Cenas de uma cidade à parte: entre a representação e a rememoração da favela cinematográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Hórus |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/unirio/11755 |
Resumo: | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2016/11. |
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Cenas de uma cidade à parte: entre a representação e a rememoração da favela cinematográficaMULTIDISCIPLINARINTERDISCIPLINARSOCIAIS E HUMANIDADESMemoryRepresentationFavela MoviesRecallMemóriaRepresentaçãoFilmes de favelaRememoraçãoDissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2016/11.n/aThe slum is a topic widely discussed in the movies. Be in older movies even in more recent productions. As we reflect on this side, we chose to discuss it through film footage of filmmakers originated in the slums and rebuilding previous films from endogenous look. The work aims in these scenes verify what they re-present and recall of long films that precede them, particularly Cinco vezes favela (1962) and Cidade de Deus (2002). To this end, the first objective was to analyze the first representations starting from the Euclides da Cunha´s book Os Sertões (1902) of we consider as a founding myth. As we reflect on this, we note other literary works that address slum and as a way print a book value on it. The film also carries this arising valuation literature and so we discussed the construction of the cinematic favela. Thus, the next scope was to subdivide the national cinematography into three categories: Romantic Favela; Pop Favela and Endogenous Favela. Through this categorization we believe it is possible to understand the current productions made by a "inside” look. Using a methodology work by film analysis, we verified the films 5X favela – agora por nós mesmos (2010), 5X Pacificação (2012) and Cidade de Deus - 10 anos depois (2012). We set the ratio to represent and recall, since one is to bring the presence of one thing and another is to evoke a memory that is located in the past. Thus, we consider the points of contact between the concepts and determined that they use some support. In our research, this support is the filmic image. Thinking by this side and trying to analyze the representation of subordination in favela movies, we believe that draw many memories and wish expose the images produced by their own citizens, but also provide input for multiple looks.n/aA favela é uma temática amplamente discutida no cinema. Seja em filmes mais antigos até mesmo em produções mais recentes. Ao refletirmos sobre este viés, optamos por discuti-la através de imagens fílmicas de cineastas originados nas favelas cariocas e que reconstroem filmes anteriores a partir do seu olhar endógeno. O trabalho pretendeu verificar nessas cenas o que elas reapresentam e rememoram dos longas-metragens que os antecedem, em particular Cinco vezes favela (1962) e Cidade de Deus (2002). Para tanto, o primeiro objetivo consistiu em analisar as primeiras representações partindo do livro Os sertões (1902) de Euclides da Cunha que consideramos como mito fundador. Ao refletirmos sobre isso, notamos outras obras literárias que tratam da favela e como de certa maneira imprimem um valor patrimonial sobre ela. O cinema igualmente carrega essa valoração advinda da literatura e por isso, discutimos a construção da favela cinematográfica. Desta forma, o próximo escopo foi subdividir a cinematografia nacional em três categorias: Favela Romântica; Favela Pop e Favela Endógena. Através dessa categorização acreditamos ser possível compreender as produções atuais compostas por um olhar “de dentro”. Pela metodologia de análise fílmica trabalhamos os filmes 5X favela – agora por nós mesmos (2010), 5X Pacificação (2012) e Cidade de Deus – 10 anos depois (2012). Traçamos a relação entre representar e rememorar, uma vez que uma é trazer a presença de uma coisa e a outra é evocar uma lembrança que se localiza no passado. Deste modo, consideramos os pontos de contato entre os conceitos e determinamos que eles se utilizam de algum suporte. Em nossa pesquisa, este suporte é a imagem fílmica. Pensando por esse viés e buscando analisar a representação da subalternidade nos filmes de favela, acreditamos que se valem de muitas memórias e ensejam expor as imagens produzidas pelos seus próprios moradores, mas se embasando igualmente por múltiplos olhares.Ribeiro, Leila BeatrizRibeiro, Leila BeatrizAbreu, ReginaGodoy, Karla EstelitaVieira, Andréa Lopes da CostaOliveira Filho, WilsonLuna, Sarah Borges2018-06-12T22:58:43Z2018-06-12T22:58:43Z2016-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLUNA, Sarah Borges. Cenas de uma cidade à parte: entre a representação e a rememoração da favela cinematográfica. 126 p. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/unirio/11755info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-06-12T22:58:43Zoai:localhost:unirio/11755Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:57:35.488121Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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