Content validation of an instrument to assess the knowledge about the measurement of blood pressure
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3585 |
Resumo: | Objetivo: Validar um instrumento para avaliação sobre o conhecimento dos graduandos de enfermagem acerca da medida da pressão arterial. Métodos: Estudo metodológico, desenvolvido com 27 enfermeiros juízes, docentes da disciplina de semiologia e/ou semiotécnica, com no mínimo 1 ano de experiência nas disciplinas, em três etapas: levantamento da literatura para a elaboração do questionário do conhecimento; submissão aos juízes; e validação de conteúdo mediante o Índice Kappa, aceitando-se o valor > 0,61, e Índice de Validade de Conteúdo (IVC) > 0,75. Resultados: As 12 questões obtiveram Kappa e IVC dentro dos parâmetros estabelecidos para a validade de conteúdo, 7 apresentaram índice de concordância perfeito e 5 exigiam alterações. Conclusão: Não foi necessária a retirada de questões do instrumento, o que expressa que elas apresentam representatividade e extensão acerca do domínio de interesse, favorecendo a avaliação do conhecimento. |
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Content validation of an instrument to assess the knowledge about the measurement of blood pressureEnfermagemDeterminação da pressão arterialEstudos de validaçãoConhecimentoQuestionáriosEnfermagemDeterminação da pressão arterialEstudos de validaçãoConhecimentoQuestionáriosObjetivo: Validar um instrumento para avaliação sobre o conhecimento dos graduandos de enfermagem acerca da medida da pressão arterial. Métodos: Estudo metodológico, desenvolvido com 27 enfermeiros juízes, docentes da disciplina de semiologia e/ou semiotécnica, com no mínimo 1 ano de experiência nas disciplinas, em três etapas: levantamento da literatura para a elaboração do questionário do conhecimento; submissão aos juízes; e validação de conteúdo mediante o Índice Kappa, aceitando-se o valor > 0,61, e Índice de Validade de Conteúdo (IVC) > 0,75. Resultados: As 12 questões obtiveram Kappa e IVC dentro dos parâmetros estabelecidos para a validade de conteúdo, 7 apresentaram índice de concordância perfeito e 5 exigiam alterações. Conclusão: Não foi necessária a retirada de questões do instrumento, o que expressa que elas apresentam representatividade e extensão acerca do domínio de interesse, favorecendo a avaliação do conhecimento.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de Campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/358510.9789/2175-5361.2015.v7i2.2475-2485Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 2 (2015); 2475-2485Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 2 (2015); 2475-2485Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 2 (2015); 2475-24852175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3585/pdf_1578https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3585/pdf_1579Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessTibúrcio, Manuela PintoMartins Melo, Gabriela de SousaCâmara Balduíno, Lívia SêmeleSoares de Freitas, Camylla CavalcanteFernandes Costa, Isabelle KatherinneTorres, Gilson de Vasconcelos2015-04-01T08:40:52Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3585Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2015-04-01T08:40:52Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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Objetivo: Validar um instrumento para avaliação sobre o conhecimento dos graduandos de enfermagem acerca da medida da pressão arterial. Métodos: Estudo metodológico, desenvolvido com 27 enfermeiros juízes, docentes da disciplina de semiologia e/ou semiotécnica, com no mínimo 1 ano de experiência nas disciplinas, em três etapas: levantamento da literatura para a elaboração do questionário do conhecimento; submissão aos juízes; e validação de conteúdo mediante o Índice Kappa, aceitando-se o valor > 0,61, e Índice de Validade de Conteúdo (IVC) > 0,75. Resultados: As 12 questões obtiveram Kappa e IVC dentro dos parâmetros estabelecidos para a validade de conteúdo, 7 apresentaram índice de concordância perfeito e 5 exigiam alterações. Conclusão: Não foi necessária a retirada de questões do instrumento, o que expressa que elas apresentam representatividade e extensão acerca do domínio de interesse, favorecendo a avaliação do conhecimento. |
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