Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
DOI: | 10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102 |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336 |
Resumo: | Objetivo: Desvelar a percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem do componente curricular de Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem e os subsídios para a atuação profissional. Método: Estudo com abordagem qualitativa, norteada pelo Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Resultados: Realizado com três egressas do curso de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul que trabalham no município de Chapecó, SC. O Círculo de Cultura, nos quais percorreram-se as etapas do Itinerário de pesquisa, resultou três quadros: Importância da transversalidade da gestão no curso de enfermagem; Diálogo entre academia e o serviço; Auto percepção do preparo para o desempenho profissional. Considerações finais: As enfermeiras desvelaram que o ensino da gestão, durante a graduação apresenta fragilidades para o desenvolvimento da prática profissional e sugerem que o tema seja transversal durante o processo de formação. |
id |
UNIRIO-2_400ca6bfa8510b3ca91b0da6e8bdae64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/6336 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
spelling |
Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em EnfermagemEnfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação.EnfermagemObjetivo: Desvelar a percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem do componente curricular de Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem e os subsídios para a atuação profissional. Método: Estudo com abordagem qualitativa, norteada pelo Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Resultados: Realizado com três egressas do curso de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul que trabalham no município de Chapecó, SC. O Círculo de Cultura, nos quais percorreram-se as etapas do Itinerário de pesquisa, resultou três quadros: Importância da transversalidade da gestão no curso de enfermagem; Diálogo entre academia e o serviço; Auto percepção do preparo para o desempenho profissional. Considerações finais: As enfermeiras desvelaram que o ensino da gestão, durante a graduação apresenta fragilidades para o desenvolvimento da prática profissional e sugerem que o tema seja transversal durante o processo de formação.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2018-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/633610.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 4 (2018); 1098-1102Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 4 (2018); 1098-1102Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 4 (2018); 1098-11022175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Alexsandra MartinsCelich, Kátia Lilian Sedrezda Silva, Tatiana GaffuriDe Souza, Silvia SilvaBittencourt, Julia Valéria VargasGodinho Bertoncello, Kátia Cilene2019-05-13T12:38:46Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6336Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-05-13T12:38:46Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem |
title |
Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem |
spellingShingle |
Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem da Silva, Alexsandra Martins Enfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação. Enfermagem da Silva, Alexsandra Martins Enfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação. Enfermagem |
title_short |
Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem |
title_full |
Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem |
title_fullStr |
Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem |
title_sort |
Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem |
author |
da Silva, Alexsandra Martins |
author_facet |
da Silva, Alexsandra Martins da Silva, Alexsandra Martins Celich, Kátia Lilian Sedrez da Silva, Tatiana Gaffuri De Souza, Silvia Silva Bittencourt, Julia Valéria Vargas Godinho Bertoncello, Kátia Cilene Celich, Kátia Lilian Sedrez da Silva, Tatiana Gaffuri De Souza, Silvia Silva Bittencourt, Julia Valéria Vargas Godinho Bertoncello, Kátia Cilene |
author_role |
author |
author2 |
Celich, Kátia Lilian Sedrez da Silva, Tatiana Gaffuri De Souza, Silvia Silva Bittencourt, Julia Valéria Vargas Godinho Bertoncello, Kátia Cilene |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Alexsandra Martins Celich, Kátia Lilian Sedrez da Silva, Tatiana Gaffuri De Souza, Silvia Silva Bittencourt, Julia Valéria Vargas Godinho Bertoncello, Kátia Cilene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação. Enfermagem |
topic |
Enfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação. Enfermagem |
description |
Objetivo: Desvelar a percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem do componente curricular de Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem e os subsídios para a atuação profissional. Método: Estudo com abordagem qualitativa, norteada pelo Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Resultados: Realizado com três egressas do curso de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul que trabalham no município de Chapecó, SC. O Círculo de Cultura, nos quais percorreram-se as etapas do Itinerário de pesquisa, resultou três quadros: Importância da transversalidade da gestão no curso de enfermagem; Diálogo entre academia e o serviço; Auto percepção do preparo para o desempenho profissional. Considerações finais: As enfermeiras desvelaram que o ensino da gestão, durante a graduação apresenta fragilidades para o desenvolvimento da prática profissional e sugerem que o tema seja transversal durante o processo de formação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336 10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 4 (2018); 1098-1102 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 4 (2018); 1098-1102 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 4 (2018); 1098-1102 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1822181802233561088 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102 |