THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Magda Carla de Oliveira Souza e
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Kênia Lara da, Silva, Patrícia Aparecida Barbosa, Silva, Líliam Barbosa, Vaz, Fada Marina de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745
Resumo: Objetivo: Relatar experiência educativa em sala de espera com pacientes renais crônicos, descrevendo os temas solicitados pelos pacientes, a aderência desta abordagem educativa na hemodiálise e o envolvimento da equipe de enfermagem como agente promotora de educação em saúde. Método: Descritivo de abordagem qualitativa, tendo como cenário uma Clínica Nefrológica de um hospital público de Belo Horizonte, MG. Foram utilizados álbum seriado, teatro de fantoches e música como instrumentos na construção da intervenção. Resultados: O projeto sala de espera atingiu pacientes e familiares, possibilitando trocas de informações entre a tríade pacientes/familiares/profissionais de saúde. Entretanto, para a concretização deste projeto houve limitações definidas pela própria instituição, impactando esta realidade na assistência de enfermagem em ato. Conclusão: Constatou-se necessidade de promover capacitação dos profissionais de saúde como forma de dar continuidade ao projeto de sala de espera em prol da construção do conhecimento coletivo entre os pacientes que realizam tratamento hemodialítico.
id UNIRIO-2_37751587eb1fb0d27892d24ec5f4c66d
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/1745
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSISdiálise renaleducação em saúdeenfermagemdiálise renaleducação em saúdeenfermagemObjetivo: Relatar experiência educativa em sala de espera com pacientes renais crônicos, descrevendo os temas solicitados pelos pacientes, a aderência desta abordagem educativa na hemodiálise e o envolvimento da equipe de enfermagem como agente promotora de educação em saúde. Método: Descritivo de abordagem qualitativa, tendo como cenário uma Clínica Nefrológica de um hospital público de Belo Horizonte, MG. Foram utilizados álbum seriado, teatro de fantoches e música como instrumentos na construção da intervenção. Resultados: O projeto sala de espera atingiu pacientes e familiares, possibilitando trocas de informações entre a tríade pacientes/familiares/profissionais de saúde. Entretanto, para a concretização deste projeto houve limitações definidas pela própria instituição, impactando esta realidade na assistência de enfermagem em ato. Conclusão: Constatou-se necessidade de promover capacitação dos profissionais de saúde como forma de dar continuidade ao projeto de sala de espera em prol da construção do conhecimento coletivo entre os pacientes que realizam tratamento hemodialítico. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2013-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/174510.9789/2175-5361.2013.v5i3.253-263Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 3 (2013); 253-263Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 3 (2013); 253-263Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 3 (2013); 253-2632175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745/pdf_863https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745/pdf_864Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Magda Carla de Oliveira Souza eSilva, Kênia Lara daSilva, Patrícia Aparecida BarbosaSilva, Líliam BarbosaVaz, Fada Marina de Oliveira2024-01-12T14:08:23Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1745Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:23Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS
title THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS
spellingShingle THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS
Silva, Magda Carla de Oliveira Souza e
diálise renal
educação em saúde
enfermagem
diálise renal
educação em saúde
enfermagem
title_short THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS
title_full THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS
title_fullStr THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS
title_full_unstemmed THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS
title_sort THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS
author Silva, Magda Carla de Oliveira Souza e
author_facet Silva, Magda Carla de Oliveira Souza e
Silva, Kênia Lara da
Silva, Patrícia Aparecida Barbosa
Silva, Líliam Barbosa
Vaz, Fada Marina de Oliveira
author_role author
author2 Silva, Kênia Lara da
Silva, Patrícia Aparecida Barbosa
Silva, Líliam Barbosa
Vaz, Fada Marina de Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Magda Carla de Oliveira Souza e
Silva, Kênia Lara da
Silva, Patrícia Aparecida Barbosa
Silva, Líliam Barbosa
Vaz, Fada Marina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv diálise renal
educação em saúde
enfermagem
diálise renal
educação em saúde
enfermagem
topic diálise renal
educação em saúde
enfermagem
diálise renal
educação em saúde
enfermagem
description Objetivo: Relatar experiência educativa em sala de espera com pacientes renais crônicos, descrevendo os temas solicitados pelos pacientes, a aderência desta abordagem educativa na hemodiálise e o envolvimento da equipe de enfermagem como agente promotora de educação em saúde. Método: Descritivo de abordagem qualitativa, tendo como cenário uma Clínica Nefrológica de um hospital público de Belo Horizonte, MG. Foram utilizados álbum seriado, teatro de fantoches e música como instrumentos na construção da intervenção. Resultados: O projeto sala de espera atingiu pacientes e familiares, possibilitando trocas de informações entre a tríade pacientes/familiares/profissionais de saúde. Entretanto, para a concretização deste projeto houve limitações definidas pela própria instituição, impactando esta realidade na assistência de enfermagem em ato. Conclusão: Constatou-se necessidade de promover capacitação dos profissionais de saúde como forma de dar continuidade ao projeto de sala de espera em prol da construção do conhecimento coletivo entre os pacientes que realizam tratamento hemodialítico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745
10.9789/2175-5361.2013.v5i3.253-263
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2013.v5i3.253-263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745/pdf_863
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745/pdf_864
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 3 (2013); 253-263
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 3 (2013); 253-263
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 3 (2013); 253-263
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218876525412352