A incerteza na docência:: entre ordens e desordens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kloss, Caroline
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Educação
Texto Completo: https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/6
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a presença da incerteza na docência a partir de um diálogo teórico-prático. A parte teórica foi constituída a partir dos autores Boaventura de Sousa Santos (2006), Maria Isabel da Cunha (2002), Paulo Freire (1996, 1987) e Edgar Morin (2001, 2005). Já a parte prática foi constituída por relatos reflexivos acerca de um estágio no ensino superior. Os procedimentos metodológicos basearam-se no pensamento complexo (MORIN; CIURANA; MOTTA, 2003), que presume a subdivisão do método em programa e estratégia, tomando como guia o objetivo geral e deixando que as problematizações surgissem no decorrer do diálogo (teórico-prático). A reflexão partiu de três frentes diferentes: 1) o aporte teórico advindo de uma disciplina do curso de mestrado em Educação, chamada “Seminário de Docência no Ensino Superior”; 2) o aporte teórico advindo de leituras para uma pesquisa de mestrado em Educação; e 3) a prática reflexiva de uma experiência de docência no ensino superior. Ao longo do processo, as reflexões estabelecidas evidenciaram a necessidade de mudanças, no que se refere à postura do docente, diante das incertezas profissionais e em outras dimensões, modificando o entendimento de que o ideal é a estabilidade e passando a compreender que as ordens e as desordens fazem parte do real complexo.
id UNISAL-1_494eff31b830552c0540ff78a24f62bb
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.liceusp.com.br:article/6
network_acronym_str UNISAL-1
network_name_str Revista de Ciências da Educação
repository_id_str
spelling A incerteza na docência:: entre ordens e desordensEste estudo teve como objetivo investigar a presença da incerteza na docência a partir de um diálogo teórico-prático. A parte teórica foi constituída a partir dos autores Boaventura de Sousa Santos (2006), Maria Isabel da Cunha (2002), Paulo Freire (1996, 1987) e Edgar Morin (2001, 2005). Já a parte prática foi constituída por relatos reflexivos acerca de um estágio no ensino superior. Os procedimentos metodológicos basearam-se no pensamento complexo (MORIN; CIURANA; MOTTA, 2003), que presume a subdivisão do método em programa e estratégia, tomando como guia o objetivo geral e deixando que as problematizações surgissem no decorrer do diálogo (teórico-prático). A reflexão partiu de três frentes diferentes: 1) o aporte teórico advindo de uma disciplina do curso de mestrado em Educação, chamada “Seminário de Docência no Ensino Superior”; 2) o aporte teórico advindo de leituras para uma pesquisa de mestrado em Educação; e 3) a prática reflexiva de uma experiência de docência no ensino superior. Ao longo do processo, as reflexões estabelecidas evidenciaram a necessidade de mudanças, no que se refere à postura do docente, diante das incertezas profissionais e em outras dimensões, modificando o entendimento de que o ideal é a estabilidade e passando a compreender que as ordens e as desordens fazem parte do real complexo.Revista de Ciências da Educação2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/6Revista de Ciências da Educação; Número 48 - Ano XXIII2317-60912317-6091reponame:Revista de Ciências da Educaçãoinstname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)instacron:UNISALporhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/6/2Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKloss, Caroline 2022-07-29T20:12:29Zoai:ojs2.revista.liceusp.com.br:article/6Revistahttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacaoONGhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/oairevista.educacao@am.unisal.br||maria.bissoto@am.unisal.br2317-60911518-7039opendoar:2022-07-29T20:12:29Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A incerteza na docência:: entre ordens e desordens
title A incerteza na docência:: entre ordens e desordens
spellingShingle A incerteza na docência:: entre ordens e desordens
Kloss, Caroline
title_short A incerteza na docência:: entre ordens e desordens
title_full A incerteza na docência:: entre ordens e desordens
title_fullStr A incerteza na docência:: entre ordens e desordens
title_full_unstemmed A incerteza na docência:: entre ordens e desordens
title_sort A incerteza na docência:: entre ordens e desordens
author Kloss, Caroline
author_facet Kloss, Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kloss, Caroline
description Este estudo teve como objetivo investigar a presença da incerteza na docência a partir de um diálogo teórico-prático. A parte teórica foi constituída a partir dos autores Boaventura de Sousa Santos (2006), Maria Isabel da Cunha (2002), Paulo Freire (1996, 1987) e Edgar Morin (2001, 2005). Já a parte prática foi constituída por relatos reflexivos acerca de um estágio no ensino superior. Os procedimentos metodológicos basearam-se no pensamento complexo (MORIN; CIURANA; MOTTA, 2003), que presume a subdivisão do método em programa e estratégia, tomando como guia o objetivo geral e deixando que as problematizações surgissem no decorrer do diálogo (teórico-prático). A reflexão partiu de três frentes diferentes: 1) o aporte teórico advindo de uma disciplina do curso de mestrado em Educação, chamada “Seminário de Docência no Ensino Superior”; 2) o aporte teórico advindo de leituras para uma pesquisa de mestrado em Educação; e 3) a prática reflexiva de uma experiência de docência no ensino superior. Ao longo do processo, as reflexões estabelecidas evidenciaram a necessidade de mudanças, no que se refere à postura do docente, diante das incertezas profissionais e em outras dimensões, modificando o entendimento de que o ideal é a estabilidade e passando a compreender que as ordens e as desordens fazem parte do real complexo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/6
url https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/6/2
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação; Número 48 - Ano XXIII
2317-6091
2317-6091
reponame:Revista de Ciências da Educação
instname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
instacron:UNISAL
instname_str Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
instacron_str UNISAL
institution UNISAL
reponame_str Revista de Ciências da Educação
collection Revista de Ciências da Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacao@am.unisal.br||maria.bissoto@am.unisal.br
_version_ 1787894864046718976