A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sescon Nogueira, Iara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mara Murio Ribeiro Rodrigues, Daysi, Maria Gomes Labegalini, Célia, Casagrande de Lima Lopes, Mislaine, Denardi Antoniassi Baldissera, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5562
Resumo: Objetivo: Analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público-alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná-Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: Os acadêmicos possuem percepções reduzidas da sexualidade, centradas nos aspectos da genitalidade, sendo a formação nessa temática frágil durante a graduação. Conclusão:A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para o avanço rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada.
id UNIRIO-2_ab27c909d72af43b33a95a9cc22bc5b2
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/5562
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexualityFormação AcadêmicaPráticas de EnfermagemSexualidade HumanaPráticas de EnfermagemFormação AcadêmicaObjetivo: Analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público-alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná-Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: Os acadêmicos possuem percepções reduzidas da sexualidade, centradas nos aspectos da genitalidade, sendo a formação nessa temática frágil durante a graduação. Conclusão:A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para o avanço rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de Campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/556210.9789/2175-5361.2017.v9i3.614-619Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 3 (2017); 614-619Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 3 (2017); 614-619Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 3 (2017); 614-6192175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5562/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5562/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSescon Nogueira, IaraMara Murio Ribeiro Rodrigues, DaysiMaria Gomes Labegalini, CéliaCasagrande de Lima Lopes, MislaineDenardi Antoniassi Baldissera, Vanessa2017-10-27T11:17:46Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5562Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-10-27T11:17:46Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality
title A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality
spellingShingle A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality
Sescon Nogueira, Iara
Formação Acadêmica
Práticas de Enfermagem
Sexualidade Humana
Práticas de Enfermagem
Formação Acadêmica
title_short A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality
title_full A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality
title_fullStr A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality
title_full_unstemmed A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality
title_sort A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality
author Sescon Nogueira, Iara
author_facet Sescon Nogueira, Iara
Mara Murio Ribeiro Rodrigues, Daysi
Maria Gomes Labegalini, Célia
Casagrande de Lima Lopes, Mislaine
Denardi Antoniassi Baldissera, Vanessa
author_role author
author2 Mara Murio Ribeiro Rodrigues, Daysi
Maria Gomes Labegalini, Célia
Casagrande de Lima Lopes, Mislaine
Denardi Antoniassi Baldissera, Vanessa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sescon Nogueira, Iara
Mara Murio Ribeiro Rodrigues, Daysi
Maria Gomes Labegalini, Célia
Casagrande de Lima Lopes, Mislaine
Denardi Antoniassi Baldissera, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Acadêmica
Práticas de Enfermagem
Sexualidade Humana
Práticas de Enfermagem
Formação Acadêmica
topic Formação Acadêmica
Práticas de Enfermagem
Sexualidade Humana
Práticas de Enfermagem
Formação Acadêmica
description Objetivo: Analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público-alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná-Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: Os acadêmicos possuem percepções reduzidas da sexualidade, centradas nos aspectos da genitalidade, sendo a formação nessa temática frágil durante a graduação. Conclusão:A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para o avanço rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Entrevista de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5562
10.9789/2175-5361.2017.v9i3.614-619
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5562
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2017.v9i3.614-619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5562/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5562/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 3 (2017); 614-619
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 3 (2017); 614-619
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 3 (2017); 614-619
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218881065746432