Educação e reprodução social: de Durkheim a Bourdieu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Enrico Paternostro Bueno da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Educação
Texto Completo: https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/9
Resumo: O trabalho propõe um cotejo entre as concepções de Émile Durkheim e Pierre Bourdieu acerca da educação escolar, com ênfase no entendimento quanto ao papel desta para a reprodução social. Tendo em vista sua natureza teórica, a metodologia consistiu em revisão bibliográfica, tomando obras fundamentais de cada autor sobre o tema. A bibliografia principal, desse modo, foi composta por Educação e Sociologia e As Regras do Método Sociológico, de Émile Durkheim, e A Reprodução e a coletânea Escritos de Educação, de Pierre Bourdieu. Outros escritos, de ambos os autores, foram referenciados como apoio à compreensão dos conceitos centrais. O trabalho conclui que, a despeito da notável influência durkheimiana acerca do tema, Pierre Bourdieu inspira-se também em outras fontes que dotam sua obra de um teor crítico ausente em Durkheim, de modo a desafiar a ideologia vigente a respeito do papel da educação escolar para a superação das desigualdades sociais. Com isso, Bourdieu oferece uma contribuição original ao tema, consolidando-se como um dos cânones da área.
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