All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Hórus |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/unirio/10930 |
Resumo: | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CLA DT 2017/03 |
id |
UNIRIO_a4f5cb5c5d7274abe2b7903b08d21245 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:unirio/10930 |
network_acronym_str |
UNIRIO |
network_name_str |
Repositório Hórus |
repository_id_str |
|
spelling |
All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola80305008 TEATROautoethnographyartistic-pedagogical processes in theateryouth theaterautoetnografiaprocessos artístico-pedagógicos em teatroteatro juveniDissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CLA DT 2017/03n/aThis research uses as a methodological procedure the autoethnography, considering its diverse forms of representation and implications in the processes of self-analysis. Through this study we hope to inspire reflective possibilities regarding the restructuring and deepening of artistic-pedagogical practices, which need to be observed, analyzed and recognized on themselves and by their agents. Through observation, recording and reflection of the artistic-pedagogical practice, the main objective of this research is to identify interfaces the fields of my performance, as artist-teacher-researcher: the artistic group "Trupe de Truões" The "Point of Culture of Truões", the project "Teaching Stages" as well as the School of Basic Education of the Federal University of Uberlândia – Eseba/UFU. The aim is to establish contamination points of different kinds of knowledge. This perspective is based on the concept of artist-teacher and on the narratives described here, experienced as part of the creative processes in theater for and with young actors. What moves this research is the desire to establish a look at my practices, to identify the chain of references that compose them and to signal possible reflections about how the relations of artistic coexistence affect the development of creative processes, focusing on the work with Young-actors.n/aEsta pesquisa utiliza como procedimento metodológico a autoetnografia, considerando suas diversas formas de representação e implicações nos processos de autoanálise. Espera-se, por meio deste estudo, abrir possibilidades reflexivas no que tange às reestruturações e aprofundamentos de práticas artístico-pedagógicas, que necessitam ser observadas, analisadas e reconhecidas por si mesmas e pelos seus agentes. Por meio da observação, do registro e da reflexão a respeito da prática artístico-pedagógica, o objetivo principal desta pesquisa consiste em identificar interfaces entre os campos de minha atuação, como artista-docente-pesquisador: o grupo artístico “Trupe de Truões”, o “Ponto de Cultura dos Truões”, o projeto “Ensino Encena” bem como a Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. O intuito é estabelecer pontos de contaminação entre diferentes saberes. Essa perspectiva se apoia no conceito de artista-docente e nas narrativas aqui descritas, vivenciadas como experiências de processos criativos em teatro para e com jovens-atores. O que move esta pesquisa é o desejo de estabelecer um olhar para minhas práticas, buscar identificar a cadeia de referências que as compõem e sinalizar possíveis reflexões a respeito de como as relações de convivência artística afetam o desenvolvimento de processos criativos, com foco no trabalho com jovens-atores.MERISIO, Paulo RicardoSilva, Narciso Larajeira Telles daCaon, Paulina MariaMartins, Marcos Aurélio BulhõesCoutinho, Marina HenriquesARAÚJO, Getúlio Goes de2018-02-19T16:35:42Z2019-01-192018-02-19T16:35:42Z2017-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisARAÚJO, Getúlio Gois de. All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola. 232 fl. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86849>. Acesso em: 19 fev. 2018.http://hdl.handle.net/unirio/10930info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-02-22T19:32:52Zoai:localhost:unirio/10930Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:56:56.287799Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola |
title |
All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola |
spellingShingle |
All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola ARAÚJO, Getúlio Goes de 80305008 TEATRO autoethnography artistic-pedagogical processes in theater youth theater autoetnografia processos artístico-pedagógicos em teatro teatro juveni |
title_short |
All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola |
title_full |
All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola |
title_fullStr |
All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola |
title_full_unstemmed |
All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola |
title_sort |
All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola |
author |
ARAÚJO, Getúlio Goes de |
author_facet |
ARAÚJO, Getúlio Goes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MERISIO, Paulo Ricardo Silva, Narciso Larajeira Telles da Caon, Paulina Maria Martins, Marcos Aurélio Bulhões Coutinho, Marina Henriques |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Getúlio Goes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
80305008 TEATRO autoethnography artistic-pedagogical processes in theater youth theater autoetnografia processos artístico-pedagógicos em teatro teatro juveni |
topic |
80305008 TEATRO autoethnography artistic-pedagogical processes in theater youth theater autoetnografia processos artístico-pedagógicos em teatro teatro juveni |
description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CLA DT 2017/03 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-20 2018-02-19T16:35:42Z 2018-02-19T16:35:42Z 2019-01-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Getúlio Gois de. All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola. 232 fl. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86849>. Acesso em: 19 fev. 2018. http://hdl.handle.net/unirio/10930 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Getúlio Gois de. All Star: um estudo autoetnográfico sobre minha trajetória com adolescentes, teatro e escola. 232 fl. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86849>. Acesso em: 19 fev. 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/unirio/10930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Hórus instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Repositório Hórus |
collection |
Repositório Hórus |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.sid@unirio.br |
_version_ |
1817726433526546432 |