THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745 |
Resumo: | Objetivo: Relatar experiência educativa em sala de espera com pacientes renais crônicos, descrevendo os temas solicitados pelos pacientes, a aderência desta abordagem educativa na hemodiálise e o envolvimento da equipe de enfermagem como agente promotora de educação em saúde. Método: Descritivo de abordagem qualitativa, tendo como cenário uma Clínica Nefrológica de um hospital público de Belo Horizonte, MG. Foram utilizados álbum seriado, teatro de fantoches e música como instrumentos na construção da intervenção. Resultados: O projeto sala de espera atingiu pacientes e familiares, possibilitando trocas de informações entre a tríade pacientes/familiares/profissionais de saúde. Entretanto, para a concretização deste projeto houve limitações definidas pela própria instituição, impactando esta realidade na assistência de enfermagem em ato. Conclusão: Constatou-se necessidade de promover capacitação dos profissionais de saúde como forma de dar continuidade ao projeto de sala de espera em prol da construção do conhecimento coletivo entre os pacientes que realizam tratamento hemodialítico. |
id |
UNIRIO-2_37751587eb1fb0d27892d24ec5f4c66d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/1745 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSISdiálise renaleducação em saúdeenfermagemdiálise renaleducação em saúdeenfermagemObjetivo: Relatar experiência educativa em sala de espera com pacientes renais crônicos, descrevendo os temas solicitados pelos pacientes, a aderência desta abordagem educativa na hemodiálise e o envolvimento da equipe de enfermagem como agente promotora de educação em saúde. Método: Descritivo de abordagem qualitativa, tendo como cenário uma Clínica Nefrológica de um hospital público de Belo Horizonte, MG. Foram utilizados álbum seriado, teatro de fantoches e música como instrumentos na construção da intervenção. Resultados: O projeto sala de espera atingiu pacientes e familiares, possibilitando trocas de informações entre a tríade pacientes/familiares/profissionais de saúde. Entretanto, para a concretização deste projeto houve limitações definidas pela própria instituição, impactando esta realidade na assistência de enfermagem em ato. Conclusão: Constatou-se necessidade de promover capacitação dos profissionais de saúde como forma de dar continuidade ao projeto de sala de espera em prol da construção do conhecimento coletivo entre os pacientes que realizam tratamento hemodialítico. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2013-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/174510.9789/2175-5361.2013.v5i3.253-263Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 3 (2013); 253-263Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 3 (2013); 253-263Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 3 (2013); 253-2632175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745/pdf_863https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745/pdf_864Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Magda Carla de Oliveira Souza eSilva, Kênia Lara daSilva, Patrícia Aparecida BarbosaSilva, Líliam BarbosaVaz, Fada Marina de Oliveira2024-01-12T14:08:23Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1745Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:23Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS |
title |
THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS |
spellingShingle |
THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS Silva, Magda Carla de Oliveira Souza e diálise renal educação em saúde enfermagem diálise renal educação em saúde enfermagem |
title_short |
THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS |
title_full |
THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS |
title_fullStr |
THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS |
title_full_unstemmed |
THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS |
title_sort |
THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS |
author |
Silva, Magda Carla de Oliveira Souza e |
author_facet |
Silva, Magda Carla de Oliveira Souza e Silva, Kênia Lara da Silva, Patrícia Aparecida Barbosa Silva, Líliam Barbosa Vaz, Fada Marina de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Kênia Lara da Silva, Patrícia Aparecida Barbosa Silva, Líliam Barbosa Vaz, Fada Marina de Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Magda Carla de Oliveira Souza e Silva, Kênia Lara da Silva, Patrícia Aparecida Barbosa Silva, Líliam Barbosa Vaz, Fada Marina de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diálise renal educação em saúde enfermagem diálise renal educação em saúde enfermagem |
topic |
diálise renal educação em saúde enfermagem diálise renal educação em saúde enfermagem |
description |
Objetivo: Relatar experiência educativa em sala de espera com pacientes renais crônicos, descrevendo os temas solicitados pelos pacientes, a aderência desta abordagem educativa na hemodiálise e o envolvimento da equipe de enfermagem como agente promotora de educação em saúde. Método: Descritivo de abordagem qualitativa, tendo como cenário uma Clínica Nefrológica de um hospital público de Belo Horizonte, MG. Foram utilizados álbum seriado, teatro de fantoches e música como instrumentos na construção da intervenção. Resultados: O projeto sala de espera atingiu pacientes e familiares, possibilitando trocas de informações entre a tríade pacientes/familiares/profissionais de saúde. Entretanto, para a concretização deste projeto houve limitações definidas pela própria instituição, impactando esta realidade na assistência de enfermagem em ato. Conclusão: Constatou-se necessidade de promover capacitação dos profissionais de saúde como forma de dar continuidade ao projeto de sala de espera em prol da construção do conhecimento coletivo entre os pacientes que realizam tratamento hemodialítico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745 10.9789/2175-5361.2013.v5i3.253-263 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2013.v5i3.253-263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745/pdf_863 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745/pdf_864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 3 (2013); 253-263 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 3 (2013); 253-263 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 3 (2013); 253-263 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218876525412352 |