APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
DOI: | 10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2401-2406 |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1709 |
Resumo: | Curso Introdutório para Ações Assistenciais de Enfermagem de Média e Alta Complexidade realizado com os discentes do Curso de Enfermagem. Objetivo: analisar a aplicabilidade e eficácia como ferramenta de avaliação no processo ensino-aprendizagem-prática. O curso teve duração de uma semana e resgatou o cuidado de enfermagem em unidades hospitalares. A atuação do aluno no campo de prática na atenção à parturiente, puérpera e recém-nascidos foi avaliada uma semana após o curso. A maioria dos alunos apresentou uma boa atuação prática frente ao processo de parir; assim como, facilidade no manejo de aspectos clínicos relacionados ao parto e puerpério, traçando plano de cuidados, bem como uma atenção diferenciada foi dispensada aos recém-nascidos. O curso mostrou-se aplicável e eficaz a partir de um entendimento do aluno, frente às diversas situações de promoção e assistência à Saúde, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício profissional. |
id |
UNIRIO-2_a7ebcc0f63391530e3054448df94e468 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/1709 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
spelling |
APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOODeducação em enfermagemeducação baseada em competênciaseducaçãoEducação em enfermagemEducação baseada em competênciaseducação Curso Introdutório para Ações Assistenciais de Enfermagem de Média e Alta Complexidade realizado com os discentes do Curso de Enfermagem. Objetivo: analisar a aplicabilidade e eficácia como ferramenta de avaliação no processo ensino-aprendizagem-prática. O curso teve duração de uma semana e resgatou o cuidado de enfermagem em unidades hospitalares. A atuação do aluno no campo de prática na atenção à parturiente, puérpera e recém-nascidos foi avaliada uma semana após o curso. A maioria dos alunos apresentou uma boa atuação prática frente ao processo de parir; assim como, facilidade no manejo de aspectos clínicos relacionados ao parto e puerpério, traçando plano de cuidados, bem como uma atenção diferenciada foi dispensada aos recém-nascidos. O curso mostrou-se aplicável e eficaz a partir de um entendimento do aluno, frente às diversas situações de promoção e assistência à Saúde, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício profissional. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRelato de experienciaapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/170910.9789/2175-5361.2012.v4i3.2401-2406Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 3 (2012); 2401-2406Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 3 (2012); 2401-2406Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 3 (2012); 2401-24062175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1709/pdf_571Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, Wilma Rodrigues FerreiraPereira, Alusca Carlene BatistaAlbuquerque, Karla Fernandes deAguiar, Zaira Verissimo deSilva, Leila Rangel daNascimento, Maria Aparecida L2024-01-12T14:08:23Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1709Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:23Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD |
title |
APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD |
spellingShingle |
APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD Guedes, Wilma Rodrigues Ferreira educação em enfermagem educação baseada em competências educação Educação em enfermagem Educação baseada em competências educação Guedes, Wilma Rodrigues Ferreira educação em enfermagem educação baseada em competências educação Educação em enfermagem Educação baseada em competências educação |
title_short |
APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD |
title_full |
APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD |
title_fullStr |
APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD |
title_full_unstemmed |
APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD |
title_sort |
APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD |
author |
Guedes, Wilma Rodrigues Ferreira |
author_facet |
Guedes, Wilma Rodrigues Ferreira Guedes, Wilma Rodrigues Ferreira Pereira, Alusca Carlene Batista Albuquerque, Karla Fernandes de Aguiar, Zaira Verissimo de Silva, Leila Rangel da Nascimento, Maria Aparecida L Pereira, Alusca Carlene Batista Albuquerque, Karla Fernandes de Aguiar, Zaira Verissimo de Silva, Leila Rangel da Nascimento, Maria Aparecida L |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Alusca Carlene Batista Albuquerque, Karla Fernandes de Aguiar, Zaira Verissimo de Silva, Leila Rangel da Nascimento, Maria Aparecida L |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Wilma Rodrigues Ferreira Pereira, Alusca Carlene Batista Albuquerque, Karla Fernandes de Aguiar, Zaira Verissimo de Silva, Leila Rangel da Nascimento, Maria Aparecida L |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em enfermagem educação baseada em competências educação Educação em enfermagem Educação baseada em competências educação |
topic |
educação em enfermagem educação baseada em competências educação Educação em enfermagem Educação baseada em competências educação |
description |
Curso Introdutório para Ações Assistenciais de Enfermagem de Média e Alta Complexidade realizado com os discentes do Curso de Enfermagem. Objetivo: analisar a aplicabilidade e eficácia como ferramenta de avaliação no processo ensino-aprendizagem-prática. O curso teve duração de uma semana e resgatou o cuidado de enfermagem em unidades hospitalares. A atuação do aluno no campo de prática na atenção à parturiente, puérpera e recém-nascidos foi avaliada uma semana após o curso. A maioria dos alunos apresentou uma boa atuação prática frente ao processo de parir; assim como, facilidade no manejo de aspectos clínicos relacionados ao parto e puerpério, traçando plano de cuidados, bem como uma atenção diferenciada foi dispensada aos recém-nascidos. O curso mostrou-se aplicável e eficaz a partir de um entendimento do aluno, frente às diversas situações de promoção e assistência à Saúde, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício profissional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Relato de experiencia |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1709 10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2401-2406 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1709 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2401-2406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1709/pdf_571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 3 (2012); 2401-2406 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 3 (2012); 2401-2406 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 3 (2012); 2401-2406 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1822181789794304000 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2401-2406 |