Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182 |
Resumo: | Objetivo: investigar os conhecimentos teórico e prático sobre a medida da pressão arterial entre graduandos de enfermagem. Método: estudo com abordagem mista, descritivo e exploratório, com corte transversal, realizado em 2015, com 40 graduandos de enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais, em três fases: observacional, levantamento do conhecimento teórico e grupo focal. Organização dos dados pela análise temática. Resultados: Da análise dos dados foi construído o mapa temático, As falhas na interelação teoria-prática como tema central e seus subtemas, Barreiras para o aprendizado teórico, Barreiras para aprendizado prático, Barreiras no processo de acompanhamento e avaliação e Estratégias para melhoria do processo de ensino aprendizagem. Conclusão: As lacunas do conhecimento teórico e prático sobre a medida da pressão arterial contribuem para a obtenção de valores não fidedignos, o que compromete a segurança do paciente. |
id |
UNIRIO-2_99e65f0cb65b11c50ffa616793bbca8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/6182 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de EnfermagemEnfermagemPressão ArterialConhecimentoEducação em EnfermagemPressão ArterialObjetivo: investigar os conhecimentos teórico e prático sobre a medida da pressão arterial entre graduandos de enfermagem. Método: estudo com abordagem mista, descritivo e exploratório, com corte transversal, realizado em 2015, com 40 graduandos de enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais, em três fases: observacional, levantamento do conhecimento teórico e grupo focal. Organização dos dados pela análise temática. Resultados: Da análise dos dados foi construído o mapa temático, As falhas na interelação teoria-prática como tema central e seus subtemas, Barreiras para o aprendizado teórico, Barreiras para aprendizado prático, Barreiras no processo de acompanhamento e avaliação e Estratégias para melhoria do processo de ensino aprendizagem. Conclusão: As lacunas do conhecimento teórico e prático sobre a medida da pressão arterial contribuem para a obtenção de valores não fidedignos, o que compromete a segurança do paciente. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEstudo com abordagem mista, observacional, descritivo e exploratório, com corte transversal.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/618210.9789/2175-5361.2018.v10i3.729-736Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 3 (2018); 729-736Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 3 (2018); 729-736Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 3 (2018); 729-7362175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Barbara CarolinyNascimento, Marcia Gabriela GomesLima, Rogério SilvaDázio, Eliza Maria ResendeFava, Silvana Maria Coelho Leite2018-07-18T13:25:31Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6182Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2018-07-18T13:25:31Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem |
title |
Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem |
spellingShingle |
Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem Pereira, Barbara Caroliny Enfermagem Pressão Arterial Conhecimento Educação em Enfermagem Pressão Arterial |
title_short |
Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem |
title_full |
Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem |
title_fullStr |
Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem |
title_sort |
Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem |
author |
Pereira, Barbara Caroliny |
author_facet |
Pereira, Barbara Caroliny Nascimento, Marcia Gabriela Gomes Lima, Rogério Silva Dázio, Eliza Maria Resende Fava, Silvana Maria Coelho Leite |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Marcia Gabriela Gomes Lima, Rogério Silva Dázio, Eliza Maria Resende Fava, Silvana Maria Coelho Leite |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Barbara Caroliny Nascimento, Marcia Gabriela Gomes Lima, Rogério Silva Dázio, Eliza Maria Resende Fava, Silvana Maria Coelho Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Pressão Arterial Conhecimento Educação em Enfermagem Pressão Arterial |
topic |
Enfermagem Pressão Arterial Conhecimento Educação em Enfermagem Pressão Arterial |
description |
Objetivo: investigar os conhecimentos teórico e prático sobre a medida da pressão arterial entre graduandos de enfermagem. Método: estudo com abordagem mista, descritivo e exploratório, com corte transversal, realizado em 2015, com 40 graduandos de enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais, em três fases: observacional, levantamento do conhecimento teórico e grupo focal. Organização dos dados pela análise temática. Resultados: Da análise dos dados foi construído o mapa temático, As falhas na interelação teoria-prática como tema central e seus subtemas, Barreiras para o aprendizado teórico, Barreiras para aprendizado prático, Barreiras no processo de acompanhamento e avaliação e Estratégias para melhoria do processo de ensino aprendizagem. Conclusão: As lacunas do conhecimento teórico e prático sobre a medida da pressão arterial contribuem para a obtenção de valores não fidedignos, o que compromete a segurança do paciente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Estudo com abordagem mista, observacional, descritivo e exploratório, com corte transversal. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182 10.9789/2175-5361.2018.v10i3.729-736 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2018.v10i3.729-736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 3 (2018); 729-736 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 3 (2018); 729-736 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 3 (2018); 729-736 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218882005270528 |