Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Gabriela Henriques
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Saraiva, Alynne Mendonça, Carvalho, Mariana Albernaz Pinheiro, Gomes, Anna Luiza Castro, Costa, Lorena de Farias Pimentel, Ferreira Filha, Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5861
Resumo: Objetivos: identificar os transtornos mentais que mais provocam afastamento de docentes em uma instituição de ensino superior. Método: um estudo retrospectivo de natureza documental desenvolvido em instituição de ensino superior do município de João Pessoa – PB. A amostra foi constituída por 254 fichas de docentes atendidos em um serviço de perícia médica da instituição selecionada para o estudo. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente por frequência e percentual. Resultados: quase toda a amostra foi composta por docentes do sexo feminino, com faixa etária entre 40 e 49 anos, e a depressão foi responsável por 53% dos afastamentos de professores, a esquizofrenia (12%), o transtorno bipolar (10%), a reação aguda ao estresse (8%), a ansiedade (7%), os transtornos delirantes (4%) e outros (8%). Conclusão: o transtorno mental que mais acomete a categoria docente pesquisada é a depressão. Portanto, são necessárias novas investigações que possam analisar a gravidade dessa problemática. Descritores: Saúde mental, Docentes, Doenças Profissionais.
id UNIRIO-2_bb50db0108eae69fd6dbbee38dfa67e1
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/5861
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionaisSaúde mentalDocentesDoenças Profissionais.Saúde mentalDocentesDoenças Profissionais.Objetivos: identificar os transtornos mentais que mais provocam afastamento de docentes em uma instituição de ensino superior. Método: um estudo retrospectivo de natureza documental desenvolvido em instituição de ensino superior do município de João Pessoa – PB. A amostra foi constituída por 254 fichas de docentes atendidos em um serviço de perícia médica da instituição selecionada para o estudo. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente por frequência e percentual. Resultados: quase toda a amostra foi composta por docentes do sexo feminino, com faixa etária entre 40 e 49 anos, e a depressão foi responsável por 53% dos afastamentos de professores, a esquizofrenia (12%), o transtorno bipolar (10%), a reação aguda ao estresse (8%), a ansiedade (7%), os transtornos delirantes (4%) e outros (8%). Conclusão: o transtorno mental que mais acomete a categoria docente pesquisada é a depressão. Portanto, são necessárias novas investigações que possam analisar a gravidade dessa problemática. Descritores: Saúde mental, Docentes, Doenças Profissionais.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresestudo retrospectivo de natureza documentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/586110.9789/2175-5361.2015.v7i5.28-38Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar: Saúde & Envelhecimento; 28-38Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar: Saúde & Envelhecimento; 28-38Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar: Saúde & Envelhecimento; 28-382175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5861/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5861/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Gabriela HenriquesSaraiva, Alynne MendonçaCarvalho, Mariana Albernaz PinheiroGomes, Anna Luiza CastroCosta, Lorena de Farias PimentelFerreira Filha, Maria de Oliveira2016-08-28T15:19:02Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5861Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2016-08-28T15:19:02Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionais
title Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionais
spellingShingle Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionais
Araújo, Gabriela Henriques
Saúde mental
Docentes
Doenças Profissionais.
Saúde mental
Docentes
Doenças Profissionais.
title_short Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionais
title_full Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionais
title_fullStr Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionais
title_full_unstemmed Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionais
title_sort Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionais
author Araújo, Gabriela Henriques
author_facet Araújo, Gabriela Henriques
Saraiva, Alynne Mendonça
Carvalho, Mariana Albernaz Pinheiro
Gomes, Anna Luiza Castro
Costa, Lorena de Farias Pimentel
Ferreira Filha, Maria de Oliveira
author_role author
author2 Saraiva, Alynne Mendonça
Carvalho, Mariana Albernaz Pinheiro
Gomes, Anna Luiza Castro
Costa, Lorena de Farias Pimentel
Ferreira Filha, Maria de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Gabriela Henriques
Saraiva, Alynne Mendonça
Carvalho, Mariana Albernaz Pinheiro
Gomes, Anna Luiza Castro
Costa, Lorena de Farias Pimentel
Ferreira Filha, Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Docentes
Doenças Profissionais.
Saúde mental
Docentes
Doenças Profissionais.
topic Saúde mental
Docentes
Doenças Profissionais.
Saúde mental
Docentes
Doenças Profissionais.
description Objetivos: identificar os transtornos mentais que mais provocam afastamento de docentes em uma instituição de ensino superior. Método: um estudo retrospectivo de natureza documental desenvolvido em instituição de ensino superior do município de João Pessoa – PB. A amostra foi constituída por 254 fichas de docentes atendidos em um serviço de perícia médica da instituição selecionada para o estudo. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente por frequência e percentual. Resultados: quase toda a amostra foi composta por docentes do sexo feminino, com faixa etária entre 40 e 49 anos, e a depressão foi responsável por 53% dos afastamentos de professores, a esquizofrenia (12%), o transtorno bipolar (10%), a reação aguda ao estresse (8%), a ansiedade (7%), os transtornos delirantes (4%) e outros (8%). Conclusão: o transtorno mental que mais acomete a categoria docente pesquisada é a depressão. Portanto, são necessárias novas investigações que possam analisar a gravidade dessa problemática. Descritores: Saúde mental, Docentes, Doenças Profissionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
estudo retrospectivo de natureza documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5861
10.9789/2175-5361.2015.v7i5.28-38
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5861
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2015.v7i5.28-38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5861/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5861/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar: Saúde & Envelhecimento; 28-38
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar: Saúde & Envelhecimento; 28-38
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar: Saúde & Envelhecimento; 28-38
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218881411776512