Avaliação fisioterápica em pacientes pós cirurgia de câncer de mama em Joinville/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro, Adriana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Torres, Rosenilda, Roeder, Ivana, Araujo, Alisson Guimbala dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1612
Resumo: O câncer de mama é uma neoplasia maligna e também a principal causa morte entre as mulheres. Com o aparecimento do câncer (CA) de mama surgem diversas alterações na vida das mulheres acometidas, principalmente após a cirurgia, elas passam a ter uma nova realidade corporal, pois ocorrem alterações importantes em nível anatômico, fisiológico e funcional. O objetivo do presente trabalho foi identificar as alterações, seqüelas, limitações e complicações através de avaliações fisioterápicas em indivíduos que foram submetidos a cirurgias de CA de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Joinville/SC no período de 2007 a 2010. Foram avaliadas 36 mulheres acometidas pelo CA de mama e submetidas à cirurgia. Os dados foram obtidos por entrevistas, exame físico e revisão de prontuários fornecidos pelo Hospital Municipal São José de Joinville/SC. Dos resultados encontrados 88,9% apresentou o carcinoma ductal invasivo, a mastectomia radial modificada com 33,4%, a hipoestesia foi à maior alteração de sensibilidade encontrada, também foi diagnosticado restrição na amplitude de movimento, presença de edema, linfedema, fibrose e aderência, a atividade funcional de maior dificuldade em realizar foi de carregar sacolas. Apesar da gravidade que a lesão neoplásica representa e das complicações apresentadas foi encontrado índice maior de normalidade em relação às complicações e alterações no pós-cirúrgico. Acredita-se que esta normalidade foi atribuída a orientações recebidas pela equipe médica, em realizar após a cirurgia algum tipo de exercício físico ou fisioterapia para acelerar seu retorno as atividades funcionais, melhorando a qualidade de vida e evitando assim suas complicações.
id UNISC-1_79ee508faa7ecc48efccdefc884c9fad
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/1612
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação fisioterápica em pacientes pós cirurgia de câncer de mama em Joinville/SCCarcinoma Cuctal InvasivoNeoplasia de MamaMastectomia.O câncer de mama é uma neoplasia maligna e também a principal causa morte entre as mulheres. Com o aparecimento do câncer (CA) de mama surgem diversas alterações na vida das mulheres acometidas, principalmente após a cirurgia, elas passam a ter uma nova realidade corporal, pois ocorrem alterações importantes em nível anatômico, fisiológico e funcional. O objetivo do presente trabalho foi identificar as alterações, seqüelas, limitações e complicações através de avaliações fisioterápicas em indivíduos que foram submetidos a cirurgias de CA de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Joinville/SC no período de 2007 a 2010. Foram avaliadas 36 mulheres acometidas pelo CA de mama e submetidas à cirurgia. Os dados foram obtidos por entrevistas, exame físico e revisão de prontuários fornecidos pelo Hospital Municipal São José de Joinville/SC. Dos resultados encontrados 88,9% apresentou o carcinoma ductal invasivo, a mastectomia radial modificada com 33,4%, a hipoestesia foi à maior alteração de sensibilidade encontrada, também foi diagnosticado restrição na amplitude de movimento, presença de edema, linfedema, fibrose e aderência, a atividade funcional de maior dificuldade em realizar foi de carregar sacolas. Apesar da gravidade que a lesão neoplásica representa e das complicações apresentadas foi encontrado índice maior de normalidade em relação às complicações e alterações no pós-cirúrgico. Acredita-se que esta normalidade foi atribuída a orientações recebidas pela equipe médica, em realizar após a cirurgia algum tipo de exercício físico ou fisioterapia para acelerar seu retorno as atividades funcionais, melhorando a qualidade de vida e evitando assim suas complicações.Universidade de Santa Cruz do Sul2011-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/161210.17058/cinergis.v11i1.1612Cinergis; v. 11 n. 1 (2010)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1612/1547Teodoro, AdrianaTorres, RosenildaRoeder, IvanaAraujo, Alisson Guimbala dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T16:14:01Zoai:ojs.online.unisc.br:article/1612Revistahttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergisPUBhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-09-04T16:14:01Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação fisioterápica em pacientes pós cirurgia de câncer de mama em Joinville/SC
title Avaliação fisioterápica em pacientes pós cirurgia de câncer de mama em Joinville/SC
spellingShingle Avaliação fisioterápica em pacientes pós cirurgia de câncer de mama em Joinville/SC
Teodoro, Adriana
Carcinoma Cuctal Invasivo
Neoplasia de Mama
Mastectomia.
title_short Avaliação fisioterápica em pacientes pós cirurgia de câncer de mama em Joinville/SC
title_full Avaliação fisioterápica em pacientes pós cirurgia de câncer de mama em Joinville/SC
title_fullStr Avaliação fisioterápica em pacientes pós cirurgia de câncer de mama em Joinville/SC
title_full_unstemmed Avaliação fisioterápica em pacientes pós cirurgia de câncer de mama em Joinville/SC
title_sort Avaliação fisioterápica em pacientes pós cirurgia de câncer de mama em Joinville/SC
author Teodoro, Adriana
author_facet Teodoro, Adriana
Torres, Rosenilda
Roeder, Ivana
Araujo, Alisson Guimbala dos Santos
author_role author
author2 Torres, Rosenilda
Roeder, Ivana
Araujo, Alisson Guimbala dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro, Adriana
Torres, Rosenilda
Roeder, Ivana
Araujo, Alisson Guimbala dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Carcinoma Cuctal Invasivo
Neoplasia de Mama
Mastectomia.
topic Carcinoma Cuctal Invasivo
Neoplasia de Mama
Mastectomia.
description O câncer de mama é uma neoplasia maligna e também a principal causa morte entre as mulheres. Com o aparecimento do câncer (CA) de mama surgem diversas alterações na vida das mulheres acometidas, principalmente após a cirurgia, elas passam a ter uma nova realidade corporal, pois ocorrem alterações importantes em nível anatômico, fisiológico e funcional. O objetivo do presente trabalho foi identificar as alterações, seqüelas, limitações e complicações através de avaliações fisioterápicas em indivíduos que foram submetidos a cirurgias de CA de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Joinville/SC no período de 2007 a 2010. Foram avaliadas 36 mulheres acometidas pelo CA de mama e submetidas à cirurgia. Os dados foram obtidos por entrevistas, exame físico e revisão de prontuários fornecidos pelo Hospital Municipal São José de Joinville/SC. Dos resultados encontrados 88,9% apresentou o carcinoma ductal invasivo, a mastectomia radial modificada com 33,4%, a hipoestesia foi à maior alteração de sensibilidade encontrada, também foi diagnosticado restrição na amplitude de movimento, presença de edema, linfedema, fibrose e aderência, a atividade funcional de maior dificuldade em realizar foi de carregar sacolas. Apesar da gravidade que a lesão neoplásica representa e das complicações apresentadas foi encontrado índice maior de normalidade em relação às complicações e alterações no pós-cirúrgico. Acredita-se que esta normalidade foi atribuída a orientações recebidas pela equipe médica, em realizar após a cirurgia algum tipo de exercício físico ou fisioterapia para acelerar seu retorno as atividades funcionais, melhorando a qualidade de vida e evitando assim suas complicações.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1612
10.17058/cinergis.v11i1.1612
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1612
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v11i1.1612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1612/1547
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 11 n. 1 (2010)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1809283472420765696