Desenvolvimento profissional docente e necessidades formativas de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tássia Fernandes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Evêncio, Kátia Maria de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Educação
Texto Completo: https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/7
Resumo: Na presente pesquisa, temos como objetivo principal investigar as necessidades formativas de docentes dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A partir de uma abordagem qualitativa, ancorada em um estudo de caso, o processo metodológico contou com o uso de questionário on-line aplicado a esses sujeitos especificados. A análise nos permitiu, além da identificação das necessidades formativas docentes, verificar que suas percepções apontam para o reconhecimento de que a formação inicial deve ser indissociável da formação continuada, compreendendo a ideia de um continuum nessa formação, na perspectiva de desenvolvimento profissional docente. A pesquisa proporcionou a escuta das professoras, valorizando o diálogo e as aproximações com os docentes em seu contexto de atuação, propondo o exercício da reflexão e do compartilhamento de ideias.
id UNISAL-1_5016af8d477198ef8318744ac3cf5be6
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.liceusp.com.br:article/7
network_acronym_str UNISAL-1
network_name_str Revista de Ciências da Educação
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional docente e necessidades formativas de professoresNa presente pesquisa, temos como objetivo principal investigar as necessidades formativas de docentes dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A partir de uma abordagem qualitativa, ancorada em um estudo de caso, o processo metodológico contou com o uso de questionário on-line aplicado a esses sujeitos especificados. A análise nos permitiu, além da identificação das necessidades formativas docentes, verificar que suas percepções apontam para o reconhecimento de que a formação inicial deve ser indissociável da formação continuada, compreendendo a ideia de um continuum nessa formação, na perspectiva de desenvolvimento profissional docente. A pesquisa proporcionou a escuta das professoras, valorizando o diálogo e as aproximações com os docentes em seu contexto de atuação, propondo o exercício da reflexão e do compartilhamento de ideias.Revista de Ciências da Educação2022-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/7Revista de Ciências da Educação; Número 48 - Ano XXIII2317-60912317-6091reponame:Revista de Ciências da Educaçãoinstname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)instacron:UNISALporhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/7/1Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Tássia FernandesEvêncio, Kátia Maria de Moura2022-07-29T20:12:29Zoai:ojs2.revista.liceusp.com.br:article/7Revistahttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacaoONGhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/oairevista.educacao@am.unisal.br||maria.bissoto@am.unisal.br2317-60911518-7039opendoar:2022-07-29T20:12:29Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente e necessidades formativas de professores
title Desenvolvimento profissional docente e necessidades formativas de professores
spellingShingle Desenvolvimento profissional docente e necessidades formativas de professores
Ferreira, Tássia Fernandes
title_short Desenvolvimento profissional docente e necessidades formativas de professores
title_full Desenvolvimento profissional docente e necessidades formativas de professores
title_fullStr Desenvolvimento profissional docente e necessidades formativas de professores
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional docente e necessidades formativas de professores
title_sort Desenvolvimento profissional docente e necessidades formativas de professores
author Ferreira, Tássia Fernandes
author_facet Ferreira, Tássia Fernandes
Evêncio, Kátia Maria de Moura
author_role author
author2 Evêncio, Kátia Maria de Moura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tássia Fernandes
Evêncio, Kátia Maria de Moura
description Na presente pesquisa, temos como objetivo principal investigar as necessidades formativas de docentes dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A partir de uma abordagem qualitativa, ancorada em um estudo de caso, o processo metodológico contou com o uso de questionário on-line aplicado a esses sujeitos especificados. A análise nos permitiu, além da identificação das necessidades formativas docentes, verificar que suas percepções apontam para o reconhecimento de que a formação inicial deve ser indissociável da formação continuada, compreendendo a ideia de um continuum nessa formação, na perspectiva de desenvolvimento profissional docente. A pesquisa proporcionou a escuta das professoras, valorizando o diálogo e as aproximações com os docentes em seu contexto de atuação, propondo o exercício da reflexão e do compartilhamento de ideias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/7
url https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/7/1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação; Número 48 - Ano XXIII
2317-6091
2317-6091
reponame:Revista de Ciências da Educação
instname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
instacron:UNISAL
instname_str Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
instacron_str UNISAL
institution UNISAL
reponame_str Revista de Ciências da Educação
collection Revista de Ciências da Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacao@am.unisal.br||maria.bissoto@am.unisal.br
_version_ 1787894864048816128