INTERNATIONAL WORKSHOP WITH RAQUEL TAMEZ: ONE DAY AS A PREMATURE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza São Bento, Paulo Alexandre
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Adão, Celeste Ferreira, de Souza, Kátia Sydronio, de Oliveira Moraes, Lilia Eliane, Xavier, Rozânia Bicego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/797
Resumo: RESUMOIntrodução: em 2009, no Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/FIOCRUZ), aconteceu o workshop internacional ser prematuro por um dia com a ilustre Raquel Tamez. O evento buscou capacitar profissionais de saúde para atuação junto ao prematuro, partindo da premissa que o cuidado prestado a esta clientela é, basicamente, cuidar do cérebro em desenvolvimento. Objetivo: descrever como aconteceu o workshop internacional “ser prematuro por um dia” com Raquel Tamez no IFF/FIOCRUZ em 2009. Método: trata-se de relato de experiência sobre evento realizado. Discussão: o novo livro de Tamez e temática central do evento, Intervenções no cuidado neuropsicomotor do prematuro, dá ênfase ao cuidado a partir de transformações neurofisiológicas. O evento durou dois dias, no primeiro aprofundando aspectos teóricos, com uma dinâmica de abertura e desdobrando em várias exposições orais da palestrante. O segundo dia, das atividades práticas, teve quatro estações de aprendizagem. Dentre os temas pormenorizados no evento destacamos: identificar os estágios do desenvolvimento cerebral fetal e identificar os componentes do NIDCAP (Programa de Avaliação e Cuidados Individualizados para o Desenvolvimento do Neonato Prematuro), entre outros. Conclusão: o evento transcorreu com sucesso e apontou para participações futuras de Tamez no Brasil. Descritores: Educação continuada em enfermagem. Enfermagem neonatal. Prematuro. Recém-nascido. ABSTRACTIntroduction: in 2009, at Fernandes Figueira Institute’s Oswaldo Cruz Foundation, there was the international workshop “being premature for one day”, with the illustrious Raquel Tamez. The event has seeked to capacitate health professionals for acting towards to the premature. The premiss of the care towards to this clientele is basically the care of the brain in development. Objective: To describe how the international workshop “being a premature for one day” with Raquel Tamez at IFF/FIOCRUZ has occured. Methods: An experience report about this event. Results: The new book and central event’s theme, Interventions on neuropsychomotor care, emphasizes the care from neurophysiological transformations. The event has lasted two days; the first one was to deepen  theoretical aspects, with an opening dynamic to unfold various palestrian’s oral expositions. On the second day, a practical activities one, there were four seasons of learning. Among the detailed themes in this event, we gave a particular attention to the following: how to identify the cerebral and foetal stages as well as to identify the NIDCAP components (Evaluation and Individualized Care to the Premature Newborn Development Program), among others. Conclusion: The event has been successful and pointed at Tamez’s future participations in Brazil. Descriptors: Education, nursing, continuing. Neonatal nursing. Premature. Newborn.  RESUMEN Introducción: en el año 2009, en el  Instituto Fernandes Figueira de la Fundación Oswaldo Cruz (IFF/FIOCRUZ), aconteció el workshop internacional “ser prematuro por um día” con la ilustre Raquel Tamez. El evento procuro capacitar profesionales Del área de salud para La actuación junto al prematuro, partiendo de la premisa que el cuidado prestado a esta clientela es, básicamente, cuidar del cerebro en desarrollo. Objetivo: describir como ocurrió el workshop internacional “ser prematuro por un día” con Raquel Tamez em el IFF/FIOCRUZ en 2009. Método: se trata del relato de la experiencia sobre el evento realizado. Resultados:  el nuevo libro de Tamez es la temática central del evento, Intervenciones em el cuidado neuropsicomotor del prematuro, enfatiza el cuidado a partir de transformaciones neurofisiológicas. El evento duró dos días, El primer dia se profundizaron aspectos teóricos, con una dinámica en la apertura y luego desplegándose en várias exposiciones orales presentadas por la conferencista. El segundo día, de actividades prácticas, tuvo cuatro estadios de aprendizaje Entre los temas detallados em el evento destacamos: identificar los estadios del desarrollo cerebral fetal e identificar los componentes do NIDCAP (Programa de Evaluación y Cuidados Individualizados para el Desarrollo del Neonato Prematuro), entre otros. Conclusión: el evento transcurrió con suceso y apunto futuras participaciones de Tamez en Brasil. Descriptores: Educación continua en enfermería. Enfermería neonatal. Prematuro. Recién nacido. 
