UNDERSTANDING THE NURSING TEAM ON THEEDUCATIONAL PROCESS OF A PSYCHIATRIC HOSPITAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1769 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar a compreensão da equipe de enfermagem sobre os processos educativos vivenciados por ela em um hospital psiquiátrico. O percurso metodológico foi realizado à luz da Análise Institucional, através de grupo focal com a equipe de enfermagem e observação participante. Os participantes do grupo focal mencionam que é necessário que haja: tempo disponível para participar dos espaços educativos, mais investimento institucional, co-responsabilização da equipe multidisciplinar na formação dos profissionais de enfermagem. Apontam que cada aspecto temático requer um determinado dispositivo educativo. Concluímos que a organização das ações educativas para a equipe de enfermagem no HP em estudo deve ser co-construída por trabalhadores, portadores de sofrimento psíquico, familiares e gestores para a busca de processos de mudança no cuidado e de trabalho responsáveis. Necessita-se ponderar estratégias que vençam o medo ou a resistência às mudanças, sem apresentar como resposta o recrudescimento. |
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UNDERSTANDING THE NURSING TEAM ON THEEDUCATIONAL PROCESS OF A PSYCHIATRIC HOSPITALEnfermagemEducação PermanenteReforma PsiquiátricaAnálise Institucional.Enfermagem PsiquiátricaSáude MentalEducação ContinuadaAutoanálise.O objetivo do estudo foi analisar a compreensão da equipe de enfermagem sobre os processos educativos vivenciados por ela em um hospital psiquiátrico. O percurso metodológico foi realizado à luz da Análise Institucional, através de grupo focal com a equipe de enfermagem e observação participante. Os participantes do grupo focal mencionam que é necessário que haja: tempo disponível para participar dos espaços educativos, mais investimento institucional, co-responsabilização da equipe multidisciplinar na formação dos profissionais de enfermagem. Apontam que cada aspecto temático requer um determinado dispositivo educativo. Concluímos que a organização das ações educativas para a equipe de enfermagem no HP em estudo deve ser co-construída por trabalhadores, portadores de sofrimento psíquico, familiares e gestores para a busca de processos de mudança no cuidado e de trabalho responsáveis. Necessita-se ponderar estratégias que vençam o medo ou a resistência às mudanças, sem apresentar como resposta o recrudescimento.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2012-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPESQUISA DE CAMPOapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/176910.9789/2175-5361.2012.v4i2.2883-2897Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 2 (2012); 2883-2897Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 2 (2012); 2883-2897Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 2 (2012); 2883-28972175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1769/pdf_510Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Marcela PimentaTavares, Claudia Mara de Melo2024-01-12T14:08:23Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1769Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:23Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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