“I WENT TO THE NEAREST HEALTH CLINIC...”: FREE DEMAND OF THE EMERGENCY SERVICE OF AUNIVERSITY HOSPITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casarotto, Marina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Schimith, Maria Denise, Budó, Maria de Lourdes Denardin, Weiller, Teresinha Heck, Simon, Bruna Sodré
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1547
Resumo: OBJETIVO: compreender os motivos e necessidades que estimulam a população a buscar assistência básica de saúde em um Pronto Socorro de um hospital universitário do interior do Rio Grande do Sul. MÉTODOS: pesquisa de campo, qualitativa, descritiva e exploratória. Coleta de dados por meio de 31 entrevistas semiestruturada, trabalhadas através da análise temática. RESULTADOS: a maioria dos entrevistados era mulheres e a faixa etária predominante entre 20 e 50 anos. Principais motivos foram: falta de resolutividade na atenção básica, seguido pela falta e demora no apoio diagnóstico; o horário de distribuição de senhas na atenção básica; demora da consulta em especialidades médicas e falta de médico na rede básica. CONCLUSÃO: profissionais da saúde, dentre eles a enfermagem, e gestores precisam se aliar à população no enfrentamento dessa problemática, discutindo e pactuando estratégias para atender às necessidades de saúde, buscando um atendimento que vise à universalidade, equidade e integralidade.
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