Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8672 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: analisar o perfil dos enfermeiros-docentes da Graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Método: estudo descritivo, tipo survey, com dados extraídos dos currículos de 57 docentes, vinculados ao Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros em exercício no mês de maio/2017. Resultados: a maioria se graduou em Instituições de Ensino Superior públicas; 12 anos de experiência na educação superior; 15 anos de experiência profissional; titulação de mestrado e/ou doutorado e com publicações em periódicos QUALIS com menor relevância. Utilizaram abordagem quantitativa, na área de saúde do adulto. Conclusão: a experiência e titulação qualificam os docentes para a assistência e/ou o ensino e a opção pelas áreas temáticas refletem preocupação com a qualidade do cuidado. Recomenda-se a inserção dos docentes em Grupos de Pesquisa e os estudantes na Iniciação Científica, importantes estratégias de qualificação da profissão para proporcionar maior visibilidade, reconhecimento e consolidação da Enfermagem como ciência. |
id |
UNIRIO-2_896aee242f2408c5ddca6e989b3ad785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/8672 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar?Docente de EnfermagemEducação SuperiorPrática ProfissionalUniversidadePapel do Profissional de Enfermagem.Docente de EnfermagemEducação SuperiorPrática ProfissionalUniversidadePapel do Profissional de Enfermagem.RESUMO Objetivo: analisar o perfil dos enfermeiros-docentes da Graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Método: estudo descritivo, tipo survey, com dados extraídos dos currículos de 57 docentes, vinculados ao Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros em exercício no mês de maio/2017. Resultados: a maioria se graduou em Instituições de Ensino Superior públicas; 12 anos de experiência na educação superior; 15 anos de experiência profissional; titulação de mestrado e/ou doutorado e com publicações em periódicos QUALIS com menor relevância. Utilizaram abordagem quantitativa, na área de saúde do adulto. Conclusão: a experiência e titulação qualificam os docentes para a assistência e/ou o ensino e a opção pelas áreas temáticas refletem preocupação com a qualidade do cuidado. Recomenda-se a inserção dos docentes em Grupos de Pesquisa e os estudantes na Iniciação Científica, importantes estratégias de qualificação da profissão para proporcionar maior visibilidade, reconhecimento e consolidação da Enfermagem como ciência. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/867210.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8672Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 559-565Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 559-565Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 559-5652175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8672/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8672/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Emerson Willian SantosSilva, Mércia Beatriz MartinsGonçalves, Renata Patrícia FonsecaBarbosa, Henrique AndradeVieira, Maria Aparecida2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/8672Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar? |
title |
Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar? |
spellingShingle |
Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar? Almeida, Emerson Willian Santos Docente de Enfermagem Educação Superior Prática Profissional Universidade Papel do Profissional de Enfermagem. Docente de Enfermagem Educação Superior Prática Profissional Universidade Papel do Profissional de Enfermagem. |
title_short |
Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar? |
title_full |
Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar? |
title_fullStr |
Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar? |
title_full_unstemmed |
Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar? |
title_sort |
Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar? |
author |
Almeida, Emerson Willian Santos |
author_facet |
Almeida, Emerson Willian Santos Silva, Mércia Beatriz Martins Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca Barbosa, Henrique Andrade Vieira, Maria Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Mércia Beatriz Martins Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca Barbosa, Henrique Andrade Vieira, Maria Aparecida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Emerson Willian Santos Silva, Mércia Beatriz Martins Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca Barbosa, Henrique Andrade Vieira, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docente de Enfermagem Educação Superior Prática Profissional Universidade Papel do Profissional de Enfermagem. Docente de Enfermagem Educação Superior Prática Profissional Universidade Papel do Profissional de Enfermagem. |
topic |
Docente de Enfermagem Educação Superior Prática Profissional Universidade Papel do Profissional de Enfermagem. Docente de Enfermagem Educação Superior Prática Profissional Universidade Papel do Profissional de Enfermagem. |
description |
RESUMO Objetivo: analisar o perfil dos enfermeiros-docentes da Graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Método: estudo descritivo, tipo survey, com dados extraídos dos currículos de 57 docentes, vinculados ao Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros em exercício no mês de maio/2017. Resultados: a maioria se graduou em Instituições de Ensino Superior públicas; 12 anos de experiência na educação superior; 15 anos de experiência profissional; titulação de mestrado e/ou doutorado e com publicações em periódicos QUALIS com menor relevância. Utilizaram abordagem quantitativa, na área de saúde do adulto. Conclusão: a experiência e titulação qualificam os docentes para a assistência e/ou o ensino e a opção pelas áreas temáticas refletem preocupação com a qualidade do cuidado. Recomenda-se a inserção dos docentes em Grupos de Pesquisa e os estudantes na Iniciação Científica, importantes estratégias de qualificação da profissão para proporcionar maior visibilidade, reconhecimento e consolidação da Enfermagem como ciência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8672 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8672 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8672 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8672/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8672/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 559-565 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 559-565 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 559-565 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218884888854528 |