Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Alexsandra Martins
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Celich, Kátia Lilian Sedrez, da Silva, Tatiana Gaffuri, De Souza, Silvia Silva, Bittencourt, Julia Valéria Vargas, Godinho Bertoncello, Kátia Cilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336
Resumo: Objetivo: Desvelar a percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem do componente curricular de Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem e os subsídios para a atuação profissional. Método: Estudo com abordagem qualitativa, norteada pelo Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Resultados: Realizado com três egressas do curso de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul que trabalham no município de Chapecó, SC. O Círculo de Cultura, nos quais percorreram-se as etapas do Itinerário de pesquisa, resultou três quadros: Importância da transversalidade da gestão no curso de enfermagem; Diálogo entre academia e o serviço; Auto percepção do preparo para o desempenho profissional. Considerações finais: As enfermeiras desvelaram que o ensino da gestão, durante a graduação apresenta fragilidades para o desenvolvimento da prática profissional e sugerem que o tema seja transversal durante o processo de formação.
id UNIRIO-2_400ca6bfa8510b3ca91b0da6e8bdae64
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/6336
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em EnfermagemEnfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação.EnfermagemObjetivo: Desvelar a percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem do componente curricular de Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem e os subsídios para a atuação profissional. Método: Estudo com abordagem qualitativa, norteada pelo Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Resultados: Realizado com três egressas do curso de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul que trabalham no município de Chapecó, SC. O Círculo de Cultura, nos quais percorreram-se as etapas do Itinerário de pesquisa, resultou três quadros: Importância da transversalidade da gestão no curso de enfermagem; Diálogo entre academia e o serviço; Auto percepção do preparo para o desempenho profissional. Considerações finais: As enfermeiras desvelaram que o ensino da gestão, durante a graduação apresenta fragilidades para o desenvolvimento da prática profissional e sugerem que o tema seja transversal durante o processo de formação.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2018-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/633610.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 4 (2018); 1098-1102Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 4 (2018); 1098-1102Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 4 (2018); 1098-11022175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Alexsandra MartinsCelich, Kátia Lilian Sedrezda Silva, Tatiana GaffuriDe Souza, Silvia SilvaBittencourt, Julia Valéria VargasGodinho Bertoncello, Kátia Cilene2019-05-13T12:38:46Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6336Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-05-13T12:38:46Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
title Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
spellingShingle Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
da Silva, Alexsandra Martins
Enfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação.
Enfermagem
title_short Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
title_full Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
title_fullStr Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
title_full_unstemmed Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
title_sort Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem
author da Silva, Alexsandra Martins
author_facet da Silva, Alexsandra Martins
Celich, Kátia Lilian Sedrez
da Silva, Tatiana Gaffuri
De Souza, Silvia Silva
Bittencourt, Julia Valéria Vargas
Godinho Bertoncello, Kátia Cilene
author_role author
author2 Celich, Kátia Lilian Sedrez
da Silva, Tatiana Gaffuri
De Souza, Silvia Silva
Bittencourt, Julia Valéria Vargas
Godinho Bertoncello, Kátia Cilene
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Alexsandra Martins
Celich, Kátia Lilian Sedrez
da Silva, Tatiana Gaffuri
De Souza, Silvia Silva
Bittencourt, Julia Valéria Vargas
Godinho Bertoncello, Kátia Cilene
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação.
Enfermagem
topic Enfermagem. Ensino. Gestão. Área de atuação profissional. Graduação.
Enfermagem
description Objetivo: Desvelar a percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem do componente curricular de Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem e os subsídios para a atuação profissional. Método: Estudo com abordagem qualitativa, norteada pelo Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Resultados: Realizado com três egressas do curso de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul que trabalham no município de Chapecó, SC. O Círculo de Cultura, nos quais percorreram-se as etapas do Itinerário de pesquisa, resultou três quadros: Importância da transversalidade da gestão no curso de enfermagem; Diálogo entre academia e o serviço; Auto percepção do preparo para o desempenho profissional. Considerações finais: As enfermeiras desvelaram que o ensino da gestão, durante a graduação apresenta fragilidades para o desenvolvimento da prática profissional e sugerem que o tema seja transversal durante o processo de formação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336
10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1098-1102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 4 (2018); 1098-1102
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 4 (2018); 1098-1102
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 4 (2018); 1098-1102
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218882105933824