O uso de modelos matemáticos num processo de inscrições em componentes curriculares
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Hórus |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/unirio/12568 |
Resumo: | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2012/11. |
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O uso de modelos matemáticos num processo de inscrições em componentes curricularesCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRACIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOBusiness ProcessInformation TechnologyMathematical ModelingOperational ResearchLinear ProgrammingPERT/CPMProcesso de negócioTecnologia da informaçãoModelagem MatemáticaPesquisa OperacionalProgramação LinearPERT/CPMDissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2012/11.n/aThis work shows how Mathematical Modelling could be employed to research project execution scenarios in a view of curricular components of an academic process in the perspective of integrate a graduation’s course. Through the tutorial process elicitation and mathematical models that represents a real system grade curriculum, many aspects of the students’ decisions in the disciplines registration process are analysed. To do that, the main characteristics of the system and the strategies adopted by the student and the teachers were analyzed in this work. Then, two objectives are given: first, provide suggestions of disciplines registrations with an expectation of integrating the course on time, using a current real scenario and, and second, if possible, verify if the model using a tool PERT / CPM, could predict the time nearer the time to integrate the course. Accordingly, both models offer the identification of the curriculum components that make up a critical path for the student and the components that are possible for inclusion the disciplines registration of these students, based on their school reports. As for the second objective, it has been confirmed that the models of the system could forecast a nearer integration time in relation to the real time suggested in the tutorial process when using a PERT/CPM tool.n/aO presente trabalho mostra como a Modelagem Matemática pode ser empregada para se pesquisar cenários de inscrições em componentes curriculares, sob a perspectiva de integralização de um curso de graduação. Por meio da elicitação do processo de tutoria e de modelos matemáticos que representam uma grade curricular real, são analisados diversos aspectos sobre a realização de inscrições em componentes curriculares de um curso. Para tanto, as principais características do sistema e as estratégias adotadas pelo corpo discente e docente foram analisadas neste trabalho. Com isso, dois objetivos são estabelecidos: primeiro, fornecer sugestões de inscrições com uma expectativa de menor prazo para integralização do curso, previsto no cenário real atual e, se possível; segundo, verificar, sob certo contexto, se o modelo utilizando uma ferramenta PERT/CPM, poderia prever um tempo de integralização o mais próximo ao tempo real demandado. Coerentemente, dois modelos oferecem a identificação dos componentes curriculares que compõe um caminho crítico para o aluno e os componentes possíveis para inscrição com base no histórico do aluno. Para o segundo objetivo, confirmou-se que ao se executar os modelos numa ferramenta PERT/CPM, eles poderiam representar mais próximo possível a solução real sugerida no processo de tutoria.Andrade, Leila Cristina Vasconcelos deLima, Leonardo Silva deAndrade, Leila Cristina Vasconcelos deLima, Leonardo Silva deSiqueira, Sean Wolfgand MatsuiOliveira, Carla SilvaAmorim, Patricia Felippe2018-11-13T22:06:18Z2018-11-13T22:06:18Z2012-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMORIM, Patricia Felippe. O uso de modelos matemáticos num processo de inscrições em componentes curriculares. 2012. xiii, 132f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012.http://hdl.handle.net/unirio/12568info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-11-13T22:06:18Zoai:localhost:unirio/12568Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:58:37.056353Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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