Percepção da qualidade de vida e níveis de atividade física em acadêmicos de Educação Física de uma instituição privada na cidade de Fortaleza
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cinergis (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/6110 |
Resumo: | O estilo de vida dos estudantes universitários envolvem comportamentos que podem comprometer tanto a saúde como a qualidade de vida (QV). Objetivo: verificar a percepção da QV, níveis de atividade física e variáveis antropométricas em graduandos do curso de Educação Física em uma instituição privado na cidade de Fortaleza, Ceará. Método: foram selecionados 122 acadêmicos de ambos os gêneros, este valor referente a 31% do total de matriculados em 2014.2, noite. Utilizou-se como métodos WHOQOL-abreviado para QV, o Questionário Internacional de Atividades Físicas-curto, para os níveis de atividade física e a relação cintura/pescoço e cintura/quadril para as variáveis antropométricas. Resultados: as médias do questionário WHOQOL-abreviado atingiram posição satisfatória, com média para o domínio físico= 27,3±3,6, psicológico= 23,4±2,9 e as relações sociais de 11,8±2,1, já o domínio meio ambiente demostrou perfil mais baixo, com média de 25,8±4,4. O nível de atividades físicas apresentou 6 alunos (4%) como sedentários, 60 (49%) como ativos e 56 (45%) como muito ativos. As medidas antropométricas analisadas não demostraram dados significantes (p=0,91). Considerações finais: observa-se que há uma mudança dos domínios avaliados no decorrer dos semestres, provavelmente em virtude das mudanças laborais que ocorrem com o avançar do curso. Os níveis de atividade física foram satisfatórios associados aos padrões antropométricos reduzidos. Foram encontrados bons resultados em relação aos domínios físicos, psicológico, e relações sociais, indicando boa qualidade de vida, o domínio ambiental apresentou menor numero de escores, bons níveis de atividade física foram encontrados nos alunos, classificando como ativos ou muito ativos. |
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