Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817 |
Resumo: | Objetivo: avaliar a realização de intervenções educativas para os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita como estratégia para redução do nível de ansiedade. Métodos: Estudo do tipo grupo intervencionista, realizada em um hospital de referência de Pernambuco, no período de junho a setembro de 2014. Resultados: Participaram do estudo 32 cuidadores de crianças com cardiopatia congênita. Observou-se que os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita apresentaram-se com nível de ansiedade menor após as intervenções educativas realizadas pelo enfermeiro no pré-operatório quando comparados com os que não receberam (12,47±8,98 versus 17,12±10,46). Conclusão: Conclui-se que as estratégias de intervenção educativa produzem efeitos positivos na melhoria do grau de ansiedade em cuidadores de crianças com cardiopatia congênita. |
id |
UNIRIO-2_dfba583f2df7e21583d45c639511d7c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/5817 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênitaAnsiedadeCuidadoresCardiopatias CongênitasEnfermagem.AnsiedadeCuidadoresCardiopatias CongênitasEnfermagem.Objetivo: avaliar a realização de intervenções educativas para os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita como estratégia para redução do nível de ansiedade. Métodos: Estudo do tipo grupo intervencionista, realizada em um hospital de referência de Pernambuco, no período de junho a setembro de 2014. Resultados: Participaram do estudo 32 cuidadores de crianças com cardiopatia congênita. Observou-se que os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita apresentaram-se com nível de ansiedade menor após as intervenções educativas realizadas pelo enfermeiro no pré-operatório quando comparados com os que não receberam (12,47±8,98 versus 17,12±10,46). Conclusão: Conclui-se que as estratégias de intervenção educativa produzem efeitos positivos na melhoria do grau de ansiedade em cuidadores de crianças com cardiopatia congênita.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresestudo do tipo grupo intervencionista, exploratório, descritivo com abordagem quantitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/581710.9789/2175-5361.2017.v9i4.1061-1067Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 4 (2017); 1061-1067Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 4 (2017); 1061-1067Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 4 (2017); 1061-10672175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroga, Andrey VieiraAraújo, Hirla Vanessa Soares deGomes, Eduardo TavaresBelo, Rebeka Maria de OliveiraFigueirêdo, Thaisa RemigioBezerra, Simone Maria Muniz da Silva2017-11-23T09:25:06Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5817Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-11-23T09:25:06Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita |
title |
Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita |
spellingShingle |
Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita Queiroga, Andrey Vieira Ansiedade Cuidadores Cardiopatias Congênitas Enfermagem. Ansiedade Cuidadores Cardiopatias Congênitas Enfermagem. |
title_short |
Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita |
title_full |
Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita |
title_fullStr |
Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita |
title_full_unstemmed |
Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita |
title_sort |
Educational strategies for the anxiety reduction of caregivers of children with congenital heart disease Estratégias educativas para redução da ansiedade dos cuidadores de crianças com cardiopatia congênita |
author |
Queiroga, Andrey Vieira |
author_facet |
Queiroga, Andrey Vieira Araújo, Hirla Vanessa Soares de Gomes, Eduardo Tavares Belo, Rebeka Maria de Oliveira Figueirêdo, Thaisa Remigio Bezerra, Simone Maria Muniz da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Hirla Vanessa Soares de Gomes, Eduardo Tavares Belo, Rebeka Maria de Oliveira Figueirêdo, Thaisa Remigio Bezerra, Simone Maria Muniz da Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroga, Andrey Vieira Araújo, Hirla Vanessa Soares de Gomes, Eduardo Tavares Belo, Rebeka Maria de Oliveira Figueirêdo, Thaisa Remigio Bezerra, Simone Maria Muniz da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade Cuidadores Cardiopatias Congênitas Enfermagem. Ansiedade Cuidadores Cardiopatias Congênitas Enfermagem. |
topic |
Ansiedade Cuidadores Cardiopatias Congênitas Enfermagem. Ansiedade Cuidadores Cardiopatias Congênitas Enfermagem. |
description |
Objetivo: avaliar a realização de intervenções educativas para os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita como estratégia para redução do nível de ansiedade. Métodos: Estudo do tipo grupo intervencionista, realizada em um hospital de referência de Pernambuco, no período de junho a setembro de 2014. Resultados: Participaram do estudo 32 cuidadores de crianças com cardiopatia congênita. Observou-se que os cuidadores de crianças com cardiopatia congênita apresentaram-se com nível de ansiedade menor após as intervenções educativas realizadas pelo enfermeiro no pré-operatório quando comparados com os que não receberam (12,47±8,98 versus 17,12±10,46). Conclusão: Conclui-se que as estratégias de intervenção educativa produzem efeitos positivos na melhoria do grau de ansiedade em cuidadores de crianças com cardiopatia congênita. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares estudo do tipo grupo intervencionista, exploratório, descritivo com abordagem quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817 10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1061-1067 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1061-1067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5817/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 4 (2017); 1061-1067 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 4 (2017); 1061-1067 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 4 (2017); 1061-1067 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218881393950720 |