Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Barbara Caroliny
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nascimento, Marcia Gabriela Gomes, Lima, Rogério Silva, Dázio, Eliza Maria Resende, Fava, Silvana Maria Coelho Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182
Resumo: Objetivo: investigar os conhecimentos teórico e prático sobre a medida da pressão arterial entre graduandos de enfermagem. Método: estudo com abordagem mista, descritivo e exploratório, com corte transversal, realizado em 2015, com 40 graduandos de enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais, em três fases: observacional, levantamento do conhecimento teórico e grupo focal. Organização dos dados pela análise temática. Resultados: Da análise dos dados foi construído o mapa temático, As falhas na interelação teoria-prática como tema central e seus subtemas, Barreiras para o aprendizado teórico, Barreiras para aprendizado prático, Barreiras no processo de acompanhamento e avaliação e Estratégias para melhoria do processo de ensino aprendizagem. Conclusão: As lacunas do conhecimento teórico e prático sobre a medida da pressão arterial contribuem para a obtenção de valores não fidedignos, o que compromete a segurança do paciente. 
id UNIRIO-2_99e65f0cb65b11c50ffa616793bbca8c
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/6182
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de EnfermagemEnfermagemPressão ArterialConhecimentoEducação em EnfermagemPressão ArterialObjetivo: investigar os conhecimentos teórico e prático sobre a medida da pressão arterial entre graduandos de enfermagem. Método: estudo com abordagem mista, descritivo e exploratório, com corte transversal, realizado em 2015, com 40 graduandos de enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais, em três fases: observacional, levantamento do conhecimento teórico e grupo focal. Organização dos dados pela análise temática. Resultados: Da análise dos dados foi construído o mapa temático, As falhas na interelação teoria-prática como tema central e seus subtemas, Barreiras para o aprendizado teórico, Barreiras para aprendizado prático, Barreiras no processo de acompanhamento e avaliação e Estratégias para melhoria do processo de ensino aprendizagem. Conclusão: As lacunas do conhecimento teórico e prático sobre a medida da pressão arterial contribuem para a obtenção de valores não fidedignos, o que compromete a segurança do paciente. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEstudo com abordagem mista, observacional, descritivo e exploratório, com corte transversal.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/618210.9789/2175-5361.2018.v10i3.729-736Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 3 (2018); 729-736Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 3 (2018); 729-736Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 3 (2018); 729-7362175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Barbara CarolinyNascimento, Marcia Gabriela GomesLima, Rogério SilvaDázio, Eliza Maria ResendeFava, Silvana Maria Coelho Leite2018-07-18T13:25:31Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6182Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2018-07-18T13:25:31Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem
title Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem
spellingShingle Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem
Pereira, Barbara Caroliny
Enfermagem
Pressão Arterial
Conhecimento
Educação em Enfermagem
Pressão Arterial
title_short Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem
title_full Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem
title_fullStr Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem
title_full_unstemmed Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem
title_sort Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem
author Pereira, Barbara Caroliny
author_facet Pereira, Barbara Caroliny
Nascimento, Marcia Gabriela Gomes
Lima, Rogério Silva
Dázio, Eliza Maria Resende
Fava, Silvana Maria Coelho Leite
author_role author
author2 Nascimento, Marcia Gabriela Gomes
Lima, Rogério Silva
Dázio, Eliza Maria Resende
Fava, Silvana Maria Coelho Leite
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Barbara Caroliny
Nascimento, Marcia Gabriela Gomes
Lima, Rogério Silva
Dázio, Eliza Maria Resende
Fava, Silvana Maria Coelho Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Pressão Arterial
Conhecimento
Educação em Enfermagem
Pressão Arterial
topic Enfermagem
Pressão Arterial
Conhecimento
Educação em Enfermagem
Pressão Arterial
description Objetivo: investigar os conhecimentos teórico e prático sobre a medida da pressão arterial entre graduandos de enfermagem. Método: estudo com abordagem mista, descritivo e exploratório, com corte transversal, realizado em 2015, com 40 graduandos de enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais, em três fases: observacional, levantamento do conhecimento teórico e grupo focal. Organização dos dados pela análise temática. Resultados: Da análise dos dados foi construído o mapa temático, As falhas na interelação teoria-prática como tema central e seus subtemas, Barreiras para o aprendizado teórico, Barreiras para aprendizado prático, Barreiras no processo de acompanhamento e avaliação e Estratégias para melhoria do processo de ensino aprendizagem. Conclusão: As lacunas do conhecimento teórico e prático sobre a medida da pressão arterial contribuem para a obtenção de valores não fidedignos, o que compromete a segurança do paciente. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Estudo com abordagem mista, observacional, descritivo e exploratório, com corte transversal.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182
10.9789/2175-5361.2018.v10i3.729-736
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2018.v10i3.729-736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 3 (2018); 729-736
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 3 (2018); 729-736
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 3 (2018); 729-736
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218882005270528