710.9789/2175-5361.2010.v0i0.%pRevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar dos 120 anos da EEAP/UNIRIORevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar dos 120 anos da EEAP/UNIRIORevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar dos 120 anos da EEAP/UNIRIO2175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1137/pdf_286Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcez, Jacqueline de SouzaGarcez, Bruna de SouzaPaixão, Marcelle Rodrigues PessanhaFernandes, Ana Claudia ViannaCardoso, Glauco Barbosa2024-01-12T14:08:15Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1137Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:15Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE NITERÓI, RJ.
title HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE NITERÓI, RJ.
spellingShingle HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE NITERÓI, RJ.
Garcez, Jacqueline de Souza
estudante
enfermagem
leitura
title_short HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE NITERÓI, RJ.
title_full HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE NITERÓI, RJ.
title_fullStr HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE NITERÓI, RJ.
title_full_unstemmed HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE NITERÓI, RJ.
title_sort HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE NITERÓI, RJ.
author Garcez, Jacqueline de Souza
author_facet Garcez, Jacqueline de Souza
Garcez, Bruna de Souza
Paixão, Marcelle Rodrigues Pessanha
Fernandes, Ana Claudia Vianna
Cardoso, Glauco Barbosa
author_role author
author2 Garcez, Bruna de Souza
Paixão, Marcelle Rodrigues Pessanha
Fernandes, Ana Claudia Vianna
Cardoso, Glauco Barbosa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcez, Jacqueline de Souza
Garcez, Bruna de Souza
Paixão, Marcelle Rodrigues Pessanha
Fernandes, Ana Claudia Vianna
Cardoso, Glauco Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv estudante
enfermagem
leitura
topic estudante
enfermagem
leitura
description INTRODUÇÃO: Ler é muito mais do que interpretar as letras para compreender a mensagem, visto que inclui o sentimento e a atribuição de significado ao texto, além do relacionamento do conteúdo com outros conhecimentos já adquiridos. A leitura é considerada um meio de proporcionar reflexões e questionamentos, haja vista que está presente no dia-a-dia do ser humano, representando um grande passo para a aquisição do conhecimento. No âmbito da formação no ensino superior, a leitura se expressa como instrumento de aprendizagem e ocupa um papel de extrema relevância na vida do indivíduo.  Enquanto estudante universitário considera-se o ato de ler como um instrumento utilizado para o desenvolvimento de uma prática profissional eficiente, bem como, visão crítica que norteia seu modo de agir e se expressar. Com base nos aspectos destacados, é possível afirmar que a leitura é imprescindível aos universitários, posto que é principalmente por meio dela que se dá o acesso ao conteúdo de diversas disciplinas e à produção científica. OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo geral verificar e descrever os hábitos de leitura de estudantes do curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do município de Niterói, RJ. E como objetivo específico prover subsídios para aperfeiçoamentos futuros dos métodos de ensino.METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, com abordagem quantitativa desenvolvida em uma instituição de ensino privado da região metropolitana do Rio de Janeiro. Realizou-se com 30 estudantes universitários do sétimo período do curso de enfermagem, matriculados no ano de 2010, presentes em sala de aula no dia determinado para a coleta de dados. A técnica utilizada para a realização da coleta dos dados foi um questionário auto-aplicável, contendo quinze questões fechadas. Os dados coletados foram registrados em planilha elaborada no programa de computação Excel e a compilação foi auxiliada por recursos do mesmo programa.RESULTADOS: Dos entrevistados, 83% são do sexo feminino e 17% do sexo masculino. Os resultados evidenciaram que a maioria dos estudantes possui mãe (10) e pai (9) com ensino médio completo. Quando questionados acerca do prazer pela leitura, 87% relataram gostar de ler. Com relação à freqüência de ida à Biblioteca 40% afirmaram ir raramente. Quanto o motivo de não freqüentar a Biblioteca, a maioria dos estudantes (47%) considera a falta de tempo, seguido por (27%) falta de hábito. Com relação ao horário de ler, 80% relataram não possuir um horário reservado para leitura. Acerca da quantidade de leitura de livros, a  maioria dos estudantes (16) afirmou não ter lido nenhum livro de janeiro à junho de 2010, contudo, 53% considera ter um bom desempenho como leitor, e 33% regular. Sobre o tipo de leitura feita mais freqüentemente, contatamos que 30% lêem mais jornais e 57% considera que a Universidade exerce papel regular em relação ao hábito de leitura. Todos os entrevistados (100%) afirmam ter que melhorar seu desempenho com relação à leitura.CONCLUSÕES: Diante do exposto, é possível concluir que a leitura é considerada na universidade como uma das habilidades essenciais para o processo ensino-aprendizagem, posto que é principalmente por meio dela que se dá o acesso ao conteúdo das diversas disciplinas. Assumindo este pressuposto, considera-se que o domínio de habilidades de leitura é imprescindível para o desempenho do estudante nas diversas situações acadêmicas. Cabe mencionar ainda que a falta de hábito de leitura por parte dos estudantes de enfermagem, pode acarretar dificuldade na aprendizagem e na formação de visão crítica em relação aos acontecimentos.REFERÊNCIAS: CUNHA, Neide de Brito; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários. Rev. Psicologia: Reflexão e crítica. 2006, vol.19, n.2, pp. 237-245. OLIVEIRA, Katya Luciane; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; PRIMI, Ricardo. Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidade Interação em Psicologia. 2003, vol. 7, n.1, PP.19-25 SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; SUEHIRO, Adriana; OLIVEIRA, Katya Luciane. Habilidades em compreensão da leitura: um estudo com alunos de psicologia. Ver. Estudos de Psicologia. 2004, vol.21, n.2, pp. 29-41.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Entrevista de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1137
10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%p
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1137
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1137/pdf_286
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar dos 120 anos da EEAP/UNIRIO
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar dos 120 anos da EEAP/UNIRIO
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar dos 120 anos da EEAP/UNIRIO
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218874956742656