Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroga, Andrey Vieira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo, Hirla Vanessa Soares de, Gomes, Eduardo Tavares, Belo, Rebeka Maria de Oliveira, Figueirêdo, Thaisa Remigio, Bezerra, Simone Maria Muniz da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817
Resumo: Objetivo: avaliar a realização de intervenções educativas para os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita como estratégia para redução do nível de ansiedade. Métodos: Estudo do tipo grupo intervencionista, realizada em um hospital de referência de Pernambuco, no período de junho a setembro de 2014. Resultados: Participaram do estudo 32 cuidadores de crianças com cardiopatia congênita. Observou-se que os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita apresentaram-se com nível de ansiedade menor após as intervenções educativas realizadas pelo enfermeiro no pré-operatório quando comparados com os que não receberam (12,47±8,98 versus 17,12±10,46). Conclusão: Conclui-se que as estratégias de intervenção educativa produzem efeitos positivos na melhoria do grau de ansiedade em cuidadores de crianças com cardiopatia congênita.
id UNIRIO-2_dfba583f2df7e21583d45c639511d7c3
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/5817
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênitaAnsiedadeCuidadoresCardiopatias CongênitasEnfermagem.AnsiedadeCuidadoresCardiopatias CongênitasEnfermagem.Objetivo: avaliar a realização de intervenções educativas para os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita como estratégia para redução do nível de ansiedade. Métodos: Estudo do tipo grupo intervencionista, realizada em um hospital de referência de Pernambuco, no período de junho a setembro de 2014. Resultados: Participaram do estudo 32 cuidadores de crianças com cardiopatia congênita. Observou-se que os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita apresentaram-se com nível de ansiedade menor após as intervenções educativas realizadas pelo enfermeiro no pré-operatório quando comparados com os que não receberam (12,47±8,98 versus 17,12±10,46). Conclusão: Conclui-se que as estratégias de intervenção educativa produzem efeitos positivos na melhoria do grau de ansiedade em cuidadores de crianças com cardiopatia congênita.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresestudo do tipo grupo intervencionista, exploratório, descritivo com abordagem quantitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/581710.9789/2175-5361.2017.v9i4.1061-1067Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 4 (2017); 1061-1067Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 4 (2017); 1061-1067Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 4 (2017); 1061-10672175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroga, Andrey VieiraAraújo, Hirla Vanessa Soares deGomes, Eduardo TavaresBelo, Rebeka Maria de OliveiraFigueirêdo, Thaisa RemigioBezerra, Simone Maria Muniz da Silva2017-11-23T09:25:06Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5817Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-11-23T09:25:06Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita
title Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita
spellingShingle Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita
Queiroga, Andrey Vieira
Ansiedade
Cuidadores
Cardiopatias Congênitas
Enfermagem.
Ansiedade
Cuidadores
Cardiopatias Congênitas
Enfermagem.
title_short Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita
title_full Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita
title_fullStr Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita
title_full_unstemmed Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita
title_sort Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita
author Queiroga, Andrey Vieira
author_facet Queiroga, Andrey Vieira
Araújo, Hirla Vanessa Soares de
Gomes, Eduardo Tavares
Belo, Rebeka Maria de Oliveira
Figueirêdo, Thaisa Remigio
Bezerra, Simone Maria Muniz da Silva
author_role author
author2 Araújo, Hirla Vanessa Soares de
Gomes, Eduardo Tavares
Belo, Rebeka Maria de Oliveira
Figueirêdo, Thaisa Remigio
Bezerra, Simone Maria Muniz da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroga, Andrey Vieira
Araújo, Hirla Vanessa Soares de
Gomes, Eduardo Tavares
Belo, Rebeka Maria de Oliveira
Figueirêdo, Thaisa Remigio
Bezerra, Simone Maria Muniz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Cuidadores
Cardiopatias Congênitas
Enfermagem.
Ansiedade
Cuidadores
Cardiopatias Congênitas
Enfermagem.
topic Ansiedade
Cuidadores
Cardiopatias Congênitas
Enfermagem.
Ansiedade
Cuidadores
Cardiopatias Congênitas
Enfermagem.
description Objetivo: avaliar a realização de intervenções educativas para os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita como estratégia para redução do nível de ansiedade. Métodos: Estudo do tipo grupo intervencionista, realizada em um hospital de referência de Pernambuco, no período de junho a setembro de 2014. Resultados: Participaram do estudo 32 cuidadores de crianças com cardiopatia congênita. Observou-se que os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita apresentaram-se com nível de ansiedade menor após as intervenções educativas realizadas pelo enfermeiro no pré-operatório quando comparados com os que não receberam (12,47±8,98 versus 17,12±10,46). Conclusão: Conclui-se que as estratégias de intervenção educativa produzem efeitos positivos na melhoria do grau de ansiedade em cuidadores de crianças com cardiopatia congênita.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
estudo do tipo grupo intervencionista, exploratório, descritivo com abordagem quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817
10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1061-1067
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1061-1067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 4 (2017); 1061-1067
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 4 (2017); 1061-1067
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 4 (2017); 1061-1067
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218881393950720