Ações de Enfermagem ao paciente com Insuficiência Cardíaca: uma revisão integrativa Nursing actions for patients with heart failure: an integrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: lessa, Quezia Cristina da Silva Simões
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Frossard, Jenefer de Meneses, dos Santos, Fernanda Almenara Silva, Queluci, Gisella de Carvalho, Correia, Dayse Mary da Silva, Cavalcanti, Ana Carla Dantas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1469
Resumo: Objetivos: identificar estudos sobre as ações educativas aos pacientes com insuficiência cardíaca realizadas pelo enfermeiro e avaliar sua importância a fim de destacar métodos, estratégias e novos conceitos na área. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram selecionados 15 artigos nas bases de dados Lilacs, Medline e no Portal de Periódicos da Capes, publicados entre 1995 e 2010. Resultados: na análise, observou-se a prevalência de pesquisas sobre os benefícios da educação em saúde prestada nos mais variados cenários de atuação, principalmente durante a consulta de enfermagem, no uso de meios de comunicação à distância e por outros meios. Conclusão: a prática de ensino deve fazer parte do manejo diário começando o mais precocemente possível, no contexto hospitalar, e prolonga-se depois da alta, pois dessa forma observamos o aumento do conhecimento dos clientes sobre a doença e o propósito das intervenções farmacológicas e não farmacológicas. 
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