Relação entre idade e variação da flexibilidade de bailarinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Aline Huber
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Badaró, Ana Fátima Viero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/547
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar se o comportamento da flexibilidade, após 8 semanas de aplicação da técnica de alongamento por Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva em bailarinas, tem relação com suas idades. A amostra foi obtida de forma intencional, composta por 11 bailarinas na faixa etária de 13 a 16 anos. Realizou-se avaliação da flexibilidade angular dos movimentos de flexão (com o joelho estendido), abdução e rotação externa do quadril através da goniometria e da flexibilidade linear com a Caixa de Sentar e Alcançar de Wells, antes e após o período experimental de oito semanas, com duas intervenções semanais, utilizando a técnica de FNP. Para análise, usou-se estatística descritiva, teste t e correlação linear de Pearson. Adotou-se significância de 5%. Somente a variação da rotação externa e da Caixa de Sentar e Alcançar, durante o período experimental, apresentaram correlação estatisticamente significativa com a idade das bailarinas, porém, essa correlação ainda assim foi bastante fraca. Pode-se perceber que praticamente não houve relação entre a variação da flexibilidade com a idade da amostra.
id UNISC-1_499e8b1225a47bc7fabb4270571cdef4
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/547
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Relação entre idade e variação da flexibilidade de bailarinasFlexibilidadeIdadeBailarinasFNP.O objetivo deste estudo foi verificar se o comportamento da flexibilidade, após 8 semanas de aplicação da técnica de alongamento por Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva em bailarinas, tem relação com suas idades. A amostra foi obtida de forma intencional, composta por 11 bailarinas na faixa etária de 13 a 16 anos. Realizou-se avaliação da flexibilidade angular dos movimentos de flexão (com o joelho estendido), abdução e rotação externa do quadril através da goniometria e da flexibilidade linear com a Caixa de Sentar e Alcançar de Wells, antes e após o período experimental de oito semanas, com duas intervenções semanais, utilizando a técnica de FNP. Para análise, usou-se estatística descritiva, teste t e correlação linear de Pearson. Adotou-se significância de 5%. Somente a variação da rotação externa e da Caixa de Sentar e Alcançar, durante o período experimental, apresentaram correlação estatisticamente significativa com a idade das bailarinas, porém, essa correlação ainda assim foi bastante fraca. Pode-se perceber que praticamente não houve relação entre a variação da flexibilidade com a idade da amostra.Universidade de Santa Cruz do Sul2008-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/54710.17058/cinergis.v8i1.547Cinergis; v. 8 n. 1 (2007)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/547/1027da Silva, Aline HuberBadaró, Ana Fátima Vieroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:19Zoai:ojs.online.unisc.br:article/547Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergishttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-05-27T15:00:19Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre idade e variação da flexibilidade de bailarinas
title Relação entre idade e variação da flexibilidade de bailarinas
spellingShingle Relação entre idade e variação da flexibilidade de bailarinas
da Silva, Aline Huber
Flexibilidade
Idade
Bailarinas
FNP.
title_short Relação entre idade e variação da flexibilidade de bailarinas
title_full Relação entre idade e variação da flexibilidade de bailarinas
title_fullStr Relação entre idade e variação da flexibilidade de bailarinas
title_full_unstemmed Relação entre idade e variação da flexibilidade de bailarinas
title_sort Relação entre idade e variação da flexibilidade de bailarinas
author da Silva, Aline Huber
author_facet da Silva, Aline Huber
Badaró, Ana Fátima Viero
author_role author
author2 Badaró, Ana Fátima Viero
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Aline Huber
Badaró, Ana Fátima Viero
dc.subject.por.fl_str_mv Flexibilidade
Idade
Bailarinas
FNP.
topic Flexibilidade
Idade
Bailarinas
FNP.
description O objetivo deste estudo foi verificar se o comportamento da flexibilidade, após 8 semanas de aplicação da técnica de alongamento por Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva em bailarinas, tem relação com suas idades. A amostra foi obtida de forma intencional, composta por 11 bailarinas na faixa etária de 13 a 16 anos. Realizou-se avaliação da flexibilidade angular dos movimentos de flexão (com o joelho estendido), abdução e rotação externa do quadril através da goniometria e da flexibilidade linear com a Caixa de Sentar e Alcançar de Wells, antes e após o período experimental de oito semanas, com duas intervenções semanais, utilizando a técnica de FNP. Para análise, usou-se estatística descritiva, teste t e correlação linear de Pearson. Adotou-se significância de 5%. Somente a variação da rotação externa e da Caixa de Sentar e Alcançar, durante o período experimental, apresentaram correlação estatisticamente significativa com a idade das bailarinas, porém, essa correlação ainda assim foi bastante fraca. Pode-se perceber que praticamente não houve relação entre a variação da flexibilidade com a idade da amostra.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/547
10.17058/cinergis.v8i1.547
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/547
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v8i1.547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/547/1027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 8 n. 1 (2007)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1800219532650872832