The systematization of nursing care for children who are victims of bullying
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1641 |
Resumo: | Objetivo: objetiva-se caracterizar o perfil das crianças vítimas/alvos de bullying, bem como realizar a SAE das mesmas, utilizando para tanto os Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem da CIPESC® resultantes da experiência de Curitiba. Método: trata-se de um estudo reflexivo, subsidiado pela pesquisa nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO e MEDLINE, bem como outras fontes. Utilizou-se os descritores bullying; processos de enfermagem; enfermagem em saúde pública; prática profissional; e atenção primária à saúde. Resultados: definiram-se quatro diagnósticos e trinta e oito intervenções, todas pautadas nas recomendações dessa Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva. Conclusão: compreende-se que a SAE, articulada a CIPESC® constitui uma ferramenta de grande valia para o profissional enfermeiro, já que reforça a sua autonomia, a Enfermagem como ciência e, acima de tudo, permite a consolidação de ações resolutivas. |
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The systematization of nursing care for children who are victims of bullyingBullyingProcessos de EnfermagemEnfermagem em Saúde PúblicaPrática ProfissionalAtenção Primária à Saúde. Objetivo: objetiva-se caracterizar o perfil das crianças vítimas/alvos de bullying, bem como realizar a SAE das mesmas, utilizando para tanto os Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem da CIPESC® resultantes da experiência de Curitiba. Método: trata-se de um estudo reflexivo, subsidiado pela pesquisa nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO e MEDLINE, bem como outras fontes. Utilizou-se os descritores bullying; processos de enfermagem; enfermagem em saúde pública; prática profissional; e atenção primária à saúde. Resultados: definiram-se quatro diagnósticos e trinta e oito intervenções, todas pautadas nas recomendações dessa Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva. Conclusão: compreende-se que a SAE, articulada a CIPESC® constitui uma ferramenta de grande valia para o profissional enfermeiro, já que reforça a sua autonomia, a Enfermagem como ciência e, acima de tudo, permite a consolidação de ações resolutivas. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2013-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo reflexivoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/164110.9789/2175-5361.2013.v5i5.111-121Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 5 (2013); 111-121Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 5 (2013); 111-121Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 5 (2013); 111-1212175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1641/pdf_912https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1641/pdf_913Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade Alves, Kisna YasminCandido de Oliveira Salvador, Pétala TuaniNunes Dantas, CileneNeves Dantas, Rodrigo Assis2024-01-12T14:08:22Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1641Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:22Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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