Níveis de atividade física em dois modelos de aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Vanilson Batista
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gaya, Adroaldo, Moreira, Rodrigo, Gaya, Anelise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/6612
Resumo: Objetivo: comparar os níveis de atividade física de escolares, através de dois modelos de aulas de Educação Física no ensino fundamental. Método: o presente estudo se caracteriza como uma pesquisa avaliativa somativa. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos de forma conveniente, totalizando 15 casos, sendo 7 do sexo masculino. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados referentes à atividade física foram pedômetros. A Educação Física foi observada em duas aulas e descrita no que se refere às atividades desenvolvidas. Resultados: a aula fundamentada na aprendizagem das habilidades motoras do handebol e do basquete, em conjunto com gestos utilizados no voleibol, comparativamente a aula dois, fundamentada nas atividades de circuito com habilidades motoras dos esportes citados e grande jogo de handebol adaptado, apresentou um número médio de passos inferior (aula 1: 32,72±7,84 vs. aula 2: 58,05±13,34; p
id UNISC-1_250774a19f29151eb5af443d5624913b
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/6612
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Níveis de atividade física em dois modelos de aulas de Educação FísicaHabilidades motorasSaúdeAdolescentes.Objetivo: comparar os níveis de atividade física de escolares, através de dois modelos de aulas de Educação Física no ensino fundamental. Método: o presente estudo se caracteriza como uma pesquisa avaliativa somativa. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos de forma conveniente, totalizando 15 casos, sendo 7 do sexo masculino. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados referentes à atividade física foram pedômetros. A Educação Física foi observada em duas aulas e descrita no que se refere às atividades desenvolvidas. Resultados: a aula fundamentada na aprendizagem das habilidades motoras do handebol e do basquete, em conjunto com gestos utilizados no voleibol, comparativamente a aula dois, fundamentada nas atividades de circuito com habilidades motoras dos esportes citados e grande jogo de handebol adaptado, apresentou um número médio de passos inferior (aula 1: 32,72±7,84 vs. aula 2: 58,05±13,34; pUniversidade de Santa Cruz do Sul2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/661210.17058/cinergis.v16i4.6612Cinergis; v. 16 n. 4 (2015)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/6612/4623Lemes, Vanilson BatistaGaya, AdroaldoMoreira, RodrigoGaya, Aneliseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-24T16:55:35Zoai:ojs.online.unisc.br:article/6612Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergishttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2016-06-24T16:55:35Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Níveis de atividade física em dois modelos de aulas de Educação Física
title Níveis de atividade física em dois modelos de aulas de Educação Física
spellingShingle Níveis de atividade física em dois modelos de aulas de Educação Física
Lemes, Vanilson Batista
Habilidades motoras
Saúde
Adolescentes.
title_short Níveis de atividade física em dois modelos de aulas de Educação Física
title_full Níveis de atividade física em dois modelos de aulas de Educação Física
title_fullStr Níveis de atividade física em dois modelos de aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Níveis de atividade física em dois modelos de aulas de Educação Física
title_sort Níveis de atividade física em dois modelos de aulas de Educação Física
author Lemes, Vanilson Batista
author_facet Lemes, Vanilson Batista
Gaya, Adroaldo
Moreira, Rodrigo
Gaya, Anelise
author_role author
author2 Gaya, Adroaldo
Moreira, Rodrigo
Gaya, Anelise
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Vanilson Batista
Gaya, Adroaldo
Moreira, Rodrigo
Gaya, Anelise
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades motoras
Saúde
Adolescentes.
topic Habilidades motoras
Saúde
Adolescentes.
description Objetivo: comparar os níveis de atividade física de escolares, através de dois modelos de aulas de Educação Física no ensino fundamental. Método: o presente estudo se caracteriza como uma pesquisa avaliativa somativa. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos de forma conveniente, totalizando 15 casos, sendo 7 do sexo masculino. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados referentes à atividade física foram pedômetros. A Educação Física foi observada em duas aulas e descrita no que se refere às atividades desenvolvidas. Resultados: a aula fundamentada na aprendizagem das habilidades motoras do handebol e do basquete, em conjunto com gestos utilizados no voleibol, comparativamente a aula dois, fundamentada nas atividades de circuito com habilidades motoras dos esportes citados e grande jogo de handebol adaptado, apresentou um número médio de passos inferior (aula 1: 32,72±7,84 vs. aula 2: 58,05±13,34; p
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/6612
10.17058/cinergis.v16i4.6612
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/6612
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v16i4.6612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/6612/4623
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 16 n. 4 (2015)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1800219533627097088