Health education about dengue: contributions to the development of competencies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girão, Renata Vieira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Braga, Andre Luiz de Souza, Crhistovam, Barbara Pompeu, Escudeiro, Cristina Lavoyer, Lima, Vinicius Mendes da Fonseca, Lopes, Claudia Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659
Resumo: Objetivo: descrever, na percepção dos acadêmicos, a ação de educação em saúde na comunidade de Jurujuba, Niterói/RJ, discutindo a contribuição desta atividade para sua formação no primeiro período do curso de enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense. Método: pesquisa descritiva exploratória do tipo qualitativa, realizada com 17 acadêmicos do primeiro período do segundo semestre de 2011. Utilizou-se um questionário semi estruturado.  Resultado: a partir da interpretação e análise dos questionários, emergiram três categorias: Educação em saúde no ensino da enfermagem, Desenvolvimento de competências e Observação da comunidade. Conclusão: a atividade oportunizou aos acadêmicos o desenvolvimento de competências que serão amadurecidas durante a graduação, como o pensamento crítico, a observação e a comunicação. Além disso, agregaram conhecimento sobre os benefícios do planejamento de projetos de educação em saúde em parceria com diferentes instituições.
id UNIRIO-2_edc77f22265bd32f434a3bc65f791f6c
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/2659
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Health education about dengue: contributions to the development of competenciesenfermagemdengueeducação em saúdeeducação baseada em competênciaciências biológicasObjetivo: descrever, na percepção dos acadêmicos, a ação de educação em saúde na comunidade de Jurujuba, Niterói/RJ, discutindo a contribuição desta atividade para sua formação no primeiro período do curso de enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense. Método: pesquisa descritiva exploratória do tipo qualitativa, realizada com 17 acadêmicos do primeiro período do segundo semestre de 2011. Utilizou-se um questionário semi estruturado.  Resultado: a partir da interpretação e análise dos questionários, emergiram três categorias: Educação em saúde no ensino da enfermagem, Desenvolvimento de competências e Observação da comunidade. Conclusão: a atividade oportunizou aos acadêmicos o desenvolvimento de competências que serão amadurecidas durante a graduação, como o pensamento crítico, a observação e a comunicação. Além disso, agregaram conhecimento sobre os benefícios do planejamento de projetos de educação em saúde em parceria com diferentes instituições.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresentrevista de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/265910.9789/2175-5361.2014.v6i1.38-46Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 1 (2014); 38-46Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 38-46Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 1 (2014); 38-462175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659/pdf_1043https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659/pdf_1044Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessGirão, Renata VieiraBraga, Andre Luiz de SouzaCrhistovam, Barbara PompeuEscudeiro, Cristina LavoyerLima, Vinicius Mendes da FonsecaLopes, Claudia Monteiro2024-01-12T14:08:31Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/2659Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:31Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Health education about dengue: contributions to the development of competencies
title Health education about dengue: contributions to the development of competencies
spellingShingle Health education about dengue: contributions to the development of competencies
Girão, Renata Vieira
enfermagem
dengue
educação em saúde
educação baseada em competência
ciências biológicas
title_short Health education about dengue: contributions to the development of competencies
title_full Health education about dengue: contributions to the development of competencies
title_fullStr Health education about dengue: contributions to the development of competencies
title_full_unstemmed Health education about dengue: contributions to the development of competencies
title_sort Health education about dengue: contributions to the development of competencies
author Girão, Renata Vieira
author_facet Girão, Renata Vieira
Braga, Andre Luiz de Souza
Crhistovam, Barbara Pompeu
Escudeiro, Cristina Lavoyer
Lima, Vinicius Mendes da Fonseca
Lopes, Claudia Monteiro
author_role author
author2 Braga, Andre Luiz de Souza
Crhistovam, Barbara Pompeu
Escudeiro, Cristina Lavoyer
Lima, Vinicius Mendes da Fonseca
Lopes, Claudia Monteiro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girão, Renata Vieira
Braga, Andre Luiz de Souza
Crhistovam, Barbara Pompeu
Escudeiro, Cristina Lavoyer
Lima, Vinicius Mendes da Fonseca
Lopes, Claudia Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
dengue
educação em saúde
educação baseada em competência
ciências biológicas
topic enfermagem
dengue
educação em saúde
educação baseada em competência
ciências biológicas
description Objetivo: descrever, na percepção dos acadêmicos, a ação de educação em saúde na comunidade de Jurujuba, Niterói/RJ, discutindo a contribuição desta atividade para sua formação no primeiro período do curso de enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense. Método: pesquisa descritiva exploratória do tipo qualitativa, realizada com 17 acadêmicos do primeiro período do segundo semestre de 2011. Utilizou-se um questionário semi estruturado.  Resultado: a partir da interpretação e análise dos questionários, emergiram três categorias: Educação em saúde no ensino da enfermagem, Desenvolvimento de competências e Observação da comunidade. Conclusão: a atividade oportunizou aos acadêmicos o desenvolvimento de competências que serão amadurecidas durante a graduação, como o pensamento crítico, a observação e a comunicação. Além disso, agregaram conhecimento sobre os benefícios do planejamento de projetos de educação em saúde em parceria com diferentes instituições.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
entrevista de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659
10.9789/2175-5361.2014.v6i1.38-46
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2014.v6i1.38-46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659/pdf_1043
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659/pdf_1044
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 1 (2014); 38-46
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 38-46
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 1 (2014); 38-46
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218877933649920