Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Leonardo do Nascimento
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Hórus
Texto Completo: http://hdl.handle.net/unirio/10937
Resumo: n/a
id UNIRIO_c1450888db3277307ac073c853b43f98
oai_identifier_str oai:localhost:unirio/10937
network_acronym_str UNIRIO
network_name_str Repositório Hórus
repository_id_str
spelling Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental80303005 MÚSICAmusical appreciationinstrumental musicelementary schoolapreciação musicalmúsica instrumentalensino fundamentaln/aThis master thesis is about an experience of musical appreciation with students of the 3rd year of a primary school. The repertoire used was instrumental music and the purpose was to observe if its practice could lead them to a familiarization with this type of music and consequently to an increase of the interest of the students by this repertoire. In order to reach the proposed objectives, the following listening modalities were used: Free musical listening (ZAGONEL, 2008); Expressive musical appreciation - musical illustration (BASTIÃO, 2014); Audiovisual musical appreciation (BOAL-PALHEIROS and WUYTACK, 1996; CASNÓK, 2015); Listening of songs suggested by the students (CONSTANTINO, 2012; SOUZA e TORRES, 2009, BASTIÃO, 2014); Musical history Peter and the Wolf by Serguei Prokofiev (BOALPALHEIROS, 1996; ZAGONEL, 2008; BASTÃO, 2014); Soundscape and Ear Cleaning (SCHAFER, 2011). For the data collection, an initial evaluation questionnaire was used, in order to better understand the relationship of students with music in their daily lives; questionnaire of the classes, to know the opinion of the students about the activities developed in each class; filming, as a way of recording students' behavior and reactions during listening practices; a final interview that allowed to know the opinion of students about the experiences of musical appreciation at the end of the process and whether there was any transformation in their ways of listening and relating to music through listening practices. Data analysis was performed as a qualitative evaluation proposed by Demo (1991) and Hoffman (1995), to reflect on the development of this work with the class, especially on the proposals and procedures used for listening and repertoire taken to the classroom. At the end of the investigation, the analysis of the evaluations made by the students themselves revealed that the experience of listening to instrumental music caused in them a significant increase of interest for this genre; an increase in awareness of the importance of listening to music with attention; the techniques used to prepare students for listening were effective and well accepted by the group, among other relevant aspects. From the results of the research, it was concluded that musical appreciation is an adequate way of providing musical experiences to elementary school students, and this practice is adequate for promoting changes in the way these students listen, in their relations with music, with musical diversity and with the colleague, showing that it is possible for the students to open themselves to musical listening of what is less common to them and also to an improvement of the listening ability in dialogues and personal relationships.n/aEsta dissertação trata de uma experiência de apreciação musical com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública. O repertório abordado foi o de música instrumental visando principalmente verificar se sua prática poderia levá-los a uma maior familiarização com repertório de tal tipo e, consequentemente, ao aumento do interesse pelo mesmo. Para atingir os objetivos propostos foram utilizadas as seguintes modalidades de escuta: Escuta musical livre (ZAGONEL, 2008); Apreciação musical expressiva - ilustração musical (BASTIÃO, 2014); Apreciação musical audiovisual (BOAL-PALHEIROS e WUYTACK, 1996; CASNÓK, 2015); Escuta de repertório sugerido pelos alunos (CONSTANTINO, 2012; SOUZA e TORRES, 2009; BASTIÃO, 2014); Apreciação da história musical “Pedro e o Lobo” de Serguei Prokofiev (BOAL-PALHEIROS, 1996; ZAGONEL, 2008; BASTÃO, 2014); e Paisagem Sonora e Limpeza de Ouvidos (SCHAFER, 2011). Para a coleta dos dados foram utilizados questionário de avaliação inicial, de modo a conhecer melhor a relação dos alunos com a música em seus cotidianos; questionário das aulas, para saber a opinião dos alunos sobre as atividades desenvolvidas em cada aula; filmagens, como maneira de registrar o comportamento e as reações dos alunos durante a realização das práticas de escuta; entrevista final, que permitiu, ao final do processo, saber o que os alunos pensaram a respeito das experiências de apreciação musical e se houve alguma transformação em suas formas de escutar e de se relacionar com a música a partir das práticas desenvolvidas. A análise dos dados foi realizada sob a forma de avaliação qualitativa proposta por Demo (1991) e Hoffman (1995), como meio de refletir sobre o desenvolvimento deste trabalho com a turma, sobretudo sobre as propostas e procedimentos empregados para a escuta e o repertório levados à sala de aula. A partir dessa análise dos dados foi possível perceber que, embora os alunos tenham revelado previamente não possuírem familiaridade com a música instrumental, a experiência de escuta de música instrumental provocou neles um aumento significativo no interesse pelo gênero; que as práticas de escuta provocaram uma maior conscientização quanto à importância de escutar música com atenção; que os procedimentos utilizados para preparar os alunos para a apreciação foram eficazes e bem aceitos pela turma, entre outros aspectos relevantes. Com base nos resultados da investigação, concluiu-se que a apreciação musical é uma forma adequada de proporcionar experiências musicais a alunos de ensino fundamental, sendo tal prática capaz de promover transformações significativas nas formas de escuta desses estudantes, em suas relações com a música, com a diversidade musical existente e com o colega, mostrando ser possível que os alunos se abram para escuta musical do que lhes é menos familiar e também para a escuta do outro.GANDELMAN, SalomeaSobreira, Silvia GarciaCohen, SaraRODRIGUES, Leonardo do Nascimento2018-02-19T16:39:05Z2018-01-012018-02-19T16:39:05Z2017-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRODRIGUES, Leonardo do Nascimento. Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental. 141 fl. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=87358>. Acesso em: 19 fev. 2018.http://hdl.handle.net/unirio/10937info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-02-22T19:34:55Zoai:localhost:unirio/10937Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:56:58.153662Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental
title Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental
spellingShingle Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental
RODRIGUES, Leonardo do Nascimento
80303005 MÚSICA
musical appreciation
instrumental music
elementary school
apreciação musical
música instrumental
ensino fundamental
title_short Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental
title_full Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental
title_fullStr Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental
title_full_unstemmed Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental
title_sort Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental
author RODRIGUES, Leonardo do Nascimento
author_facet RODRIGUES, Leonardo do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GANDELMAN, Salomea
Sobreira, Silvia Garcia
Cohen, Sara
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Leonardo do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv 80303005 MÚSICA
musical appreciation
instrumental music
elementary school
apreciação musical
música instrumental
ensino fundamental
topic 80303005 MÚSICA
musical appreciation
instrumental music
elementary school
apreciação musical
música instrumental
ensino fundamental
description n/a
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08
2018-02-19T16:39:05Z
2018-01-01
2018-02-19T16:39:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Leonardo do Nascimento. Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental. 141 fl. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=87358>. Acesso em: 19 fev. 2018.
http://hdl.handle.net/unirio/10937
identifier_str_mv RODRIGUES, Leonardo do Nascimento. Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental. 141 fl. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=87358>. Acesso em: 19 fev. 2018.
url http://hdl.handle.net/unirio/10937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Hórus
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Repositório Hórus
collection Repositório Hórus
repository.name.fl_str_mv Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.sid@unirio.br
_version_ 1817726433611481088