Intertextualidade como ferramenta de composição de Música Sacra Católica contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, João Isaac de Carvalho e Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Hórus
Texto Completo: http://hdl.handle.net/unirio/12505
Resumo: N/A
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spelling Intertextualidade como ferramenta de composição de Música Sacra Católica contemporâneaIntertextuality as a tool for Catholic Sacred Music compo-sition. 2018. Master Thesis80303005 MÚSICAIntertextualitySacred MusicCatholic MusicIntertextualidadeMúsica SacraMúsica CatólicaN/AN/AThis thesis has the porpouse to link two perspectives of study. The first is the study of Inter-textuality, as original concept from Julia Kristeva (2005) and others later writers, aimig transpose its concepts to the musical camp. Then, this thesis brings the religious perspective as creative font and thematical enviroment. It discusses the role of composition and experimantation in the current ecclesiastcal scope and its historical roots. As concretization of the research, this writing brings two artistical products: ET OMNIA VANITAS, for viola, basson, tenor trombone, bass trombone, timpani and harp; and ET IN TERRA PAX ET BONUM, for mixed choir and organN/AEsta dissertação tem como proposta a união de duas perspectivas de pesquisa. A primeira traz o estudo da Intertextualidade, conceito originado na Literatura — proposto por Julia Kristeva em 1969 — e posteriormente transportada por alguns autores para a Música. Em segundo, o trabalho traz a perspectiva da religiosidade, com o recorte católico romano, como fonte criativa e ambientação temática para o trabalho de composição musical. Dis-cute-se ainda o lugar do compositor que deseja produzir um repertório sacro católico na conjuntura atual, levando-se em conta as dificuldades encontradas no âmbito musical eclesiástico hodierno e a secularização das instituições artísticas, todas decorrentes de processos históricos — estudados aqui com maior ênfase aqui a partir do século XX . Como concretização da pesquisa traz-se a confecção de dois produtos artísticos: ET OM-NIA VANITAS, para viola, fagote, trombone tenor, trombone baixo, dois tímpanos e harpa e ET IN TERRA PAX ET BONUM, para coro misto, solistas e órgão.Quaranta, Daniel EduardoMarques, João Isaac de Carvalho e Silva2018-10-11T19:11:04Z2019-01-012018-10-11T19:11:04Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMarques, João Isaac de Carvalho e Silva; QUARANTA, Daniel Eduardo. Intertextualidade como ferramenta de composição de Música Sacra Católica contemporânea. 2018. 104 fl. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro.http://hdl.handle.net/unirio/12505info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-10-11T19:11:04Zoai:localhost:unirio/12505Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:58:39.790177Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
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