CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1743 |
Resumo: | Objetivo: identificar os principais fatores causadores de estresse no cuidado em Centro de Terapia Intensiva (CTI), sendo entrevistados vinte e dois enfermeiros. Métodos: trata-se de artigo da discussão da primeira categoria de uma Dissertação de Mestrado, sendo do tipo descritivo-exploratório, qualitativo realizado em um hospital privado no Rio de Janeiro, Brasil. A estratégia para o levantamento de dados constou de entrevista estruturada. A análise de conteúdo dos discursos foi feita conforme postulado por Bardin. Resultados: como resultado identificou-se os conflitos nos relacionamentos interpessoais decorrentes de fatores dificultam a comunicação enfermeiro/cliente durante o cuidado. Conclusão: os resultados nos levaram a uma importante reflexão, isto é, que não há nada tão complexo, tão difícil e tão importante quanto aos processos de uma comunicação bem feita entre diferentes atores envolvidos numa situação de interação. |
id |
UNIRIO-2_e3331928ac684f83b4761add209a7efb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/1743 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CAREObjetivo: identificar os principais fatores causadores de estresse no cuidado em Centro de Terapia Intensiva (CTI), sendo entrevistados vinte e dois enfermeiros. Métodos: trata-se de artigo da discussão da primeira categoria de uma Dissertação de Mestrado, sendo do tipo descritivo-exploratório, qualitativo realizado em um hospital privado no Rio de Janeiro, Brasil. A estratégia para o levantamento de dados constou de entrevista estruturada. A análise de conteúdo dos discursos foi feita conforme postulado por Bardin. Resultados: como resultado identificou-se os conflitos nos relacionamentos interpessoais decorrentes de fatores dificultam a comunicação enfermeiro/cliente durante o cuidado. Conclusão: os resultados nos levaram a uma importante reflexão, isto é, que não há nada tão complexo, tão difícil e tão importante quanto aos processos de uma comunicação bem feita entre diferentes atores envolvidos numa situação de interação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/174310.9789/2175-5361.2012.v4i3.2312-2317Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 3 (2012); 2312-2317Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 3 (2012); 2312-2317Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 3 (2012); 2312-23172175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1743/pdf_570Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Vanessa Galdino deSantiago, Luis Carlos2024-01-12T14:08:23Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1743Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:23Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE |
title |
CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE |
spellingShingle |
CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE Paula, Vanessa Galdino de |
title_short |
CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE |
title_full |
CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE |
title_fullStr |
CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE |
title_full_unstemmed |
CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE |
title_sort |
CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE |
author |
Paula, Vanessa Galdino de |
author_facet |
Paula, Vanessa Galdino de Santiago, Luis Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Santiago, Luis Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Vanessa Galdino de Santiago, Luis Carlos |
description |
Objetivo: identificar os principais fatores causadores de estresse no cuidado em Centro de Terapia Intensiva (CTI), sendo entrevistados vinte e dois enfermeiros. Métodos: trata-se de artigo da discussão da primeira categoria de uma Dissertação de Mestrado, sendo do tipo descritivo-exploratório, qualitativo realizado em um hospital privado no Rio de Janeiro, Brasil. A estratégia para o levantamento de dados constou de entrevista estruturada. A análise de conteúdo dos discursos foi feita conforme postulado por Bardin. Resultados: como resultado identificou-se os conflitos nos relacionamentos interpessoais decorrentes de fatores dificultam a comunicação enfermeiro/cliente durante o cuidado. Conclusão: os resultados nos levaram a uma importante reflexão, isto é, que não há nada tão complexo, tão difícil e tão importante quanto aos processos de uma comunicação bem feita entre diferentes atores envolvidos numa situação de interação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1743 10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2312-2317 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1743 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2312-2317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1743/pdf_570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 3 (2012); 2312-2317 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 3 (2012); 2312-2317 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 3 (2012); 2312-2317 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218876521218048 |