The voice of the teacher: a tool that needs care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trigueiro, Janaína Von Sõhsten
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Mariane Lorena Souza, Brandão, Rebeca Silva, Torquato, Isolda Maria Barros, Nogueira, Matheus Figueiredo, Alves, Giorvan Ânderson Dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3669
Resumo: Objetivo: Descrever a vivência de participantes do projeto de extensão “Educando o educador: promovendo a saúde ocupacional do professor” durante ações educativas direcionadas à conscientização da preservação da voz do professor. Método: Relato de experiência de natureza descritiva que abrangeu professores da zona urbana da rede municipal de ensino de Cuité-PB, realizado nos semestres acadêmicos de 2012, com oficinas semanais que adotaram as seguintes etapas: dinâmica de acolhimento, resgate do conhecimento prévio, explanação acerca do tema, esclarecimento de dúvidas e exercício vocal. Resultados: Houve a sensibilização dos professores quanto à prevenção da saúde vocal, levando-os a refletir sobre seus hábitos, sobretudo os prejudiciais, para assim corrigi-los. Conclusão: Diante da falta de cuidados com a saúde do professor e da importância de transformação na sua qualidade de vida, a resposta positiva ao projeto é um feedback da necessidade de atenção à saúde docente, principalmente a vocal. Descritores: Saúde do Trabalhador, Docentes, Voz, Promoção da Saúde.  
id UNIRIO-2_dee11b8945d48470d4770b9e02c63347
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/3669
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling The voice of the teacher: a tool that needs careEnfermagemSaúde do TrabalhadorVozSaúde do TrabalhadorDocentesVozPromoção da Saúde.Objetivo: Descrever a vivência de participantes do projeto de extensão “Educando o educador: promovendo a saúde ocupacional do professor” durante ações educativas direcionadas à conscientização da preservação da voz do professor. Método: Relato de experiência de natureza descritiva que abrangeu professores da zona urbana da rede municipal de ensino de Cuité-PB, realizado nos semestres acadêmicos de 2012, com oficinas semanais que adotaram as seguintes etapas: dinâmica de acolhimento, resgate do conhecimento prévio, explanação acerca do tema, esclarecimento de dúvidas e exercício vocal. Resultados: Houve a sensibilização dos professores quanto à prevenção da saúde vocal, levando-os a refletir sobre seus hábitos, sobretudo os prejudiciais, para assim corrigi-los. Conclusão: Diante da falta de cuidados com a saúde do professor e da importância de transformação na sua qualidade de vida, a resposta positiva ao projeto é um feedback da necessidade de atenção à saúde docente, principalmente a vocal. Descritores: Saúde do Trabalhador, Docentes, Voz, Promoção da Saúde.   Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa Empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/366910.9789/2175-5361.2015.v7i3.2865-2873Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 3 (2015); 2865-2873Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 3 (2015); 2865-2873Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 3 (2015); 2865-28732175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3669/pdf_1638https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3669/pdf_1639Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrigueiro, Janaína Von SõhstenSilva, Mariane Lorena SouzaBrandão, Rebeca SilvaTorquato, Isolda Maria BarrosNogueira, Matheus FigueiredoAlves, Giorvan Ânderson Dos Santos2015-10-01T11:04:02Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3669Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2015-10-01T11:04:02Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv The voice of the teacher: a tool that needs care
title The voice of the teacher: a tool that needs care
spellingShingle The voice of the teacher: a tool that needs care
Trigueiro, Janaína Von Sõhsten
Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Voz
Saúde do Trabalhador
Docentes
Voz
Promoção da Saúde.
title_short The voice of the teacher: a tool that needs care
title_full The voice of the teacher: a tool that needs care
title_fullStr The voice of the teacher: a tool that needs care
title_full_unstemmed The voice of the teacher: a tool that needs care
title_sort The voice of the teacher: a tool that needs care
author Trigueiro, Janaína Von Sõhsten
author_facet Trigueiro, Janaína Von Sõhsten
Silva, Mariane Lorena Souza
Brandão, Rebeca Silva
Torquato, Isolda Maria Barros
Nogueira, Matheus Figueiredo
Alves, Giorvan Ânderson Dos Santos
author_role author
author2 Silva, Mariane Lorena Souza
Brandão, Rebeca Silva
Torquato, Isolda Maria Barros
Nogueira, Matheus Figueiredo
Alves, Giorvan Ânderson Dos Santos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trigueiro, Janaína Von Sõhsten
Silva, Mariane Lorena Souza
Brandão, Rebeca Silva
Torquato, Isolda Maria Barros
Nogueira, Matheus Figueiredo
Alves, Giorvan Ânderson Dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Voz
Saúde do Trabalhador
Docentes
Voz
Promoção da Saúde.
topic Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Voz
Saúde do Trabalhador
Docentes
Voz
Promoção da Saúde.
description Objetivo: Descrever a vivência de participantes do projeto de extensão “Educando o educador: promovendo a saúde ocupacional do professor” durante ações educativas direcionadas à conscientização da preservação da voz do professor. Método: Relato de experiência de natureza descritiva que abrangeu professores da zona urbana da rede municipal de ensino de Cuité-PB, realizado nos semestres acadêmicos de 2012, com oficinas semanais que adotaram as seguintes etapas: dinâmica de acolhimento, resgate do conhecimento prévio, explanação acerca do tema, esclarecimento de dúvidas e exercício vocal. Resultados: Houve a sensibilização dos professores quanto à prevenção da saúde vocal, levando-os a refletir sobre seus hábitos, sobretudo os prejudiciais, para assim corrigi-los. Conclusão: Diante da falta de cuidados com a saúde do professor e da importância de transformação na sua qualidade de vida, a resposta positiva ao projeto é um feedback da necessidade de atenção à saúde docente, principalmente a vocal. Descritores: Saúde do Trabalhador, Docentes, Voz, Promoção da Saúde.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3669
10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2865-2873
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3669
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2865-2873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3669/pdf_1638
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3669/pdf_1639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 3 (2015); 2865-2873
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 3 (2015); 2865-2873
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 3 (2015); 2865-2873
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218879422627840