Educational practices on the anxiety control of patients in pre-operative heart surgery: integration review / Práticas educativas no controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benevides, Luana Maria Bráz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Lúcia de Fátima, e Silva, Gabriela Costa, Farias, Maria Sinara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8496
Resumo: Objetivo: descrever, com base na literatura, as contribuições das práticas educativas para o controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca. Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada no período de novembro a dezembro de 2017 nas Bases de Dados PUBMED, BDENF – BIREME, SCIELO E MEDLINE, com a inclusão de 24 artigos que compuseram esse estudo. Resultados: Sobre o diagnóstico ansiedade, os artigos analisados mostraram maior presença no sexo feminino, em diferentes faixas etárias, mas mais prevalente em idades mais avançadas. Educação em saúde tem apresentado excelente resultados na diminuição da ansiedade, que uma vez realizada pelo enfermeiro, potencializa o cuidado. Conclusão: Processos educativos realizados no pré-operatório de cirurgia cardíaca, auxiliam para uma boa recuperação, pois com o envolvimento do paciente no processo, o tornará tranquilo e confortável.
id UNIRIO-2_89f4c9da4bdd442c3f078ba775744338
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/8496
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Educational practices on the anxiety control of patients in pre-operative heart surgery: integration review / Práticas educativas no controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: revisão integrativaAnsiedadeCirurgia CardíacaEnfermagemEducação em saúdeEmpatiaAnsiedade no pré-operatório de cirurgia cardíacaObjetivo: descrever, com base na literatura, as contribuições das práticas educativas para o controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca. Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada no período de novembro a dezembro de 2017 nas Bases de Dados PUBMED, BDENF – BIREME, SCIELO E MEDLINE, com a inclusão de 24 artigos que compuseram esse estudo. Resultados: Sobre o diagnóstico ansiedade, os artigos analisados mostraram maior presença no sexo feminino, em diferentes faixas etárias, mas mais prevalente em idades mais avançadas. Educação em saúde tem apresentado excelente resultados na diminuição da ansiedade, que uma vez realizada pelo enfermeiro, potencializa o cuidado. Conclusão: Processos educativos realizados no pré-operatório de cirurgia cardíaca, auxiliam para uma boa recuperação, pois com o envolvimento do paciente no processo, o tornará tranquilo e confortável. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRevisão de literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/849610.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8496Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 437-443Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 437-443Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 437-4432175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8496/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8496/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBenevides, Luana Maria Brázda Silva, Lúcia de Fátimae Silva, Gabriela CostaFarias, Maria Sinara2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/8496Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educational practices on the anxiety control of patients in pre-operative heart surgery: integration review / Práticas educativas no controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: revisão integrativa
title Educational practices on the anxiety control of patients in pre-operative heart surgery: integration review / Práticas educativas no controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: revisão integrativa
spellingShingle Educational practices on the anxiety control of patients in pre-operative heart surgery: integration review / Práticas educativas no controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: revisão integrativa
Benevides, Luana Maria Bráz
Ansiedade
Cirurgia Cardíaca
Enfermagem
Educação em saúde
Empatia
Ansiedade no pré-operatório de cirurgia cardíaca
title_short Educational practices on the anxiety control of patients in pre-operative heart surgery: integration review / Práticas educativas no controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: revisão integrativa
title_full Educational practices on the anxiety control of patients in pre-operative heart surgery: integration review / Práticas educativas no controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: revisão integrativa
title_fullStr Educational practices on the anxiety control of patients in pre-operative heart surgery: integration review / Práticas educativas no controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: revisão integrativa
title_full_unstemmed Educational practices on the anxiety control of patients in pre-operative heart surgery: integration review / Práticas educativas no controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: revisão integrativa
title_sort Educational practices on the anxiety control of patients in pre-operative heart surgery: integration review / Práticas educativas no controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: revisão integrativa
author Benevides, Luana Maria Bráz
author_facet Benevides, Luana Maria Bráz
da Silva, Lúcia de Fátima
e Silva, Gabriela Costa
Farias, Maria Sinara
author_role author
author2 da Silva, Lúcia de Fátima
e Silva, Gabriela Costa
Farias, Maria Sinara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benevides, Luana Maria Bráz
da Silva, Lúcia de Fátima
e Silva, Gabriela Costa
Farias, Maria Sinara
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Cirurgia Cardíaca
Enfermagem
Educação em saúde
Empatia
Ansiedade no pré-operatório de cirurgia cardíaca
topic Ansiedade
Cirurgia Cardíaca
Enfermagem
Educação em saúde
Empatia
Ansiedade no pré-operatório de cirurgia cardíaca
description Objetivo: descrever, com base na literatura, as contribuições das práticas educativas para o controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca. Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada no período de novembro a dezembro de 2017 nas Bases de Dados PUBMED, BDENF – BIREME, SCIELO E MEDLINE, com a inclusão de 24 artigos que compuseram esse estudo. Resultados: Sobre o diagnóstico ansiedade, os artigos analisados mostraram maior presença no sexo feminino, em diferentes faixas etárias, mas mais prevalente em idades mais avançadas. Educação em saúde tem apresentado excelente resultados na diminuição da ansiedade, que uma vez realizada pelo enfermeiro, potencializa o cuidado. Conclusão: Processos educativos realizados no pré-operatório de cirurgia cardíaca, auxiliam para uma boa recuperação, pois com o envolvimento do paciente no processo, o tornará tranquilo e confortável.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8496
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8496
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8496
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8496/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8496/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 437-443
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 437-443
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 437-443
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218884815454208