Atividade física para portadores de asma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krebs, Ruy Jornada
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Betio, Jane, Van Keulen, Guilherme Eugênio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/549
Resumo: A asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. Sua manifestação clínica é marcada por episódios recorrentes de sibilância, dispnéia (falta de ar), aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã ao despertar. A doença resulta de uma interação entre genética, exposição ambiental e outros fatores específicos que levam ao desenvolvimento e à manutenção dos sintomas (IV DIRETIZES BRASILEIRAS PARA O MANEJO DA ASMA). A asma é considerada um problema de saúde mundial sendo estimado que 300 milhões de pessoas sejam afetadas pela doença. É, também, um dos principais problemas de saúde na infância e adolescência, sendo causa relevante de queda no rendimento e absenteísmo escolar. A prevalência global da asma varia de 1% a 18% da população em diferentes países. Um importante estudo multicêntrico (International Study for Asthma and Allergies in Childhood – ISAAC) apontou ser a prevalência média mundial de asma de 11,6% entre escolares (seis e sete anos), e entre os adolescentes (treze e catorze anos) a prevalência mundial média foi de 13,7%.
id UNISC-1_14397ff039cf54ecd4ba5c4612f18f21
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/549
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Atividade física para portadores de asmaAsmaAtividade FísicaExercícioA asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. Sua manifestação clínica é marcada por episódios recorrentes de sibilância, dispnéia (falta de ar), aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã ao despertar. A doença resulta de uma interação entre genética, exposição ambiental e outros fatores específicos que levam ao desenvolvimento e à manutenção dos sintomas (IV DIRETIZES BRASILEIRAS PARA O MANEJO DA ASMA). A asma é considerada um problema de saúde mundial sendo estimado que 300 milhões de pessoas sejam afetadas pela doença. É, também, um dos principais problemas de saúde na infância e adolescência, sendo causa relevante de queda no rendimento e absenteísmo escolar. A prevalência global da asma varia de 1% a 18% da população em diferentes países. Um importante estudo multicêntrico (International Study for Asthma and Allergies in Childhood – ISAAC) apontou ser a prevalência média mundial de asma de 11,6% entre escolares (seis e sete anos), e entre os adolescentes (treze e catorze anos) a prevalência mundial média foi de 13,7%.Universidade de Santa Cruz do Sul2008-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/54910.17058/cinergis.v8i2.549Cinergis; v. 8 n. 2 (2007)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/549/1029Krebs, Ruy JornadaBetio, JaneVan Keulen, Guilherme Eugênioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T14:54:52Zoai:ojs.online.unisc.br:article/549Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergishttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-01-10T14:54:52Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade física para portadores de asma
title Atividade física para portadores de asma
spellingShingle Atividade física para portadores de asma
Krebs, Ruy Jornada
Asma
Atividade Física
Exercício
title_short Atividade física para portadores de asma
title_full Atividade física para portadores de asma
title_fullStr Atividade física para portadores de asma
title_full_unstemmed Atividade física para portadores de asma
title_sort Atividade física para portadores de asma
author Krebs, Ruy Jornada
author_facet Krebs, Ruy Jornada
Betio, Jane
Van Keulen, Guilherme Eugênio
author_role author
author2 Betio, Jane
Van Keulen, Guilherme Eugênio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krebs, Ruy Jornada
Betio, Jane
Van Keulen, Guilherme Eugênio
dc.subject.por.fl_str_mv Asma
Atividade Física
Exercício
topic Asma
Atividade Física
Exercício
description A asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. Sua manifestação clínica é marcada por episódios recorrentes de sibilância, dispnéia (falta de ar), aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã ao despertar. A doença resulta de uma interação entre genética, exposição ambiental e outros fatores específicos que levam ao desenvolvimento e à manutenção dos sintomas (IV DIRETIZES BRASILEIRAS PARA O MANEJO DA ASMA). A asma é considerada um problema de saúde mundial sendo estimado que 300 milhões de pessoas sejam afetadas pela doença. É, também, um dos principais problemas de saúde na infância e adolescência, sendo causa relevante de queda no rendimento e absenteísmo escolar. A prevalência global da asma varia de 1% a 18% da população em diferentes países. Um importante estudo multicêntrico (International Study for Asthma and Allergies in Childhood – ISAAC) apontou ser a prevalência média mundial de asma de 11,6% entre escolares (seis e sete anos), e entre os adolescentes (treze e catorze anos) a prevalência mundial média foi de 13,7%.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/549
10.17058/cinergis.v8i2.549
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/549
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v8i2.549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/549/1029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 8 n. 2 (2007)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1787894874726465536