CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Vanessa Galdino de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santiago, Luis Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1743
Resumo: Objetivo: identificar os principais fatores causadores de estresse no cuidado em Centro de Terapia Intensiva (CTI), sendo entrevistados vinte e dois enfermeiros. Métodos: trata-se de artigo da discussão da primeira categoria de uma Dissertação de Mestrado, sendo do tipo descritivo-exploratório, qualitativo realizado em um hospital privado no Rio de Janeiro, Brasil. A estratégia para o levantamento de dados constou de entrevista estruturada. A análise de conteúdo dos discursos foi feita conforme postulado por Bardin. Resultados: como resultado identificou-se os conflitos nos relacionamentos interpessoais decorrentes de fatores dificultam a comunicação enfermeiro/cliente durante o cuidado. Conclusão: os resultados nos levaram a uma importante reflexão, isto é, que não há nada tão complexo, tão difícil e tão importante quanto aos processos de uma comunicação bem feita entre diferentes atores envolvidos numa situação de interação.
id UNIRIO-2_e3331928ac684f83b4761add209a7efb
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/1743
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CAREObjetivo: identificar os principais fatores causadores de estresse no cuidado em Centro de Terapia Intensiva (CTI), sendo entrevistados vinte e dois enfermeiros. Métodos: trata-se de artigo da discussão da primeira categoria de uma Dissertação de Mestrado, sendo do tipo descritivo-exploratório, qualitativo realizado em um hospital privado no Rio de Janeiro, Brasil. A estratégia para o levantamento de dados constou de entrevista estruturada. A análise de conteúdo dos discursos foi feita conforme postulado por Bardin. Resultados: como resultado identificou-se os conflitos nos relacionamentos interpessoais decorrentes de fatores dificultam a comunicação enfermeiro/cliente durante o cuidado. Conclusão: os resultados nos levaram a uma importante reflexão, isto é, que não há nada tão complexo, tão difícil e tão importante quanto aos processos de uma comunicação bem feita entre diferentes atores envolvidos numa situação de interação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/174310.9789/2175-5361.2012.v4i3.2312-2317Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 3 (2012); 2312-2317Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 3 (2012); 2312-2317Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 3 (2012); 2312-23172175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1743/pdf_570Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Vanessa Galdino deSantiago, Luis Carlos2024-01-12T14:08:23Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1743Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:23Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE
title CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE
spellingShingle CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE
Paula, Vanessa Galdino de
title_short CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE
title_full CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE
title_fullStr CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE
title_full_unstemmed CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE
title_sort CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE
author Paula, Vanessa Galdino de
author_facet Paula, Vanessa Galdino de
Santiago, Luis Carlos
author_role author
author2 Santiago, Luis Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Vanessa Galdino de
Santiago, Luis Carlos
description Objetivo: identificar os principais fatores causadores de estresse no cuidado em Centro de Terapia Intensiva (CTI), sendo entrevistados vinte e dois enfermeiros. Métodos: trata-se de artigo da discussão da primeira categoria de uma Dissertação de Mestrado, sendo do tipo descritivo-exploratório, qualitativo realizado em um hospital privado no Rio de Janeiro, Brasil. A estratégia para o levantamento de dados constou de entrevista estruturada. A análise de conteúdo dos discursos foi feita conforme postulado por Bardin. Resultados: como resultado identificou-se os conflitos nos relacionamentos interpessoais decorrentes de fatores dificultam a comunicação enfermeiro/cliente durante o cuidado. Conclusão: os resultados nos levaram a uma importante reflexão, isto é, que não há nada tão complexo, tão difícil e tão importante quanto aos processos de uma comunicação bem feita entre diferentes atores envolvidos numa situação de interação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1743
10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2312-2317
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1743
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2312-2317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1743/pdf_570
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 3 (2012); 2312-2317
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 3 (2012); 2312-2317
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 3 (2012); 2312-2317
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218876521218048