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O evento durou dois dias, no primeiro aprofundando aspectos teóricos, com uma dinâmica de abertura e desdobrando em várias exposições orais da palestrante. O segundo dia, das atividades práticas, teve quatro estações de aprendizagem. Dentre os temas pormenorizados no evento destacamos: identificar os estágios do desenvolvimento cerebral fetal e identificar os componentes do NIDCAP (Programa de Avaliação e Cuidados Individualizados para o Desenvolvimento do Neonato Prematuro), entre outros. Conclusão: o evento transcorreu com sucesso e apontou para participações futuras de Tamez no Brasil. Descritores: Educação continuada em enfermagem. Enfermagem neonatal. Prematuro. Recém-nascido. ABSTRACTIntroduction: in 2009, at Fernandes Figueira Institute’s Oswaldo Cruz Foundation, there was the international workshop “being premature for one day”, with the illustrious Raquel Tamez. The event has seeked to capacitate health professionals for acting towards to the premature. The premiss of the care towards to this clientele is basically the care of the brain in development. Objective: To describe how the international workshop “being a premature for one day” with Raquel Tamez at IFF/FIOCRUZ has occured. Methods: An experience report about this event. Results: The new book and central event’s theme, Interventions on neuropsychomotor care, emphasizes the care from neurophysiological transformations. The event has lasted two days; the first one was to deepen  theoretical aspects, with an opening dynamic to unfold various palestrian’s oral expositions. On the second day, a practical activities one, there were four seasons of learning. Among the detailed themes in this event, we gave a particular attention to the following: how to identify the cerebral and foetal stages as well as to identify the NIDCAP components (Evaluation and Individualized Care to the Premature Newborn Development Program), among others. Conclusion: The event has been successful and pointed at Tamez’s future participations in Brazil. Descriptors: Education, nursing, continuing. Neonatal nursing. Premature. Newborn.  RESUMEN Introducción: en el año 2009, en el  Instituto Fernandes Figueira de la Fundación Oswaldo Cruz (IFF/FIOCRUZ), aconteció el workshop internacional “ser prematuro por um día” con la ilustre Raquel Tamez. El evento procuro capacitar profesionales Del área de salud para La actuación junto al prematuro, partiendo de la premisa que el cuidado prestado a esta clientela es, básicamente, cuidar del cerebro en desarrollo. Objetivo: describir como ocurrió el workshop internacional “ser prematuro por un día” con Raquel Tamez em el IFF/FIOCRUZ en 2009. Método: se trata del relato de la experiencia sobre el evento realizado. Resultados:  el nuevo libro de Tamez es la temática central del evento, Intervenciones em el cuidado neuropsicomotor del prematuro, enfatiza el cuidado a partir de transformaciones neurofisiológicas. El evento duró dos días, El primer dia se profundizaron aspectos teóricos, con una dinámica en la apertura y luego desplegándose en várias exposiciones orales presentadas por la conferencista. El segundo día, de actividades prácticas, tuvo cuatro estadios de aprendizaje Entre los temas detallados em el evento destacamos: identificar los estadios del desarrollo cerebral fetal e identificar los componentes do NIDCAP (Programa de Evaluación y Cuidados Individualizados para el Desarrollo del Neonato Prematuro), entre otros. Conclusión: el evento transcurrió con suceso y apunto futuras participaciones de Tamez en Brasil. Descriptores: Educación continua en enfermería. Enfermería neonatal. Prematuro. 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