All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Getúlio Goes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Hórus
Texto Completo: http://hdl.handle.net/unirio/10930
Resumo: Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CLA DT 2017/03
id UNIRIO_a4f5cb5c5d7274abe2b7903b08d21245
oai_identifier_str oai:localhost:unirio/10930
network_acronym_str UNIRIO
network_name_str Repositório Hórus
repository_id_str
spelling All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola80305008 TEATROautoethnographyartistic-pedagogical processes in theateryouth theaterautoetnografiaprocessos artístico-pedagógicos em teatroteatro juveniDissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CLA DT 2017/03n/aThis research uses as a methodological procedure the autoethnography, considering its diverse forms of representation and implications in the processes of self-analysis. Through this study we hope to inspire reflective possibilities regarding the restructuring and deepening of artistic-pedagogical practices, which need to be observed, analyzed and recognized on themselves and by their agents. Through observation, recording and reflection of the artistic-pedagogical practice, the main objective of this research is to identify interfaces the fields of my performance, as artist-teacher-researcher: the artistic group "Trupe de Truões" The "Point of Culture of Truões", the project "Teaching Stages" as well as the School of Basic Education of the Federal University of Uberlândia – Eseba/UFU. The aim is to establish contamination points of different kinds of knowledge. This perspective is based on the concept of artist-teacher and on the narratives described here, experienced as part of the creative processes in theater for and with young actors. What moves this research is the desire to establish a look at my practices, to identify the chain of references that compose them and to signal possible reflections about how the relations of artistic coexistence affect the development of creative processes, focusing on the work with Young-actors.n/aEsta pesquisa utiliza como procedimento metodológico a autoetnografia, considerando suas diversas formas de representação e implicações nos processos de autoanálise. Espera-se, por meio deste estudo, abrir possibilidades reflexivas no que tange às reestruturações e aprofundamentos de práticas artístico-pedagógicas, que necessitam ser observadas, analisadas e reconhecidas por si mesmas e pelos seus agentes. Por meio da observação, do registro e da reflexão a respeito da prática artístico-pedagógica, o objetivo principal desta pesquisa consiste em identificar interfaces entre os campos de minha atuação, como artista-docente-pesquisador: o grupo artístico “Trupe de Truões”, o “Ponto de Cultura dos Truões”, o projeto “Ensino Encena” bem como a Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. O intuito é estabelecer pontos de contaminação entre diferentes saberes. Essa perspectiva se apoia no conceito de artista-docente e nas narrativas aqui descritas, vivenciadas como experiências de processos criativos em teatro para e com jovens-atores. O que move esta pesquisa é o desejo de estabelecer um olhar para minhas práticas, buscar identificar a cadeia de referências que as compõem e sinalizar possíveis reflexões a respeito de como as relações de convivência artística afetam o desenvolvimento de processos criativos, com foco no trabalho com jovens-atores.MERISIO, Paulo RicardoSilva, Narciso Larajeira Telles daCaon, Paulina MariaMartins, Marcos Aurélio BulhõesCoutinho, Marina HenriquesARAÚJO, Getúlio Goes de2018-02-19T16:35:42Z2019-01-192018-02-19T16:35:42Z2017-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisARAÚJO, Getúlio Gois de. All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola. 232 fl. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86849>. Acesso em: 19 fev. 2018.http://hdl.handle.net/unirio/10930info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-02-22T19:32:52Zoai:localhost:unirio/10930Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:56:56.287799Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola
title All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola
spellingShingle All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola
ARAÚJO, Getúlio Goes de
80305008 TEATRO
autoethnography
artistic-pedagogical processes in theater
youth theater
autoetnografia
processos artístico-pedagógicos em teatro
teatro juveni
title_short All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola
title_full All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola
title_fullStr All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola
title_full_unstemmed All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola
title_sort All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola
author ARAÚJO, Getúlio Goes de
author_facet ARAÚJO, Getúlio Goes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MERISIO, Paulo Ricardo
Silva, Narciso Larajeira Telles da
Caon, Paulina Maria
Martins, Marcos Aurélio Bulhões
Coutinho, Marina Henriques
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Getúlio Goes de
dc.subject.por.fl_str_mv 80305008 TEATRO
autoethnography
artistic-pedagogical processes in theater
youth theater
autoetnografia
processos artístico-pedagógicos em teatro
teatro juveni
topic 80305008 TEATRO
autoethnography
artistic-pedagogical processes in theater
youth theater
autoetnografia
processos artístico-pedagógicos em teatro
teatro juveni
description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CLA DT 2017/03
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-20
2018-02-19T16:35:42Z
2018-02-19T16:35:42Z
2019-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Getúlio Gois de. All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola. 232 fl. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86849>. Acesso em: 19 fev. 2018.
http://hdl.handle.net/unirio/10930
identifier_str_mv ARAÚJO, Getúlio Gois de. All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola. 232 fl. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86849>. Acesso em: 19 fev. 2018.
url http://hdl.handle.net/unirio/10930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Hórus
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Repositório Hórus
collection Repositório Hórus
repository.name.fl_str_mv Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.sid@unirio.br
_version_ 1817726433526546432