Geometria Hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Hórus |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/unirio/11924 |
Resumo: | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MMat 2015/08. |
id |
UNIRIO_a9ae2d69dbd54d5c22219e2e8b0398ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:unirio/11924 |
network_acronym_str |
UNIRIO |
network_name_str |
Repositório Hórus |
repository_id_str |
|
spelling |
Geometria Hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino MédioCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAMATEMÁTICANon-Euclidean GeometryHyperbolic GeometryPoincare DiscGeometria hiperbólicaGeometria Não EuclidianaDisco de PoincaréDissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MMat 2015/08.n/aThis work is about the introductory learning of hyperbolic geometry, one of the non-Euclidean geometries. It includes narrative about the mathematicians, who collaborated in some way for the development of this geometry concepts and properties with the ones of the Euclidean basically the Euclidean geometry was observed from concrete situation, and then geometry was based on a logical, coherent and consistent theory to afterwards gain a visual interpretation.This study intends to demonstrate that is possible to associate those two geometries, in order to explore this matter, though superficially, in middle school and high scool classes, using a model called "Poincaré disc", whicj approximates those two geometries.n/aEste trabalho trata da introdução ao conhecimento sobre geometria hiperbólica, uma das geometrias conhecidas como não-euclidianas. Para isso é apresentado um breve relato histórico envolvendo os matemáticos que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento desta geometria, além dos estudos de alguns dos seus resultados e modelos de representação. É bastante interessante compreender o que seja o método axiomático, a partir da comparação dos conceitos e propriedades da geometria hiperbólica com os da já conhecida geometria euclidiana. As Geometrias Euclidiana e Hiperbólica diferem basicamente pelo quinto postulado de Euclides e uma curiosidade sobre suas concepções é que a euclidiana foi observada a partir de situações concretas e depois transformada em teoria matemática organizada, já a geometria hiperbólica foi obtida em forma de teoria lógica, coerente e consistente para depois ganhar uma interpretação visual. Este estudo pretende mostrar que é possível estabelecer conexões entre estas duas geometrias a ponto de ser possível explorar, ainda que superficialmente, o assunto numa turma de ensino básico, usando como apoio o modelo conhecido como "Disco de Poincaré", que aproxima bem as duas geometrias.Busse, Ronaldo da SilvaBusse, Ronaldo da SilvaSimas, Fabio Luiz BorgesSantos, Douglas Monsôres de MeloGalvão, Lamartine Pragana2018-07-10T22:39:05Z2018-07-10T22:39:05Z2015-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGALVÃO, Lamartine Pragana. Geometria hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014., Rio de Janeirohttp://hdl.handle.net/unirio/11924info:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-07-11T15:41:56Zoai:localhost:unirio/11924Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:57:59.735437Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria Hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio |
title |
Geometria Hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio |
spellingShingle |
Geometria Hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio Galvão, Lamartine Pragana CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA Non-Euclidean Geometry Hyperbolic Geometry Poincare Disc Geometria hiperbólica Geometria Não Euclidiana Disco de Poincaré |
title_short |
Geometria Hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio |
title_full |
Geometria Hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio |
title_fullStr |
Geometria Hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Geometria Hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio |
title_sort |
Geometria Hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio |
author |
Galvão, Lamartine Pragana |
author_facet |
Galvão, Lamartine Pragana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Busse, Ronaldo da Silva Busse, Ronaldo da Silva Simas, Fabio Luiz Borges Santos, Douglas Monsôres de Melo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Lamartine Pragana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA Non-Euclidean Geometry Hyperbolic Geometry Poincare Disc Geometria hiperbólica Geometria Não Euclidiana Disco de Poincaré |
topic |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA Non-Euclidean Geometry Hyperbolic Geometry Poincare Disc Geometria hiperbólica Geometria Não Euclidiana Disco de Poincaré |
description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MMat 2015/08. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-23 2018-07-10T22:39:05Z 2018-07-10T22:39:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GALVÃO, Lamartine Pragana. Geometria hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014., Rio de Janeiro http://hdl.handle.net/unirio/11924 |
identifier_str_mv |
GALVÃO, Lamartine Pragana. Geometria hiperbólica: explorando o Disco de Poincaré no Ensino Médio. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014., Rio de Janeiro |
url |
http://hdl.handle.net/unirio/11924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Hórus instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Repositório Hórus |
collection |
Repositório Hórus |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.sid@unirio.br |
_version_ |
1817726438405570560 |