Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Alexsandra Martins
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Celich, Kátia Lilian Sedrez, da Silva, Tatiana Gaffuri, De Souza, Silvia Silva, Bittencourt, Julia Valéria Vargas, Godinho Bertoncello, Kátia Cilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
DOI: 10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336
Resumo: Objetivo: Desvelar a percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem do componente curricular de Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem e os subsídios para a atuação profissional. Método: Estudo com abordagem qualitativa, norteada pelo Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Resultados: Realizado com três egressas do curso de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul que trabalham no município de Chapecó, SC. O Círculo de Cultura, nos quais percorreram-se as etapas do Itinerário de pesquisa, resultou três quadros: Importância da transversalidade da gestão no curso de enfermagem; Diálogo entre academia e o serviço; Auto percepção do preparo para o desempenho profissional. Considerações finais: As enfermeiras desvelaram que o ensino da gestão, durante a graduação apresenta fragilidades para o desenvolvimento da prática profissional e sugerem que o tema seja transversal durante o processo de formação.
id UNIRIO-2_400ca6bfa8510b3ca91b0da6e8bdae64
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/6336
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
spelling Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em EnfermagemEnfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação.EnfermagemObjetivo: Desvelar a percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem do componente curricular de Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem e os subsídios para a atuação profissional. Método: Estudo com abordagem qualitativa, norteada pelo Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Resultados: Realizado com três egressas do curso de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul que trabalham no município de Chapecó, SC. O Círculo de Cultura, nos quais percorreram-se as etapas do Itinerário de pesquisa, resultou três quadros: Importância da transversalidade da gestão no curso de enfermagem; Diálogo entre academia e o serviço; Auto percepção do preparo para o desempenho profissional. Considerações finais: As enfermeiras desvelaram que o ensino da gestão, durante a graduação apresenta fragilidades para o desenvolvimento da prática profissional e sugerem que o tema seja transversal durante o processo de formação.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2018-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/633610.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 4 (2018); 1098-1102Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 4 (2018); 1098-1102Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 4 (2018); 1098-11022175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Alexsandra MartinsCelich, Kátia Lilian Sedrezda Silva, Tatiana GaffuriDe Souza, Silvia SilvaBittencourt, Julia Valéria VargasGodinho Bertoncello, Kátia Cilene2019-05-13T12:38:46Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6336Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-05-13T12:38:46Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
title Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
spellingShingle Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
da Silva, Alexsandra Martins
Enfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação.
Enfermagem
da Silva, Alexsandra Martins
Enfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação.
Enfermagem
title_short Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
title_full Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
title_fullStr Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
title_full_unstemmed Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
title_sort Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
author da Silva, Alexsandra Martins
author_facet da Silva, Alexsandra Martins
da Silva, Alexsandra Martins
Celich, Kátia Lilian Sedrez
da Silva, Tatiana Gaffuri
De Souza, Silvia Silva
Bittencourt, Julia Valéria Vargas
Godinho Bertoncello, Kátia Cilene
Celich, Kátia Lilian Sedrez
da Silva, Tatiana Gaffuri
De Souza, Silvia Silva
Bittencourt, Julia Valéria Vargas
Godinho Bertoncello, Kátia Cilene
author_role author
author2 Celich, Kátia Lilian Sedrez
da Silva, Tatiana Gaffuri
De Souza, Silvia Silva
Bittencourt, Julia Valéria Vargas
Godinho Bertoncello, Kátia Cilene
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Alexsandra Martins
Celich, Kátia Lilian Sedrez
da Silva, Tatiana Gaffuri
De Souza, Silvia Silva
Bittencourt, Julia Valéria Vargas
Godinho Bertoncello, Kátia Cilene
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação.
Enfermagem
topic Enfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação.
Enfermagem
description Objetivo: Desvelar a percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem do componente curricular de Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem e os subsídios para a atuação profissional. Método: Estudo com abordagem qualitativa, norteada pelo Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Resultados: Realizado com três egressas do curso de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul que trabalham no município de Chapecó, SC. O Círculo de Cultura, nos quais percorreram-se as etapas do Itinerário de pesquisa, resultou três quadros: Importância da transversalidade da gestão no curso de enfermagem; Diálogo entre academia e o serviço; Auto percepção do preparo para o desempenho profissional. Considerações finais: As enfermeiras desvelaram que o ensino da gestão, durante a graduação apresenta fragilidades para o desenvolvimento da prática profissional e sugerem que o tema seja transversal durante o processo de formação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336
10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 4 (2018); 1098-1102
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 4 (2018); 1098-1102
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 4 (2018); 1098-1102
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1822181802233561088
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102