Experimenting to play with hospitalized child: perception of nursing student / Experimentando o brincar junto a criança hospitalizada: percepção do acadêmico de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cipriano, Esvana Quinelato
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Laignier, Mariana Rabello, Júnior, Josemar Ferreira, da Silva, Liliane Faria, Bastos Depianti, Jéssica Renata, Nunes Nascimento, Luciana de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10018
Resumo: Objetivo: descrever a percepção dos acadêmicos de enfermagem em relação ao brincar junto a criança hospitalizada. Método: Estudo qualitativo, que ocorreu no período de abril a junho de 2016, por meio de atividades lúdicas, seguida de entrevista semiestruturada com 13 acadêmicos de enfermagem, sendo a entrevista transcrita e submetida à análise temática. Resultados: os acadêmicos identificaram o brincar como uma estratégia de cuidado à criança hospitalizada, devendo esta atividade se tornar rotina em ambiente hospitalar, pois promovem bem-estar e felicidade. Além disso, perceberam que, por meio da brincadeira, a criança cria um vínculo com o profissional, facilitando a assistência. Considerações finais: este estudo contribui para uma reflexão sobre o brincar para a criança hospitalizada, visando que esse conteúdo ultrapasse as fronteiras da sala de aula, favorecendo a sensibilização do aluno para sua utilização futura, quando enfermeiro.
id UNIRIO-2_8eb624f15951f6ee52f78978459d76f3
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/10018
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Experimenting to play with hospitalized child: perception of nursing student / Experimentando o brincar junto a criança hospitalizada: percepção do acadêmico de enfermagemJogos e brinquedosCriança hospitalizadaEstudantes de enfermagemEnsinoBrincar para criança hospitalizadaObjetivo: descrever a percepção dos acadêmicos de enfermagem em relação ao brincar junto a criança hospitalizada. Método: Estudo qualitativo, que ocorreu no período de abril a junho de 2016, por meio de atividades lúdicas, seguida de entrevista semiestruturada com 13 acadêmicos de enfermagem, sendo a entrevista transcrita e submetida à análise temática. Resultados: os acadêmicos identificaram o brincar como uma estratégia de cuidado à criança hospitalizada, devendo esta atividade se tornar rotina em ambiente hospitalar, pois promovem bem-estar e felicidade. Além disso, perceberam que, por meio da brincadeira, a criança cria um vínculo com o profissional, facilitando a assistência. Considerações finais: este estudo contribui para uma reflexão sobre o brincar para a criança hospitalizada, visando que esse conteúdo ultrapasse as fronteiras da sala de aula, favorecendo a sensibilização do aluno para sua utilização futura, quando enfermeiro. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1001810.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10018Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1329-1335Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1329-1335Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 1329-13352175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10018/10436https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10018/10437Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCipriano, Esvana QuinelatoLaignier, Mariana RabelloJúnior, Josemar Ferreirada Silva, Liliane FariaBastos Depianti, Jéssica RenataNunes Nascimento, Luciana de Cássia2021-05-15T13:41:22Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/10018Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-15T13:41:22Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimenting to play with hospitalized child: perception of nursing student / Experimentando o brincar junto a criança hospitalizada: percepção do acadêmico de enfermagem
title Experimenting to play with hospitalized child: perception of nursing student / Experimentando o brincar junto a criança hospitalizada: percepção do acadêmico de enfermagem
spellingShingle Experimenting to play with hospitalized child: perception of nursing student / Experimentando o brincar junto a criança hospitalizada: percepção do acadêmico de enfermagem
Cipriano, Esvana Quinelato
Jogos e brinquedos
Criança hospitalizada
Estudantes de enfermagem
Ensino
Brincar para criança hospitalizada
title_short Experimenting to play with hospitalized child: perception of nursing student / Experimentando o brincar junto a criança hospitalizada: percepção do acadêmico de enfermagem
title_full Experimenting to play with hospitalized child: perception of nursing student / Experimentando o brincar junto a criança hospitalizada: percepção do acadêmico de enfermagem
title_fullStr Experimenting to play with hospitalized child: perception of nursing student / Experimentando o brincar junto a criança hospitalizada: percepção do acadêmico de enfermagem
title_full_unstemmed Experimenting to play with hospitalized child: perception of nursing student / Experimentando o brincar junto a criança hospitalizada: percepção do acadêmico de enfermagem
title_sort Experimenting to play with hospitalized child: perception of nursing student / Experimentando o brincar junto a criança hospitalizada: percepção do acadêmico de enfermagem
author Cipriano, Esvana Quinelato
author_facet Cipriano, Esvana Quinelato
Laignier, Mariana Rabello
Júnior, Josemar Ferreira
da Silva, Liliane Faria
Bastos Depianti, Jéssica Renata
Nunes Nascimento, Luciana de Cássia
author_role author
author2 Laignier, Mariana Rabello
Júnior, Josemar Ferreira
da Silva, Liliane Faria
Bastos Depianti, Jéssica Renata
Nunes Nascimento, Luciana de Cássia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cipriano, Esvana Quinelato
Laignier, Mariana Rabello
Júnior, Josemar Ferreira
da Silva, Liliane Faria
Bastos Depianti, Jéssica Renata
Nunes Nascimento, Luciana de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e brinquedos
Criança hospitalizada
Estudantes de enfermagem
Ensino
Brincar para criança hospitalizada
topic Jogos e brinquedos
Criança hospitalizada
Estudantes de enfermagem
Ensino
Brincar para criança hospitalizada
description Objetivo: descrever a percepção dos acadêmicos de enfermagem em relação ao brincar junto a criança hospitalizada. Método: Estudo qualitativo, que ocorreu no período de abril a junho de 2016, por meio de atividades lúdicas, seguida de entrevista semiestruturada com 13 acadêmicos de enfermagem, sendo a entrevista transcrita e submetida à análise temática. Resultados: os acadêmicos identificaram o brincar como uma estratégia de cuidado à criança hospitalizada, devendo esta atividade se tornar rotina em ambiente hospitalar, pois promovem bem-estar e felicidade. Além disso, perceberam que, por meio da brincadeira, a criança cria um vínculo com o profissional, facilitando a assistência. Considerações finais: este estudo contribui para uma reflexão sobre o brincar para a criança hospitalizada, visando que esse conteúdo ultrapasse as fronteiras da sala de aula, favorecendo a sensibilização do aluno para sua utilização futura, quando enfermeiro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Entrevista de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10018
10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10018
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10018
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10018/10436
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10018/10437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1329-1335
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1329-1335
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 1329-1335
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218885883953152