A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5562 |
Resumo: | Objetivo: Analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público-alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná-Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: Os acadêmicos possuem percepções reduzidas da sexualidade, centradas nos aspectos da genitalidade, sendo a formação nessa temática frágil durante a graduação. Conclusão:A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para o avanço rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada. |
id |
UNIRIO-2_ab27c909d72af43b33a95a9cc22bc5b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/5562 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexualityFormação AcadêmicaPráticas de EnfermagemSexualidade HumanaPráticas de EnfermagemFormação AcadêmicaObjetivo: Analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público-alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná-Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: Os acadêmicos possuem percepções reduzidas da sexualidade, centradas nos aspectos da genitalidade, sendo a formação nessa temática frágil durante a graduação. Conclusão:A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para o avanço rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de Campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/556210.9789/2175-5361.2017.v9i3.614-619Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 3 (2017); 614-619Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 3 (2017); 614-619Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 3 (2017); 614-6192175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5562/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5562/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSescon Nogueira, IaraMara Murio Ribeiro Rodrigues, DaysiMaria Gomes Labegalini, CéliaCasagrande de Lima Lopes, MislaineDenardi Antoniassi Baldissera, Vanessa2017-10-27T11:17:46Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5562Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-10-27T11:17:46Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality |
title |
A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality |
spellingShingle |
A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality Sescon Nogueira, Iara Formação Acadêmica Práticas de Enfermagem Sexualidade Humana Práticas de Enfermagem Formação Acadêmica |
title_short |
A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality |
title_full |
A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality |
title_fullStr |
A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality |
title_full_unstemmed |
A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality |
title_sort |
A percepção e formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da sexualidade humana Perception and formation of nursing academics regarding human sexuality |
author |
Sescon Nogueira, Iara |
author_facet |
Sescon Nogueira, Iara Mara Murio Ribeiro Rodrigues, Daysi Maria Gomes Labegalini, Célia Casagrande de Lima Lopes, Mislaine Denardi Antoniassi Baldissera, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Mara Murio Ribeiro Rodrigues, Daysi Maria Gomes Labegalini, Célia Casagrande de Lima Lopes, Mislaine Denardi Antoniassi Baldissera, Vanessa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sescon Nogueira, Iara Mara Murio Ribeiro Rodrigues, Daysi Maria Gomes Labegalini, Célia Casagrande de Lima Lopes, Mislaine Denardi Antoniassi Baldissera, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Acadêmica Práticas de Enfermagem Sexualidade Humana Práticas de Enfermagem Formação Acadêmica |
topic |
Formação Acadêmica Práticas de Enfermagem Sexualidade Humana Práticas de Enfermagem Formação Acadêmica |
description |
Objetivo: Analisar a sexualidade na perspectiva dos alunos do curso de enfermagem de uma instituição pública de ensino, elencando sua formação teórica e prática nessa temática. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritivo, realizada no período de abril a julho de 2013, tendo como público-alvo os 151 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino localizada no noroeste do Estado do Paraná-Brasil. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e submetidos à análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: Os acadêmicos possuem percepções reduzidas da sexualidade, centradas nos aspectos da genitalidade, sendo a formação nessa temática frágil durante a graduação. Conclusão:A incorporação do tema sexualidade no contexto acadêmico é necessária para o avanço rumo à integralidade do cuidado, requerendo formação que conduza a uma assistência adequada e contextualizada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Entrevista de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5562 10.9789/2175-5361.2017.v9i3.614-619 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5562 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2017.v9i3.614-619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5562/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5562/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 3 (2017); 614-619 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 3 (2017); 614-619 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 3 (2017); 614-619 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218881065746432 |