Tommy Edison : um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual no Youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damin, Marina Leitão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Hórus
Texto Completo: http://hdl.handle.net/unirio/11832
Resumo: Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2016/06.
id UNIRIO_0b12bc7c70bc5ca1bfbb6cfa46ffd17b
oai_identifier_str oai:localhost:unirio/11832
network_acronym_str UNIRIO
network_name_str Repositório Hórus
repository_id_str
spelling Tommy Edison : um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual no YoutubeMULTIDISCIPLINARINTERDISCIPLINARSOCIAIS E HUMANIDADESSocial MemorySocial networking sitesDisability studiesBlindnessMemória SocialSites de redes sociaisEstudos sobre deficiênciaDeficiência visualDissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2016/06.CAPESThis dissertation aims to identify the existence of memorials tracks about disability on different time periods based on the analysis of comments from YouTube social network site users in the videos of Tommy Edison. It is proposed to think about the relationship between memory and disability, focusing on blindness and using a social interdisciplinary approach entitled Disability Studies. To address the issues on disability, social memory and identity, form the authors basis in this work Maurice Halbwachs, Paul Ricoeur, Paolo Rossi, Michael Pollak, Vera Dodebei and Camila Dantas, Stuart Hall and Michel Maffesoli. Also seeks to reflect on how information and communication technologies (ICTs) facilitates the inclusion of content on the internet for people with blindness. In addition, this work aims to discuss the role of social networks sites from the mediated memory objects, as well as the storage thereof and the performance of the binomial remembering / forgetting in them. Finally, it is proposed to identify, through the case study Tommy Edison, if the content on the comments of the videos contain memorials traces on previous ideas of society about disability. Lastly, it is proposed to identify, through Tommy Edison case study, if the content of the comments about the videos contain memorials traces about previous social ideas on disability. As a result, it was possible to identify the presence of memorials traces about disability, mainly linked to a medical condition. Also stigma was addressed, especially in the video How My Parents Told Me I'm Blind (2012), when Tommy claims that being blind was always something normal for him. Finally, it was understood that the Disability Studies is a new area of study and therefore can not currently find a reverberation of this field in the comments. Nevertheless, it is concluded that there is the possibility of its presence in a future social memory on disability.n/aA presente dissertação tem como objetivo identificar a existência de rastros memoriais sobre a deficiência, existentes em diferentes períodos de tempo, a partir da análise dos comentários dos usuários da rede social YouTube nos vídeos de Tommy Edison. Para isso, propõe pensar as relações entre memória e deficiência, com foco na deficiência visual, utilizando, para tanto, uma abordagem social e interdisciplinar intitulada Disability Studies. Para abordar as questões sobre deficiência, memória social e identidade, compõem a base de autores neste trabalho Maurice Halbwachs, Paul Ricoeur, Paolo Rossi, Michael Pollak, Vera Dodebei e Camila Dantas, Stuart Hall e Michel Maffesoli. Também busca refletir sobre como as tecnologias de comunicação e informação (TICs) facilitam a inserção de conteúdo na internet por parte das pessoas com deficiência visual. Além disso, esta dissertação pretende discutir o papel dos sites de redes sociais a partir dos mediated memory objects, bem como seu armazenamento, e a atuação do binômio lembrança/esquecimento nesses meios. Por fim, propõe-se a identificar, por meio do estudo de caso Tommy Edison, se o conteúdo dos comentários dos vídeos contém rastros memoriais a respeito de prévias ideias da sociedade sobre a deficiência. Como resultado, foi possível identificar a presença de rastros memoriais sobre a deficiência, principalmente atrelados a uma condição médica. Também foi abordado o estigma, principalmente no vídeo How My Parents Told Me I’m Blind (2012), quando se discute a afirmação de Tommy de que ser cego sempre foi algo normal para ele. Por fim, compreendeu-se que os Disability Studies são uma área nova de estudos e, portanto, não é possível encontrar atualmente uma reverberação deste campo nos comentários. Apesar disso, conclui-se que existe a possibilidade de sua presença em uma futura memória social sobre a deficiência.Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de MattosDodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de MattosFaceira, Lobélia da SilvaPolivanov, Beatriz BrandãoDamin, Marina Leitão2018-06-28T23:01:13Z2018-06-28T23:01:13Z2016-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDAMIN, Marina Leitão. Tommy Edison: um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual. 2016. 92 p. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/unirio/11832info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-06-28T23:01:13Zoai:localhost:unirio/11832Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:57:39.456311Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Tommy Edison : um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual no Youtube
title Tommy Edison : um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual no Youtube
spellingShingle Tommy Edison : um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual no Youtube
Damin, Marina Leitão
MULTIDISCIPLINAR
INTERDISCIPLINAR
SOCIAIS E HUMANIDADES
Social Memory
Social networking sites
Disability studies
Blindness
Memória Social
Sites de redes sociais
Estudos sobre deficiência
Deficiência visual
title_short Tommy Edison : um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual no Youtube
title_full Tommy Edison : um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual no Youtube
title_fullStr Tommy Edison : um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual no Youtube
title_full_unstemmed Tommy Edison : um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual no Youtube
title_sort Tommy Edison : um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual no Youtube
author Damin, Marina Leitão
author_facet Damin, Marina Leitão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos
Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos
Faceira, Lobélia da Silva
Polivanov, Beatriz Brandão
dc.contributor.author.fl_str_mv Damin, Marina Leitão
dc.subject.por.fl_str_mv MULTIDISCIPLINAR
INTERDISCIPLINAR
SOCIAIS E HUMANIDADES
Social Memory
Social networking sites
Disability studies
Blindness
Memória Social
Sites de redes sociais
Estudos sobre deficiência
Deficiência visual
topic MULTIDISCIPLINAR
INTERDISCIPLINAR
SOCIAIS E HUMANIDADES
Social Memory
Social networking sites
Disability studies
Blindness
Memória Social
Sites de redes sociais
Estudos sobre deficiência
Deficiência visual
description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2016/06.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-25
2018-06-28T23:01:13Z
2018-06-28T23:01:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAMIN, Marina Leitão. Tommy Edison: um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual. 2016. 92 p. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/unirio/11832
identifier_str_mv DAMIN, Marina Leitão. Tommy Edison: um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual. 2016. 92 p. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/unirio/11832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Hórus
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Repositório Hórus
collection Repositório Hórus
repository.name.fl_str_mv Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.sid@unirio.br
_version_ 1817726437409423360