Teaching strategies in addressing palliative care with nursing professionals: integrative review / Estratégias de ensino na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9256 |
Resumo: | Objetivo: identificar, nas produções científicas, as estratégias de ensino utilizadas na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem. Método: revisão integrativa nas seguintes bases de dados: CINAHL, PUBMED, LILACS, SCIELO e BDENF. Resultados: foram analisados 12 artigos, todos internacionais. Foram utilizadas várias estratégias de ensino como: palestras, simulação, discussão em grupos, dramatizações, aula expositiva. A metodologia ativa foi a mais utilizada, com a associação de várias estratégias de ensino, sendo o estudo de caso a mais frequente. Conclusão: a associação da teoria com a simulação da prática clínica é uma boa estratégia de ensino. Maior ênfase tem que ser dada na capacitação dos profissionais de enfermagem através de atividades de educação permanente em cuidados paliativos visando fornecer uma assistência segura e qualificada para o paciente e sua família. |
id |
UNIRIO-2_9f785fb54ed923de88efc8250a2d45aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/9256 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Teaching strategies in addressing palliative care with nursing professionals: integrative review / Estratégias de ensino na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem: revisão integrativaEnfermagemEnsinoEducaçãoEducação continuada em enfermagemCuidados paliativos.educaçãoObjetivo: identificar, nas produções científicas, as estratégias de ensino utilizadas na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem. Método: revisão integrativa nas seguintes bases de dados: CINAHL, PUBMED, LILACS, SCIELO e BDENF. Resultados: foram analisados 12 artigos, todos internacionais. Foram utilizadas várias estratégias de ensino como: palestras, simulação, discussão em grupos, dramatizações, aula expositiva. A metodologia ativa foi a mais utilizada, com a associação de várias estratégias de ensino, sendo o estudo de caso a mais frequente. Conclusão: a associação da teoria com a simulação da prática clínica é uma boa estratégia de ensino. Maior ênfase tem que ser dada na capacitação dos profissionais de enfermagem através de atividades de educação permanente em cuidados paliativos visando fornecer uma assistência segura e qualificada para o paciente e sua família. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresrevisão de literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/925610.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9256Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 503-509Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 503-509Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 503-5092175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9256/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9256/pdf_1Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Tatiana PifanoSilva, Liliane FariaCursino, EmiliaPacheco, SandraAcioly, PalomaSilva, Ingrid Pifano2021-05-15T13:41:22Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/9256Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-15T13:41:22Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching strategies in addressing palliative care with nursing professionals: integrative review / Estratégias de ensino na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem: revisão integrativa |
title |
Teaching strategies in addressing palliative care with nursing professionals: integrative review / Estratégias de ensino na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem: revisão integrativa |
spellingShingle |
Teaching strategies in addressing palliative care with nursing professionals: integrative review / Estratégias de ensino na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem: revisão integrativa Silva, Tatiana Pifano Enfermagem Ensino Educação Educação continuada em enfermagem Cuidados paliativos. educação |
title_short |
Teaching strategies in addressing palliative care with nursing professionals: integrative review / Estratégias de ensino na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem: revisão integrativa |
title_full |
Teaching strategies in addressing palliative care with nursing professionals: integrative review / Estratégias de ensino na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem: revisão integrativa |
title_fullStr |
Teaching strategies in addressing palliative care with nursing professionals: integrative review / Estratégias de ensino na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Teaching strategies in addressing palliative care with nursing professionals: integrative review / Estratégias de ensino na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem: revisão integrativa |
title_sort |
Teaching strategies in addressing palliative care with nursing professionals: integrative review / Estratégias de ensino na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem: revisão integrativa |
author |
Silva, Tatiana Pifano |
author_facet |
Silva, Tatiana Pifano Silva, Liliane Faria Cursino, Emilia Pacheco, Sandra Acioly, Paloma Silva, Ingrid Pifano |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Liliane Faria Cursino, Emilia Pacheco, Sandra Acioly, Paloma Silva, Ingrid Pifano |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tatiana Pifano Silva, Liliane Faria Cursino, Emilia Pacheco, Sandra Acioly, Paloma Silva, Ingrid Pifano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Ensino Educação Educação continuada em enfermagem Cuidados paliativos. educação |
topic |
Enfermagem Ensino Educação Educação continuada em enfermagem Cuidados paliativos. educação |
description |
Objetivo: identificar, nas produções científicas, as estratégias de ensino utilizadas na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem. Método: revisão integrativa nas seguintes bases de dados: CINAHL, PUBMED, LILACS, SCIELO e BDENF. Resultados: foram analisados 12 artigos, todos internacionais. Foram utilizadas várias estratégias de ensino como: palestras, simulação, discussão em grupos, dramatizações, aula expositiva. A metodologia ativa foi a mais utilizada, com a associação de várias estratégias de ensino, sendo o estudo de caso a mais frequente. Conclusão: a associação da teoria com a simulação da prática clínica é uma boa estratégia de ensino. Maior ênfase tem que ser dada na capacitação dos profissionais de enfermagem através de atividades de educação permanente em cuidados paliativos visando fornecer uma assistência segura e qualificada para o paciente e sua família. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9256 10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9256 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9256 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9256/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9256/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 503-509 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 503-509 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 503-509 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218885327159296 |