Meaning of motherhood and mothering for women who use wheelchairs / Significado da maternidade e maternagem para mulheres que usam cadeira de rodas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacome Rodrigues, Nahalla Danny
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Leite , Kenia Anifled de Oliveira, Pereira Costa, Aleksandra, Chagas, Ana Luiza Cabral da Cunha de Almeida, Patrício, Danielle Figueiredo, Coura, Alexsandro Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13144
Resumo: Objetivo: compreender o significado da maternidade e da maternagem em mulheres que usam cadeiras de rodas. Métood: investigação qualitativa envolvendo seis mulheres cadeirantes. Coletaram-se os dados por meio de entrevistas semiestruturadas, submetidas a análise temática de conteúdo. Resultados: o significado da maternidade envolve sentimentos positivos e alguns negativos como "medo",“ansiedade” e ainda atributos como "sonho" e “maravilhoso”. No tocante à maternagem as participantes entendem que elas são responsáveis pelos cuidados nos primeiros tempos de vida do bebê, e que ao longo desse processo surgem dificuldades, todavia percebem que os resultados e benefícios encontrados são muito mais relevantes. Conclusão: compreende-se que o significado da maternidade e da maternagem em mulheres cadeirantes é permeado por sentimentos ambivalentes e concomitantes, os quais foram reformados com aspectos de superação e autoestima, sobretudo aos esteriótipos negativos traçados socialmente e culturalmente.  
id UNIRIO-2_a126f8a94b77183195c082b05d338aa1
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/13144
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Meaning of motherhood and mothering for women who use wheelchairs / Significado da maternidade e maternagem para mulheres que usam cadeira de rodas.GravidezEnfermagempessoas com deficiênciaMulheresMulheresObjetivo: compreender o significado da maternidade e da maternagem em mulheres que usam cadeiras de rodas. Métood: investigação qualitativa envolvendo seis mulheres cadeirantes. Coletaram-se os dados por meio de entrevistas semiestruturadas, submetidas a análise temática de conteúdo. Resultados: o significado da maternidade envolve sentimentos positivos e alguns negativos como "medo",“ansiedade” e ainda atributos como "sonho" e “maravilhoso”. No tocante à maternagem as participantes entendem que elas são responsáveis pelos cuidados nos primeiros tempos de vida do bebê, e que ao longo desse processo surgem dificuldades, todavia percebem que os resultados e benefícios encontrados são muito mais relevantes. Conclusão: compreende-se que o significado da maternidade e da maternagem em mulheres cadeirantes é permeado por sentimentos ambivalentes e concomitantes, os quais foram reformados com aspectos de superação e autoestima, sobretudo aos esteriótipos negativos traçados socialmente e culturalmente.  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2024-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresTextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1314410.9789/2175-5361.rpcfo.v16.13144Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 16 (2024); e-13144Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 16 (2024); e-13144Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 16 (2024); e-131442175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13144/12523https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13144/12524Copyright (c) 2024 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlinehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Jacome Rodrigues, Nahalla Danny Leite , Kenia Anifled de OliveiraPereira Costa, Aleksandra Chagas, Ana Luiza Cabral da Cunha de Almeida Patrício, Danielle Figueiredo Coura, Alexsandro Silva2024-03-19T20:08:36Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/13144Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-03-19T20:08:36Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Meaning of motherhood and mothering for women who use wheelchairs / Significado da maternidade e maternagem para mulheres que usam cadeira de rodas.
title Meaning of motherhood and mothering for women who use wheelchairs / Significado da maternidade e maternagem para mulheres que usam cadeira de rodas.
spellingShingle Meaning of motherhood and mothering for women who use wheelchairs / Significado da maternidade e maternagem para mulheres que usam cadeira de rodas.
Jacome Rodrigues, Nahalla Danny
Gravidez
Enfermagem
pessoas com deficiência
Mulheres
Mulheres
title_short Meaning of motherhood and mothering for women who use wheelchairs / Significado da maternidade e maternagem para mulheres que usam cadeira de rodas.
title_full Meaning of motherhood and mothering for women who use wheelchairs / Significado da maternidade e maternagem para mulheres que usam cadeira de rodas.
title_fullStr Meaning of motherhood and mothering for women who use wheelchairs / Significado da maternidade e maternagem para mulheres que usam cadeira de rodas.
title_full_unstemmed Meaning of motherhood and mothering for women who use wheelchairs / Significado da maternidade e maternagem para mulheres que usam cadeira de rodas.
title_sort Meaning of motherhood and mothering for women who use wheelchairs / Significado da maternidade e maternagem para mulheres que usam cadeira de rodas.
author Jacome Rodrigues, Nahalla Danny
author_facet Jacome Rodrigues, Nahalla Danny
Leite , Kenia Anifled de Oliveira
Pereira Costa, Aleksandra
Chagas, Ana Luiza Cabral da Cunha de Almeida
Patrício, Danielle Figueiredo
Coura, Alexsandro Silva
author_role author
author2 Leite , Kenia Anifled de Oliveira
Pereira Costa, Aleksandra
Chagas, Ana Luiza Cabral da Cunha de Almeida
Patrício, Danielle Figueiredo
Coura, Alexsandro Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacome Rodrigues, Nahalla Danny
Leite , Kenia Anifled de Oliveira
Pereira Costa, Aleksandra
Chagas, Ana Luiza Cabral da Cunha de Almeida
Patrício, Danielle Figueiredo
Coura, Alexsandro Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gravidez
Enfermagem
pessoas com deficiência
Mulheres
Mulheres
topic Gravidez
Enfermagem
pessoas com deficiência
Mulheres
Mulheres
description Objetivo: compreender o significado da maternidade e da maternagem em mulheres que usam cadeiras de rodas. Métood: investigação qualitativa envolvendo seis mulheres cadeirantes. Coletaram-se os dados por meio de entrevistas semiestruturadas, submetidas a análise temática de conteúdo. Resultados: o significado da maternidade envolve sentimentos positivos e alguns negativos como "medo",“ansiedade” e ainda atributos como "sonho" e “maravilhoso”. No tocante à maternagem as participantes entendem que elas são responsáveis pelos cuidados nos primeiros tempos de vida do bebê, e que ao longo desse processo surgem dificuldades, todavia percebem que os resultados e benefícios encontrados são muito mais relevantes. Conclusão: compreende-se que o significado da maternidade e da maternagem em mulheres cadeirantes é permeado por sentimentos ambivalentes e concomitantes, os quais foram reformados com aspectos de superação e autoestima, sobretudo aos esteriótipos negativos traçados socialmente e culturalmente.  
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13144
10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.13144
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13144
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.13144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13144/12523
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13144/12524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 16 (2024); e-13144
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 16 (2024); e-13144
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 16 (2024); e-13144
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218872164384768