Health education about dengue: contributions to the development of competencies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659 |
Resumo: | Objetivo: descrever, na percepção dos acadêmicos, a ação de educação em saúde na comunidade de Jurujuba, Niterói/RJ, discutindo a contribuição desta atividade para sua formação no primeiro período do curso de enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense. Método: pesquisa descritiva exploratória do tipo qualitativa, realizada com 17 acadêmicos do primeiro período do segundo semestre de 2011. Utilizou-se um questionário semi estruturado. Resultado: a partir da interpretação e análise dos questionários, emergiram três categorias: Educação em saúde no ensino da enfermagem, Desenvolvimento de competências e Observação da comunidade. Conclusão: a atividade oportunizou aos acadêmicos o desenvolvimento de competências que serão amadurecidas durante a graduação, como o pensamento crítico, a observação e a comunicação. Além disso, agregaram conhecimento sobre os benefícios do planejamento de projetos de educação em saúde em parceria com diferentes instituições. |
id |
UNIRIO-2_edc77f22265bd32f434a3bc65f791f6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/2659 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Health education about dengue: contributions to the development of competenciesenfermagemdengueeducação em saúdeeducação baseada em competênciaciências biológicasObjetivo: descrever, na percepção dos acadêmicos, a ação de educação em saúde na comunidade de Jurujuba, Niterói/RJ, discutindo a contribuição desta atividade para sua formação no primeiro período do curso de enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense. Método: pesquisa descritiva exploratória do tipo qualitativa, realizada com 17 acadêmicos do primeiro período do segundo semestre de 2011. Utilizou-se um questionário semi estruturado. Resultado: a partir da interpretação e análise dos questionários, emergiram três categorias: Educação em saúde no ensino da enfermagem, Desenvolvimento de competências e Observação da comunidade. Conclusão: a atividade oportunizou aos acadêmicos o desenvolvimento de competências que serão amadurecidas durante a graduação, como o pensamento crítico, a observação e a comunicação. Além disso, agregaram conhecimento sobre os benefícios do planejamento de projetos de educação em saúde em parceria com diferentes instituições.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresentrevista de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/265910.9789/2175-5361.2014.v6i1.38-46Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 1 (2014); 38-46Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 38-46Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 1 (2014); 38-462175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659/pdf_1043https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659/pdf_1044Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessGirão, Renata VieiraBraga, Andre Luiz de SouzaCrhistovam, Barbara PompeuEscudeiro, Cristina LavoyerLima, Vinicius Mendes da FonsecaLopes, Claudia Monteiro2024-01-12T14:08:31Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/2659Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:31Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Health education about dengue: contributions to the development of competencies |
title |
Health education about dengue: contributions to the development of competencies |
spellingShingle |
Health education about dengue: contributions to the development of competencies Girão, Renata Vieira enfermagem dengue educação em saúde educação baseada em competência ciências biológicas |
title_short |
Health education about dengue: contributions to the development of competencies |
title_full |
Health education about dengue: contributions to the development of competencies |
title_fullStr |
Health education about dengue: contributions to the development of competencies |
title_full_unstemmed |
Health education about dengue: contributions to the development of competencies |
title_sort |
Health education about dengue: contributions to the development of competencies |
author |
Girão, Renata Vieira |
author_facet |
Girão, Renata Vieira Braga, Andre Luiz de Souza Crhistovam, Barbara Pompeu Escudeiro, Cristina Lavoyer Lima, Vinicius Mendes da Fonseca Lopes, Claudia Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Andre Luiz de Souza Crhistovam, Barbara Pompeu Escudeiro, Cristina Lavoyer Lima, Vinicius Mendes da Fonseca Lopes, Claudia Monteiro |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girão, Renata Vieira Braga, Andre Luiz de Souza Crhistovam, Barbara Pompeu Escudeiro, Cristina Lavoyer Lima, Vinicius Mendes da Fonseca Lopes, Claudia Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem dengue educação em saúde educação baseada em competência ciências biológicas |
topic |
enfermagem dengue educação em saúde educação baseada em competência ciências biológicas |
description |
Objetivo: descrever, na percepção dos acadêmicos, a ação de educação em saúde na comunidade de Jurujuba, Niterói/RJ, discutindo a contribuição desta atividade para sua formação no primeiro período do curso de enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense. Método: pesquisa descritiva exploratória do tipo qualitativa, realizada com 17 acadêmicos do primeiro período do segundo semestre de 2011. Utilizou-se um questionário semi estruturado. Resultado: a partir da interpretação e análise dos questionários, emergiram três categorias: Educação em saúde no ensino da enfermagem, Desenvolvimento de competências e Observação da comunidade. Conclusão: a atividade oportunizou aos acadêmicos o desenvolvimento de competências que serão amadurecidas durante a graduação, como o pensamento crítico, a observação e a comunicação. Além disso, agregaram conhecimento sobre os benefícios do planejamento de projetos de educação em saúde em parceria com diferentes instituições. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares entrevista de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659 10.9789/2175-5361.2014.v6i1.38-46 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2014.v6i1.38-46 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659/pdf_1043 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2659/pdf_1044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 1 (2014); 38-46 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 38-46 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 1 (2014); 38-46 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218877933649920 |