Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de Enfermagem
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
DOI: | 10.9789/2175-5361.2018.v10i3.729-736 |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182 |
Resumo: | Objetivo: investigar os conhecimentos teórico e prático sobre a medida da pressão arterial entre graduandos de enfermagem. Método: estudo com abordagem mista, descritivo e exploratório, com corte transversal, realizado em 2015, com 40 graduandos de enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais, em três fases: observacional, levantamento do conhecimento teórico e grupo focal. Organização dos dados pela análise temática. Resultados: Da análise dos dados foi construído o mapa temático, As falhas na interelação teoria-prática como tema central e seus subtemas, Barreiras para o aprendizado teórico, Barreiras para aprendizado prático, Barreiras no processo de acompanhamento e avaliação e Estratégias para melhoria do processo de ensino aprendizagem. Conclusão: As lacunas do conhecimento teórico e prático sobre a medida da pressão arterial contribuem para a obtenção de valores não fidedignos, o que compromete a segurança do paciente. |
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Knowledge and Skills About Measuring Blood Pressure Among Nursing Undergraduate Students / Conhecimento e Habilidades Sobre a Medida da Pressão Arterial Entre Graduandos de EnfermagemEnfermagemPressão ArterialConhecimentoEducação em EnfermagemPressão ArterialObjetivo: investigar os conhecimentos teórico e prático sobre a medida da pressão arterial entre graduandos de enfermagem. Método: estudo com abordagem mista, descritivo e exploratório, com corte transversal, realizado em 2015, com 40 graduandos de enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais, em três fases: observacional, levantamento do conhecimento teórico e grupo focal. Organização dos dados pela análise temática. Resultados: Da análise dos dados foi construído o mapa temático, As falhas na interelação teoria-prática como tema central e seus subtemas, Barreiras para o aprendizado teórico, Barreiras para aprendizado prático, Barreiras no processo de acompanhamento e avaliação e Estratégias para melhoria do processo de ensino aprendizagem. Conclusão: As lacunas do conhecimento teórico e prático sobre a medida da pressão arterial contribuem para a obtenção de valores não fidedignos, o que compromete a segurança do paciente. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEstudo com abordagem mista, observacional, descritivo e exploratório, com corte transversal.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/618210.9789/2175-5361.2018.v10i3.729-736Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 No. 3 (2018); 729-736Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 10 Núm. 3 (2018); 729-736Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 10 n. 3 (2018); 729-7362175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6182/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Barbara CarolinyNascimento, Marcia Gabriela GomesLima, Rogério SilvaDázio, Eliza Maria ResendeFava, Silvana Maria Coelho Leite2018-07-18T13:25:31Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6182Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2018-07-18T13:25:31Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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Objetivo: investigar os conhecimentos teórico e prático sobre a medida da pressão arterial entre graduandos de enfermagem. Método: estudo com abordagem mista, descritivo e exploratório, com corte transversal, realizado em 2015, com 40 graduandos de enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais, em três fases: observacional, levantamento do conhecimento teórico e grupo focal. Organização dos dados pela análise temática. Resultados: Da análise dos dados foi construído o mapa temático, As falhas na interelação teoria-prática como tema central e seus subtemas, Barreiras para o aprendizado teórico, Barreiras para aprendizado prático, Barreiras no processo de acompanhamento e avaliação e Estratégias para melhoria do processo de ensino aprendizagem. Conclusão: As lacunas do conhecimento teórico e prático sobre a medida da pressão arterial contribuem para a obtenção de valores não fidedignos, o que compromete a segurança do paciente. |
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