APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Wilma Rodrigues Ferreira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pereira, Alusca Carlene Batista, Albuquerque, Karla Fernandes de, Aguiar, Zaira Verissimo de, Silva, Leila Rangel da, Nascimento, Maria Aparecida L
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
DOI: 10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2401-2406
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1709
Resumo: Curso Introdutório para Ações Assistenciais de Enfermagem de Média e Alta Complexidade realizado com os discentes do Curso de Enfermagem. Objetivo: analisar a aplicabilidade e eficácia como ferramenta de avaliação no processo ensino-aprendizagem-prática. O curso teve duração de uma semana e resgatou o cuidado de enfermagem em unidades hospitalares. A atuação do aluno no campo de prática na atenção à parturiente, puérpera e recém-nascidos foi avaliada uma semana após o curso.  A maioria dos alunos apresentou  uma boa atuação prática frente ao processo de parir; assim como, facilidade no manejo de aspectos clínicos relacionados ao parto e puerpério, traçando plano de cuidados, bem como uma atenção diferenciada foi dispensada aos recém-nascidos. O curso mostrou-se aplicável e eficaz a partir de um entendimento do aluno, frente às diversas situações de promoção e assistência à Saúde, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício profissional.
id UNIRIO-2_a7ebcc0f63391530e3054448df94e468
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/1709
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
spelling APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOODeducação em enfermagemeducação baseada em competênciaseducaçãoEducação em enfermagemEducação baseada em competênciaseducação Curso Introdutório para Ações Assistenciais de Enfermagem de Média e Alta Complexidade realizado com os discentes do Curso de Enfermagem. Objetivo: analisar a aplicabilidade e eficácia como ferramenta de avaliação no processo ensino-aprendizagem-prática. O curso teve duração de uma semana e resgatou o cuidado de enfermagem em unidades hospitalares. A atuação do aluno no campo de prática na atenção à parturiente, puérpera e recém-nascidos foi avaliada uma semana após o curso.  A maioria dos alunos apresentou  uma boa atuação prática frente ao processo de parir; assim como, facilidade no manejo de aspectos clínicos relacionados ao parto e puerpério, traçando plano de cuidados, bem como uma atenção diferenciada foi dispensada aos recém-nascidos. O curso mostrou-se aplicável e eficaz a partir de um entendimento do aluno, frente às diversas situações de promoção e assistência à Saúde, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício profissional. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRelato de experienciaapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/170910.9789/2175-5361.2012.v4i3.2401-2406Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 3 (2012); 2401-2406Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 3 (2012); 2401-2406Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 3 (2012); 2401-24062175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1709/pdf_571Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, Wilma Rodrigues FerreiraPereira, Alusca Carlene BatistaAlbuquerque, Karla Fernandes deAguiar, Zaira Verissimo deSilva, Leila Rangel daNascimento, Maria Aparecida L2024-01-12T14:08:23Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1709Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:23Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD
title APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD
spellingShingle APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD
APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD
Guedes, Wilma Rodrigues Ferreira
educação em enfermagem
educação baseada em competências
educação
Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
educação
Guedes, Wilma Rodrigues Ferreira
educação em enfermagem
educação baseada em competências
educação
Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
educação
title_short APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD
title_full APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD
title_fullStr APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD
APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD
title_full_unstemmed APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD
APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD
title_sort APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD
author Guedes, Wilma Rodrigues Ferreira
author_facet Guedes, Wilma Rodrigues Ferreira
Guedes, Wilma Rodrigues Ferreira
Pereira, Alusca Carlene Batista
Albuquerque, Karla Fernandes de
Aguiar, Zaira Verissimo de
Silva, Leila Rangel da
Nascimento, Maria Aparecida L
Pereira, Alusca Carlene Batista
Albuquerque, Karla Fernandes de
Aguiar, Zaira Verissimo de
Silva, Leila Rangel da
Nascimento, Maria Aparecida L
author_role author
author2 Pereira, Alusca Carlene Batista
Albuquerque, Karla Fernandes de
Aguiar, Zaira Verissimo de
Silva, Leila Rangel da
Nascimento, Maria Aparecida L
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Wilma Rodrigues Ferreira
Pereira, Alusca Carlene Batista
Albuquerque, Karla Fernandes de
Aguiar, Zaira Verissimo de
Silva, Leila Rangel da
Nascimento, Maria Aparecida L
dc.subject.por.fl_str_mv educação em enfermagem
educação baseada em competências
educação
Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
educação
topic educação em enfermagem
educação baseada em competências
educação
Educação em enfermagem
Educação baseada em competências
educação
description Curso Introdutório para Ações Assistenciais de Enfermagem de Média e Alta Complexidade realizado com os discentes do Curso de Enfermagem. Objetivo: analisar a aplicabilidade e eficácia como ferramenta de avaliação no processo ensino-aprendizagem-prática. O curso teve duração de uma semana e resgatou o cuidado de enfermagem em unidades hospitalares. A atuação do aluno no campo de prática na atenção à parturiente, puérpera e recém-nascidos foi avaliada uma semana após o curso.  A maioria dos alunos apresentou  uma boa atuação prática frente ao processo de parir; assim como, facilidade no manejo de aspectos clínicos relacionados ao parto e puerpério, traçando plano de cuidados, bem como uma atenção diferenciada foi dispensada aos recém-nascidos. O curso mostrou-se aplicável e eficaz a partir de um entendimento do aluno, frente às diversas situações de promoção e assistência à Saúde, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Relato de experiencia
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1709
10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2401-2406
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1709
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2401-2406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1709/pdf_571
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 3 (2012); 2401-2406
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 3 (2012); 2401-2406
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 3 (2012); 2401-2406
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1822181789794304000
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2401-2406