Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Emerson Willian Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Mércia Beatriz Martins, Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca, Barbosa, Henrique Andrade, Vieira, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8672
Resumo: RESUMO Objetivo: analisar o perfil dos enfermeiros-docentes da Graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Método: estudo descritivo, tipo survey, com dados extraídos dos currículos de 57 docentes, vinculados ao Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros em exercício no mês de maio/2017. Resultados: a maioria se graduou em Instituições de Ensino Superior públicas; 12 anos de experiência na educação superior; 15 anos de experiência profissional; titulação de mestrado e/ou doutorado e com publicações em periódicos QUALIS com menor relevância. Utilizaram abordagem quantitativa, na área de saúde do adulto. Conclusão: a experiência e titulação qualificam os docentes para a assistência e/ou o ensino e a opção pelas áreas temáticas refletem preocupação com a qualidade do cuidado. Recomenda-se a inserção dos docentes em Grupos de Pesquisa e os estudantes na Iniciação Científica, importantes estratégias de qualificação da profissão para proporcionar maior visibilidade, reconhecimento e consolidação da Enfermagem como ciência.
id UNIRIO-2_896aee242f2408c5ddca6e989b3ad785
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/8672
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar?Docente de EnfermagemEducação SuperiorPrática ProfissionalUniversidadePapel do Profissional de Enfermagem.Docente de EnfermagemEducação SuperiorPrática ProfissionalUniversidadePapel do Profissional de Enfermagem.RESUMO Objetivo: analisar o perfil dos enfermeiros-docentes da Graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Método: estudo descritivo, tipo survey, com dados extraídos dos currículos de 57 docentes, vinculados ao Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros em exercício no mês de maio/2017. Resultados: a maioria se graduou em Instituições de Ensino Superior públicas; 12 anos de experiência na educação superior; 15 anos de experiência profissional; titulação de mestrado e/ou doutorado e com publicações em periódicos QUALIS com menor relevância. Utilizaram abordagem quantitativa, na área de saúde do adulto. Conclusão: a experiência e titulação qualificam os docentes para a assistência e/ou o ensino e a opção pelas áreas temáticas refletem preocupação com a qualidade do cuidado. Recomenda-se a inserção dos docentes em Grupos de Pesquisa e os estudantes na Iniciação Científica, importantes estratégias de qualificação da profissão para proporcionar maior visibilidade, reconhecimento e consolidação da Enfermagem como ciência. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/867210.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8672Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 559-565Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 559-565Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 559-5652175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8672/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8672/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Emerson Willian SantosSilva, Mércia Beatriz MartinsGonçalves, Renata Patrícia FonsecaBarbosa, Henrique AndradeVieira, Maria Aparecida2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/8672Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar?
title Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar?
spellingShingle Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar?
Almeida, Emerson Willian Santos
Docente de Enfermagem
Educação Superior
Prática Profissional
Universidade
Papel do Profissional de Enfermagem.
Docente de Enfermagem
Educação Superior
Prática Profissional
Universidade
Papel do Profissional de Enfermagem.
title_short Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar?
title_full Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar?
title_fullStr Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar?
title_full_unstemmed Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar?
title_sort Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar?
author Almeida, Emerson Willian Santos
author_facet Almeida, Emerson Willian Santos
Silva, Mércia Beatriz Martins
Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca
Barbosa, Henrique Andrade
Vieira, Maria Aparecida
author_role author
author2 Silva, Mércia Beatriz Martins
Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca
Barbosa, Henrique Andrade
Vieira, Maria Aparecida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Emerson Willian Santos
Silva, Mércia Beatriz Martins
Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca
Barbosa, Henrique Andrade
Vieira, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Docente de Enfermagem
Educação Superior
Prática Profissional
Universidade
Papel do Profissional de Enfermagem.
Docente de Enfermagem
Educação Superior
Prática Profissional
Universidade
Papel do Profissional de Enfermagem.
topic Docente de Enfermagem
Educação Superior
Prática Profissional
Universidade
Papel do Profissional de Enfermagem.
Docente de Enfermagem
Educação Superior
Prática Profissional
Universidade
Papel do Profissional de Enfermagem.
description RESUMO Objetivo: analisar o perfil dos enfermeiros-docentes da Graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Método: estudo descritivo, tipo survey, com dados extraídos dos currículos de 57 docentes, vinculados ao Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros em exercício no mês de maio/2017. Resultados: a maioria se graduou em Instituições de Ensino Superior públicas; 12 anos de experiência na educação superior; 15 anos de experiência profissional; titulação de mestrado e/ou doutorado e com publicações em periódicos QUALIS com menor relevância. Utilizaram abordagem quantitativa, na área de saúde do adulto. Conclusão: a experiência e titulação qualificam os docentes para a assistência e/ou o ensino e a opção pelas áreas temáticas refletem preocupação com a qualidade do cuidado. Recomenda-se a inserção dos docentes em Grupos de Pesquisa e os estudantes na Iniciação Científica, importantes estratégias de qualificação da profissão para proporcionar maior visibilidade, reconhecimento e consolidação da Enfermagem como ciência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8672
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8672
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8672
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8672/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8672/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 559-565
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 559-565
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 559-565
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218884888854528